Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/27454
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | França, Marina Longhi de | - |
dc.contributor.advisor1 | Silva, Sonia Aparecida Ignacio | - |
dc.date.accessioned | 2022-08-30T12:34:07Z | - |
dc.date.available | 2022-08-30T12:34:07Z | - |
dc.date.issued | 2016-12-05 | - |
dc.identifier.citation | França, Marina Longhi de. Da fábrica para a escola: trabalho, luta de classes e educação. 2016. Monografia de Especialização (Especialização em Fundamentos de uma Educação para o Pensar) - Faculdade de Educação da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2016. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/27454 | - |
dc.description.resumo | O presente trabalho consiste na pesquisa apresentada como trabalho de conclusão de curso da Especialização em Educação para o Pensar, COGEAE – PUC/SP, realizada durante os anos de 2014, 2015 e 2016. Essa pesquisa teve como objeto de estudo as transformações nos projetos nacionais de educação brasileira que culminaram na MP 746 e na PEC 55, buscando entender como as transformações no mundo do trabalho acabaram por gerar transformações na escola pública enquanto instituição. Tendo como referencial teórico o materialismo histórico foi realizado um trabalho de revisão bibliográfica que me permitiu entender a relação dialética entre as esferas da estrutura e superestrutura. O presente trabalho está organizado da seguinte maneira: no primeiro capítulo, a proposta foi fazer a retomada da categoria trabalho como ontologia do ser social. No segundo capítulo, há uma breve retomada do processo pelo qual a burguesia se consolidou como classe dominante e a forma como surgiu a instituição escolar moderna. No terceiro capítulo, falo sobre a construção da educação pública brasileira e atual situação da educação nacional relacionada com o presente momento de luta de classes. A necessidade concreta de tal debate dentro da educação foi comprovada pelas lutas sociais realizadas pelos educadores e pelos estudantes, em especial os secundaristas, durante os anos de 2015 e 2016 | pt_BR |
dc.description.abstract | The present work is the research presented as a course conclusion paper of the Especialização em fundamentos de uma educação para o pensar, COGEAE - PUC / SP, carried out during the years of 2014, 2015 and 2016. This research aims to study the transformations of Brazilian ́s educational projects that led to the MP 746 and the PEC 55. The main goal of this paper is to understand how transformations in work organization create transformations in the public school. Having as methodological reference the historical materialism, it was carried out a work of bibliographical revision that allowed me to understand the dialectical relation between the sphere of the structure and superstructure. The present work is as follows: in the first chapter I propose to make the resumption of the category work as ontology of the social being. In the second chapter, there is a brief resumption of the process by which the bourgeoisie consolidated itself as the ruling class and the way the modern school institution emerged. The third chapter is about the construction of Brazilian public education and the current situation of national education related to the current moment of class struggle. The concrete need for such a debate within education has been substantiated by the social struggles carried out by educators and students, especially secondary school students, during the years 2015 and 2016 | en_US |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Pontifícia Universidade Católica de São Paulo | pt_BR |
dc.publisher.department | Faculdade de Educação | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.initials | PUC-SP | pt_BR |
dc.publisher.program | Especialização em Fundamentos de uma Educação para o Pensar | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Educação | pt_BR |
dc.subject | luta de classes | pt_BR |
dc.subject | Marxismo | pt_BR |
dc.subject | Trabalho | pt_BR |
dc.subject | Education | en_US |
dc.subject | Class struggle | en_US |
dc.subject | Marxism | en_US |
dc.subject | Work | en_US |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO | pt_BR |
dc.title | Da fábrica para a escola: trabalho, luta de classes e educação | pt_BR |
dc.type | Monografia de Especialização | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Monografias Lato Sensu (em Processamento) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
MARINA LONGHI DE FRANÇA.pdf | 347,91 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.