REPOSITORIO PUCSP Monografias Lato Sensu (Especialização e MBA) Monografias Lato Sensu (em Processamento)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/27508
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorViana, Mariana Januzzi
dc.contributor.advisor1Vieira, Maria Celina Teixeira
dc.date.accessioned2022-08-30T12:34:27Z-
dc.date.available2022-08-30T12:34:27Z-
dc.date.issued2016-06-24
dc.identifier.citationViana, Mariana Januzzi. Contribuições do orientador educacional no contexto escolar de estudantes do Ensino Médio. 2016. Monografia de Especialização (Especialização em Gestão Educacional e Escolar) - Faculdade de Educação da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2016.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/27508-
dc.description.resumoO objetivo deste estudo é analisar as contribuições do Orientador Educacional no contexto escolar de estudantes adolescentes do Ensino Médio. A metodologia de pesquisa utilizada foi a bibliográfica, a partir de análise teórica e reflexiva à luz do trabalho desenvolvido pelo Orientador Educacional com estudantes adolescentes. Os fundamentos teóricos referem-se principalmente a produções contemporâneas na área da Orientação Educacional. Pretende-se com este trabalho reconhecer e apresentar as características do processo de orientação educacional e explicitar como ele pode contribuir na formação social e acadêmica de estudantes adolescentes. Para tanto, são analisados os propósitos da função e da ação do Orientador Educacional, as características dos adolescentes na faixa etária pesquisada e suas relações com família, escola e escolha profissional. Por fim, apresentam-se as colaborações geradas pelo trabalho da Orientação ao contexto escolar. Espera-se que este trabalho possa contribuir para uma análise e reflexão crítica sobre a importância deste profissional para a educação. Espera-se também que desperte, em todos os educadores, o compromisso por uma ação dedicada à formação dos alunos, sujeitos em processo constante de transformação, a fim de torná-los cidadãos críticos, responsáveis e conscientes de seu papel na sociedadept_BR
dc.description.abstractThe aim of this study is to analyze the contributions of Educational Guidance in the school context of high school students. The research methodology used was bibliographic review based on theoretical and reflective analysis in face to the work developed by the Educational Guidance with teenager students. The theoretical foundations mainly refer to contemporary productions in Educational Guidance. The point of this work is to recognize and present the characteristics of the educational guidance process and explain how I can contribute to the social and academic education of adolescent students. Therefore, the purpose of the role and action of the Educational Guidance, the characteristics of teenagers in the studied age group and their relationships with family, school and career choice are analyzed. Finally, it presents the contributions obtained by the Orientation’s work to the school context. It is hoped that this work can contribute to analysis and critical reflection on the importance of this professional for education. It is also expected to incite all educators, committed to an action dedicated to the development of the students, which are individuals in constant transformation process, in order to make then critical citizens, responsible and aware of their role in societyen_US
dc.languageporpt_BR
dc.publisherPontifícia Universidade Católica de São Paulopt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsPUC-SPpt_BR
dc.publisher.programEspecialização em Gestão Educacional e Escolarpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectOrientador educacionalpt_BR
dc.subjectOrientaçãopt_BR
dc.subjectAdolescênciapt_BR
dc.subjectFamíliapt_BR
dc.subjectAlunopt_BR
dc.subjectEducational guidanceen_US
dc.subjectOrientationen_US
dc.subjectAdolescenceen_US
dc.subjectFamilyen_US
dc.subjectStudenten_US
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ADMINISTRACAO EDUCACIONALpt_BR
dc.titleContribuições do orientador educacional no contexto escolar de estudantes do Ensino Médiopt_BR
dc.typeMonografia de Especializaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Monografias Lato Sensu (em Processamento)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MARIANA JANUZZI VIANA.pdf320,33 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.