Use este identificador para citar ou linkar para este item:
                
    
    https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/26827| Tipo: | Monografia de Especialização | 
| Título: | Videoclipes de filmes e a motivação para a aprendizagem de língua inglesa: uma experiência com alunos do 8º ano de uma escola pública | 
| Autor(es): | Ikuno, Leila Seimi Ikuno | 
| Primeiro Orientador: | Duarte, Vera Lucia Cabrera | 
| Resumo: | Este trabalho tem como objetivo investigar a contribuição de uma proposta didática que usa o videoclipe de filmes em língua inglesa para a motivação à aprendizagem de Língua Inglesa como língua adicional, com foco nos alunos do Ensino Fundamental II. O referencial teórico que embasa este estudo apoia-se nos conceitos da Teoria Humanista: a Aprendizagem Significativa e a Aprendizagem Centrada no Aluno, de Carl Rogers (1972), psicólogo Norte Americano. No que diz respeito à motivação, este trabalho baseia-se nos conceitos de Gardner R.C. (2010) sobre a motivação e a aquisição da língua adicional. Quanto ao uso do audiovisual, essa pesquisa é embasada por Barbero, J.M. (2014) e seus conceitos sobre a Comunicação na Educação. Este estudo está inserido na abordagem da pesquisa interpretativa, com a utilização de Estudo de Caso, seguindo a linha de Yin, K.R (2015), e foi concretizado por meio de rodas de conversa, relatos dos alunos e notas de campo para a coleta de dados. Os resultados revelam que os alunos se sentem motivados para participarem das aulas de inglês que utiliza o videoclipe de filme, independente do tema do videoclipe, ou de ser apresentado no início ou término de um conteúdo novo. E ressalta a importância de um professor possuir uma atitude de empatia pelos alunos, para que possa escolher os temas dos videoclipes que mais se adequem aos seus interesses | 
| Palavras-chave: | Teorias da aprendizagem Motivação Videoclipe Língua Inglesa | 
| CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUAS ESTRANGEIRAS MODERNAS | 
| Idioma: | por | 
| País: | Brasil | 
| Editor: | Pontifícia Universidade Católica de São Paulo | 
| Sigla da Instituição: | PUC-SP | 
| metadata.dc.publisher.department: | Faculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e Artes | 
| metadata.dc.publisher.program: | Especialização em Práticas Reflexivas e Ensino-Aprendizagem de Inglês na Escola | 
| Tipo de Acesso: | Acesso Aberto | 
| URI: | https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/26827 | 
| Data do documento: | 20-Dez-2019 | 
| Aparece nas coleções: | Monografias Lato Sensu (em Processamento) | 
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| Leila Seimi Ikuno.pdf | 616,48 kB | Adobe PDF |  Visualizar/Abrir | 
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

