REPOSITORIO PUCSP Teses e Dissertações dos Programas de Pós-Graduação da PUC-SP Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Currículo
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/26563
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorMotta, Everson Luiz Oliveira-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0576942830975197pt_BR
dc.contributor.advisor1Almeida, Fernando José de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0130775836783181pt_BR
dc.date.accessioned2022-07-28T15:05:54Z-
dc.date.available2022-07-28T15:05:54Z-
dc.date.issued2022-06-06-
dc.identifier.citationMotta, Everson Luiz Oliveira. A EAD dança? corporalidade do digital. 2022. Tese (Doutorado em Educação: Currículo) - Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Currículo da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/26563-
dc.description.resumoEsta tese argumenta que a construção de conhecimento no Ensino da Dança aglutinou saberes a respeito do corpo, que são maduros o suficiente para poderem ser mediados pelo formato digital, ubíquo e a distância. Assim, ao buscar o sentido de vivência corporal, política e social da dança, evidencia-se o problema de desvalorização de seus profissionais e de sua má remuneração em todos os níveis do ensino e aprendizagem em dança, no tocante à formação e acessibilidade. A dança é vista por vários segmentos da sociedade como um forte agente de sedimentação da desvalorização de sua arte. A cadeia de políticas da União está em descompasso com as ações necessárias para alavancar um bem nacional e cultural e saber que dele se pode gerar renda, auxiliar pessoas e contribuir com o crescimento cultural nacional. Desse contexto nasce o objetivo deste trabalho que é analisar como o ensino da dança, no curso de licenciatura em Dança em EAD da UFBA, na estrutura educacional de seu currículo, está condizente com os propósitos de uma educação Onlife. Como metodologia, buscou-se na Cartografia uma possibilidade de produzir em cima dos dados já existentes e atualizar outros procedimentos em um processo contínuo de conhecimento e atualização da virtualidade. A partir da junção de rizomas, em um mapa aberto e conectável em todas as suas dimensões, desmontável, reversível, suscetível de receber modificações constantemente (DELEUZE; GUATTARI, 1995). Surge daí a necessidade de se observar as mudanças sociais da dança e na cultura (SANTAELLA, 2013 SANTANA, 2006; WOSNIAK, 2010). Usam-se os conceitos de técnicas e tecnologias num olhar filosófico de Vieira Pinto (2005) e do contexto do capitalismo de vigilância (ZUBOFF, 2021) e da formação de professores (ALMEIDA, 2021 TARDIF, 2014) e a fim de criar inéditos viáveis (FREIRE, 2013) em novas proposições curriculares. Além de um redesenho das atividades e dos valores da dança na contemporaneidade, o sentido da dança fica alterado para o seu ensino como legado para as novas gerações, pela criação de uma verdadeira indústria cultural que gere renda, valor e trabalho. Os dados demonstram que quase 50% dos discentes utilizam o Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), meio eficiente para a realização das tarefas a distância, além dos e-books, que lhes dão suporte, e os professores-tutores que se fazem relevantes no percurso acadêmico. Dados de uso de internet asseveram que, apesar das dificuldades, os futuros professores de dança conseguem ter acesso ao curso, além de vontade de entrar no mundo do trabalho, o que pode abrir portas aos novos professores. As plataformas conceituais do ensino das Artes/Dança na licenciatura em Dança na modalidade EAD da Universidade Federal da Bahia (UFBA) enriquecem o conceito do ensino de dança com as atividades mistas de atividades em EAD. Conclui-se que a dança como cultura e arte, neste espaço, é Onlife, multidisciplinar e cria novas formas de alcançar os mais longínquos lugares do estado da Bahia. A corporeidade que dança nos espaços diferenciados e com dificuldades quase infinitas coexiste no movimento que faz florescer a arte da dança. Constrói-se, no corpo aprendente, o entendimento novo da dança em EAD, que já é muito vivido pelo corpo do discente, a se formar professorpt_BR
dc.description.abstractThis thesis argues that the construction of knowledge in learning dance agglutinates knowledge regarding the body, which is mature or sufficient to be able to be mediated by digital format, ubiquitous and at a distance. Also, in search of the sense of bodily, political and social experience of dance, there is evidence of the problem of devaluation of their professionals and their bad remuneration at all levels of teaching and learning in dance, and regarding training and accessibility. Dance is seen by various segments of society as a strong sedimentation agent for the devaluation of its art. The political chain of the union is out of step with the necessary actions to enhance a national and cultural good and that it can generate income, help people and contribute to the national cultural growth. From that context born or objective of this work analyze the how to teach dance, in the undergraduate course in Dance at distance learning (EAD) in UFBA, in the educational structure of its curriculum, it is consistent with the purposes of an Onlife education. As a methodology, we sought in Cartography a possibility of producing on top of already existing data and updating other procedures in a continuous process of knowledge and updating. Starting from the junction of rhizomes, in an open and connected map in all its dimensions, disassembled, reversible, susceptible to constant modifications (DELEUZE; GUATTARI, 1995). There is a need to observe the social changes in dance and culture (SANTAELLA, 2013 SANTANA, 2006; WOSNIAK, 2010). We use the concepts of techniques and technologies in the philosophical contributions of Vieira Pinto (2005) in the context of surveillance capitalism (ZUBOFF, 2021) and in the training of teachers (ALMEIDA, 2021 TARDIF, 2014) in order to create unprecedented viable (inédito Viável) (FREIRE, 2013) in new curricular proposals. In addition to a redemption of the activities and two values of contemporary dance, or the meaning of physical dance altered to teach it as a legacy for new generations, for the creation of a true cultural industry that generates income, value and work. The data shows that 50% from students use the Virtual Learning Environment (VLE), which is more efficient for carrying out homework at a distance, in addition to two e-books, which give them support, and the professors-tutors who are relevant do not academic course. Given the use of the Internet, they assert that, despite the difficulties, future dance teachers will be able to access the course, apart from being able to enter the world of work, or that they can open doors to new teachers. The conceptual platforms for the teaching of Arts/Dance in the degree in Dance in the distance dance modality of the Federal University of Bahia (UFBA) enrich the concept of teaching dance with the mixed activities of distance learning activities. I concluded that dance as culture and art, in this space, is Onlife, multidisciplinary and creates new ways to reach the distance places in the state of Bahia. A corporeity that dances in differentiated spaces and with almost infinite difficulties coexists not a movement that makes the art of dance flourish. Builds in student’s theunderstanding of dance in EAD, which has long been lived by the student's body, to be trained as a teacheren_US
dc.description.sponsorshipConselho Nacional de Pesquisa e Desenvolvimento Científico e Tecnológico - CNPqpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherPontifícia Universidade Católica de São Paulopt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsPUC-SPpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Estudos Pós-Graduados em Educação: Currículopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectDança-educaçãopt_BR
dc.subjectFormação de professores em dançapt_BR
dc.subjectEADpt_BR
dc.subjectCurrículopt_BR
dc.subjectDança digitalpt_BR
dc.subjectDance-educationen_US
dc.subjectTeacher training in danceen_US
dc.subjectDistance learningen_US
dc.subjectCurriculumen_US
dc.subjectDigital danceen_US
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::CURRICULOpt_BR
dc.titleA EAD dança? corporalidade do digitalpt_BR
dc.title.alternativeDoes distance learning dance? digital corporealityen_US
dc.typeTesept_BR
Aparece nas coleções:Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Currículo

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Everson Luiz Oliveira Motta.pdf3,14 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.