REPOSITORIO PUCSP Teses e Dissertações dos Programas de Pós-Graduação da PUC-SP Programa de Pós-Graduação em Educação: Currículo
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/27825
Tipo: Dissertação
Título: Hipertexto: um novo ressignificado da prática pedagógica
Autor(es): Camargo, Cláudia Coelho Hardagh
Primeiro Orientador: Almeida, Maria Elizabeth Bianconcini Trindade Morato Pinto de
Resumo: O presente estudo tem o propósito de analisar o uso das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) na prática escolar, especificamente a construção de hipertexto como parte do processo de aprendizagem de alunos de Ensino Médio e suas respectivas conseqüências no desenvolvimento cognitivo dos alunos. Para tanto, investigo a utilização da tecnologia durante as aulas de História, nos anos 2001 e 2002. A relevância desta dissertação _está estreitamente ligada à importância do uso de Novas Tecnologias de Informação e Comunicação na Educação, e as novas possibilidades pedagógicas exigidas na sociedade de informação. A base teórica utilizada para a investigação está ancorada em duas linhas: a visão complexa da educação de Edgar Morin, e a visão pautada na ecologia cognitiva de Pierry Lévy. A partir destes dois eixos, passei a analisar as ações e produções dos alunos para identificar as características hipertextuais estudadas por Lévy e como essas características estão presentes no pensamento de Morin, indicando a necessidade de religar as disciplinas e inovar a aprendizagem. Os resultados da analise evidenciaram as especificidades do meio digital - hipermidiático e hipertextual - na construção de conhecimento, potencializando habilidades e competências relevantes para a sociedade da informação e conhecimento, como autonomia, criatividade, reflexão e colaboração. Entretanto, durante a investigação ficou constatado que todas as possibilidades de reforma, na perspectiva de Edgar Morin, na prática docente não dependem exclusivamente da infraestrutura oferecida pela escola, mas sim de profissionais dispostos a mudar sua visão de educação, contextualizando suas ações e redimensionando o papel de educador como transmissor de informação para mediador na construção do conhecimento individual e coletivo na escola
Abstract: The present study has the purpose to analyze the use of the Technologies of Information and Communication (TIC) at the scholastic practice, specifically the construction of hypertext as part of the learning process as well as its respective consequences in the students' cognitive development. To ·do so, I researched the use of the technology during History classes in 2001 and in 2002. The relevance of this thesis is narrowly linked to the importance of the use of the New Technologies of Information and Communication to the Education, and the new pedagogical possibilities demanded in the information society. The theoretical basis used for this study is anchored in two lines: the complex theory of the education by Edgar Morin, and the (regular I methodical) 3 vision in the cognitive ecology by Pierry Lévy. From these two lines, I started analyzing the students' actions and productions to identify the hypertextual characteristics studied by Levy and how these characteristics are present in Morin's thoughts, pointing out the necessity to connect the subjects and to renew the learning process. The analysis results evinced the particularities of the digital environment - hypermedia and hypertexto - in the construction of knowledge, empowering abilities and relevant competencies to the information society and knowledge, for instance: autonomy, creativity, reflection and cooperation. However, during the study it was ascertained that all the possibilities to renew, in the perspective the Edgard Morin, the teaching practice do no depend on the infra-structure offered by the school, but they depend on willing professionals to change their educational view, contextualizing their actions and redirecting the educator's role from and information controller to an individual and collective mediator of the school knowledge construction
Palavras-chave: Sistema hipertexto
Tecnologia da informação
Prática de ensino
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::CURRICULO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da Instituição: PUC-SP
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Educação
metadata.dc.publisher.program: Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Currículo
Citação: Camargo, Cláudia Coelho Hardagh. Hipertexto: um novo ressignificado da prática pedagógica. 2003. Dissertação (Mestrado em Educação: Currículo) - Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Currículo da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2003.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/27825
Data do documento: 1-Dez-2003
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Educação: Currículo

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CLAUDIA COELHO HARDAGH CAMARGO.pdf11,24 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.