Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/26311
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Man, Luana | |
dc.contributor.advisor1 | Lantzman, Mauro | |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/3344205052921330 | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2022-06-17T21:01:39Z | - |
dc.date.available | 2022-06-17T21:01:39Z | - |
dc.date.issued | 2021-12-01 | - |
dc.identifier.citation | Man, Luana. Um encontro com o corpo: contribuições da educação para um ser corpo. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Faculdade de Ciências Humanas e da Saúde da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2021. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/26311 | - |
dc.description.resumo | O presente trabalho de conclusão de curso busca compreender que contribuições a educação pode fornecer para promover experiências que considerem o corpo como parte da existência, proporcionando uma vivência integral, encarnada. Os modos de ser contemporâneos se baseiam fundamentalmente numa perspectiva dicotômica, cartesiana e, nesse sentido, o processo educativo, geralmente, prioriza o intelecto, dando pouca importância para o corpo. Partindo desse contexto, para aproximar-se do corpo, a pesquisadora entrou em contato com as contribuições de Merleau-Ponty de que o ser humano “é corpo”. Bem como, com a experiência de 3 responsáveis de crianças entre 4 e 12 anos que acreditam viver de um modo mais próximo ao sercorpo e que buscam proporcionar aos seus filhos ou filhas uma maneira de estar no mundo semelhante, através de entrevistas (individuais) reflexivas. Com o intuito de aproximar-se dessas 3 realidades, foi realizado um levantamento acerca do processo histórico da compreensão do corpo, das ideias de Merleau-Ponty sobre o tema, suas possíveis relações com a infância e a educação etc. A pesquisa, de caráter qualitativo, propõe uma reflexão sobre modos de fortalecer as potencialidades das crianças, integralmente desde a infância, nos processos educativos do cotidiano e na família | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Pontifícia Universidade Católica de São Paulo | pt_BR |
dc.publisher.department | Faculdade de Ciências Humanas e da Saúde | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.initials | PUC-SP | pt_BR |
dc.publisher.program | Graduação em Psicologia | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Educação | pt_BR |
dc.subject | Corpo | pt_BR |
dc.subject | Fenomenologia | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA | pt_BR |
dc.title | Um encontro com o corpo: contribuições da educação para um ser corpo | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Graduação em Psicologia |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Luana Man.pdf | 1,43 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.