REPOSITORIO PUCSP Trabalho de Conclusão de Curso - TCC Graduação em Psicologia
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/27723
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Padrões de beleza e sua influência na infância: uma análise do filme "Pequena Miss Sunshine"
Autor(es): Bueno, Isadora Ribeiro
Primeiro Orientador: Hime, Flavia Arantes
Resumo: A cultura do belo atravessa a contemporaneidade e impõe rotinas de cuidados a todas as idades, e tendo como desejo maior a permanência da juventude. Somos atravessados por maneiras ideais de ser, e buscamos por corpos normatizados, ao internalizar padrões estabelecidos pela mídia. A mídia influencia na construção de identidades e valores sociais que elaboram nossa forma de pensar, agir e sentir. Ao falar de construção de identidade, falamos de infância, que é a raiz desse processo, e que sofre inúmeras transformações, nos possibilitando refletir sobre subjetividades produzidas. O aprofundamento no tema se faz necessário em função das problemáticas existentes, uma vez que o corpo, em função das pressões que sofre de acordo com cada cultura, se entrega aos procedimentos que visam aperfeiçoar e atualizar sua aparência. O objetivo do trabalho é compreender os possíveis impactos desse cenário para as crianças, em especial as meninas, além de pesquisar os efeitos da cultura da beleza na construção da feminilidade para que dados possam ser gerados para embasar intervenções nos vários âmbitos da Psicologia. Trata-se de uma pesquisa qualitativa teórica, tendo como objeto de estudo o filme “Pequena Miss Sunshine”, em que se evidencia a pressão sofrida na infância para se adequar ao padrão. Concluímos que a mídia, em seus vários veículos como a TV, revistas, cinema, redes sociais, entre outros, exerce uma forte pressão social a fim de garantir a manutenção dos estilos de vida que devem ser escolhidos. Constatamos uma adultização e sexualização precoces nas meninas, e observamos o poder de influência da família, que pode atuar como perpetuadora desses padrões que oprimem as mulheres desde a infância ou, por outro lado, fornecer o suporte para que as meninas possam se contrapor a eles
Palavras-chave: Beleza
Padrões
Meninas
Infância
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da Instituição: PUC-SP
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Ciências Humanas e da Saúde
metadata.dc.publisher.program: Graduação em Psicologia
Citação: Bueno, Isadora Ribeiro. Padrões de beleza e sua influência na infância: uma análise do filme "Pequena Miss Sunshine". 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Faculdade de Ciências Humanas e da Saúde da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2022.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/27723
Data do documento: 18-Jun-2022
Aparece nas coleções:Graduação em Psicologia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Isadora Ribeiro Bueno_Isadora Ribeiro Buen.pdf516,43 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.