Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/26168
Tipo: | Dissertação |
Título: | Supervisão na clínica-escola de Fonoaudiologia: um ensaio sobre seus sentidos e significados |
Autor(es): | Cassavia, Claudia Silva Pagotto |
Primeiro Orientador: | Maia, Suzana Magalhães |
Resumo: | Este estudo pretende delinear os sentidos que a supervisão tem na clínica- escola no momento da formação terapêutica de fonoaudiólogos. Seu objetivo é buscar, por meio da descrição-analítica da situação de supervisão, as caraterísticas que a compõem e que a transformam em um espaço potencializado de mudanças e aprendizagem, a caminho da formação terapêutica do futuro fonoaudiólogo. Para possibilitar que essas características pudessem ser apreciadas e compreendidas, foi observado durante o ano de 1998 um grupo de supervisionando da quarta série, do curso de Fonoaudiologia da Universidade de Mogi das Cruzes. A cada supervisão, as situações eram relatadas e desse conjunto de observações resultaram vinte e oito relatos das situações de aprendizagem, cuja analise será apresentada a fim de que possam caracterizar essa situação especifica na clínica-escola fonoaudiologia. O enfoque na observação centrou-se nas relações humanas que foram estabelecidas e na possibilidade de serem elas o agente transformador e potencializador na relação de aprendizagem. AS relações entre o terapeuta e seu paciente e entre o supervisor e o supervisionando foram o palco para novas percepções e descobertas da atuação fonoaudiológica, que passavam a ser apreciadas e discutidas no momento da supervisão. Mobilizando assim para a descoberta de novos sentidos para a supervisão clínica |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::FONOAUDIOLOGIA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Pontifícia Universidade Católica de São Paulo |
Sigla da Instituição: | PUC-SP |
metadata.dc.publisher.department: | Faculdade de Ciências Humanas e da Saúde |
metadata.dc.publisher.program: | Programa de Estudos Pós-Graduados em Distúrbios da Comunicação |
Citação: | Cassavia, Claudia Silva Pagotto. Supervisão na clínica-escola de Fonoaudiologia: um ensaio sobre seus sentidos e significados. 1999. Dissertação (Mestrado em Distúrbios da Comunicação) - Programa de Estudos Pós-Graduados em Distúrbios da Comunicação da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 1999. |
Tipo de Acesso: | Acesso Restrito |
URI: | https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/26168 |
Data do documento: | 25-Out-1999 |
Aparece nas coleções: | Programa de Pós-Graduação em Comunicação Humana e Saúde |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Claudia Silva Pagotto Cassavia.pdf Restricted Access | 3,61 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.