REPOSITORIO PUCSP Trabalho de Conclusão de Curso - TCC Graduação em Psicologia
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Campo DCValorIdioma
dc.creatorSantos, Fernanda Beres Alves dos
dc.contributor.advisor1Maciel Junior, Plínio de Almeida-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5027253200291965pt_BR
dc.date.accessioned2022-06-17T21:01:22Z-
dc.date.available2022-06-17T21:01:22Z-
dc.date.issued2021-12-01-
dc.date.issued2021-12-01-
dc.identifier.citationSantos, Fernanda Beres Alves dos. Considerações sobre a identidade bissexual: as (não) contribuições da Psicologia. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Faculdade de Ciências Humanas e da Saúde da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/26271-
dc.description.resumoO presente trabalho é de cunho exploratório e teve por objetivo conhecer e discutir a produção de conhecimento sobre as práticas bissexuais e a identidade bissexual, além de refletir como eles estão sendo considerados no âmbito da psicologia brasileira. A pesquisa caracteriza-se como bibliográfico-analítica, tendo sido utilizados no trabalho de revisão artigos nacionais disponíveis nos bancos de dados virtuais Pepsic e Scielo entre 2000 e 2020, bem como dissertações e trabalhos acadêmicos, a partir do cruzamento das seguintes palavras-chave: bissexualidade, sexualidade, desenvolvimento, identidade, LGBT. A análise do material levantado resultou em diferentes temas relacionados ao apagamento da bissexualidade causado pelo predomínio das discussões baseadas nas orientações monossexuais, além de diversos estereótipos atrelados a este grupo, como a promiscuidade, infidelidade, inconstância e transmissão de Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs). Entre as consequências da bifobia, a análise aponta os efeitos negativos dela para a saúde mental dos bissexuais. Por fim, elencou-se instituições potenciais para trazer reconhecimento e proliferar conhecimentos que auxiliariam na diminuição do preconceito, incluindo os profissionais da psicologia e os cursos de graduação em psicologia que ainda não têm incluído este tema em seus currículos a partir de uma produção de conhecimento mais recente que favorece uma compreensão despida de preconcepções e preconceitos, e mais coincidente com as vivências atuais das pessoas bissexuais. Conclui-se, portanto, que é dever da psicologia contemporânea estudar a história dos bissexuais na sua potência de quebra de normatizações e binarismos, bem como de fomentar pesquisas acadêmicas que abarquem a diversidade de temas relacionados à bissexualidadept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherPontifícia Universidade Católica de São Paulopt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Ciências Humanas e da Saúdept_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsPUC-SPpt_BR
dc.publisher.programGraduação em Psicologiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectBissexualidadept_BR
dc.subjectBifobiapt_BR
dc.subjectSexualidadept_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIApt_BR
dc.titleConsiderações sobre a identidade bissexual: as (não) contribuições da Psicologiapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
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