Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/27508
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Viana, Mariana Januzzi | |
dc.contributor.advisor1 | Vieira, Maria Celina Teixeira | |
dc.date.accessioned | 2022-08-30T12:34:27Z | - |
dc.date.available | 2022-08-30T12:34:27Z | - |
dc.date.issued | 2016-06-24 | |
dc.identifier.citation | Viana, Mariana Januzzi. Contribuições do orientador educacional no contexto escolar de estudantes do Ensino Médio. 2016. Monografia de Especialização (Especialização em Gestão Educacional e Escolar) - Faculdade de Educação da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2016. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/27508 | - |
dc.description.resumo | O objetivo deste estudo é analisar as contribuições do Orientador Educacional no contexto escolar de estudantes adolescentes do Ensino Médio. A metodologia de pesquisa utilizada foi a bibliográfica, a partir de análise teórica e reflexiva à luz do trabalho desenvolvido pelo Orientador Educacional com estudantes adolescentes. Os fundamentos teóricos referem-se principalmente a produções contemporâneas na área da Orientação Educacional. Pretende-se com este trabalho reconhecer e apresentar as características do processo de orientação educacional e explicitar como ele pode contribuir na formação social e acadêmica de estudantes adolescentes. Para tanto, são analisados os propósitos da função e da ação do Orientador Educacional, as características dos adolescentes na faixa etária pesquisada e suas relações com família, escola e escolha profissional. Por fim, apresentam-se as colaborações geradas pelo trabalho da Orientação ao contexto escolar. Espera-se que este trabalho possa contribuir para uma análise e reflexão crítica sobre a importância deste profissional para a educação. Espera-se também que desperte, em todos os educadores, o compromisso por uma ação dedicada à formação dos alunos, sujeitos em processo constante de transformação, a fim de torná-los cidadãos críticos, responsáveis e conscientes de seu papel na sociedade | pt_BR |
dc.description.abstract | The aim of this study is to analyze the contributions of Educational Guidance in the school context of high school students. The research methodology used was bibliographic review based on theoretical and reflective analysis in face to the work developed by the Educational Guidance with teenager students. The theoretical foundations mainly refer to contemporary productions in Educational Guidance. The point of this work is to recognize and present the characteristics of the educational guidance process and explain how I can contribute to the social and academic education of adolescent students. Therefore, the purpose of the role and action of the Educational Guidance, the characteristics of teenagers in the studied age group and their relationships with family, school and career choice are analyzed. Finally, it presents the contributions obtained by the Orientation’s work to the school context. It is hoped that this work can contribute to analysis and critical reflection on the importance of this professional for education. It is also expected to incite all educators, committed to an action dedicated to the development of the students, which are individuals in constant transformation process, in order to make then critical citizens, responsible and aware of their role in society | en_US |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Pontifícia Universidade Católica de São Paulo | pt_BR |
dc.publisher.department | Faculdade de Educação | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.initials | PUC-SP | pt_BR |
dc.publisher.program | Especialização em Gestão Educacional e Escolar | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Orientador educacional | pt_BR |
dc.subject | Orientação | pt_BR |
dc.subject | Adolescência | pt_BR |
dc.subject | Família | pt_BR |
dc.subject | Aluno | pt_BR |
dc.subject | Educational guidance | en_US |
dc.subject | Orientation | en_US |
dc.subject | Adolescence | en_US |
dc.subject | Family | en_US |
dc.subject | Student | en_US |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ADMINISTRACAO EDUCACIONAL | pt_BR |
dc.title | Contribuições do orientador educacional no contexto escolar de estudantes do Ensino Médio | pt_BR |
dc.type | Monografia de Especialização | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Monografias Lato Sensu (em Processamento) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
MARIANA JANUZZI VIANA.pdf | 320,33 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.