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https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/26133
Tipo: | Dissertação |
Título: | História da educação brasileira: o terreno do consenso |
Autor(es): | Bontempi Júnior, Bruno |
Primeiro Orientador: | Warde, Mirian Jorge |
Resumo: | Este trabalho apresenta-se como um dos desdobramentos do projeto de pesquisa historiografia da educação brasileira: construção da memória e do conhecimento, de autoria e Coordenação de Mirian Jorge Warde. Tem como objetivos primordiais evidenciar o caráter particular de produção do conhecimento histórico na área de Educação e compreende-lo criticamente a fim de estabelecer, pelo exame das escolhas temáticas e de periodização efetuadas pelos autores de dissertações e teses em História da Educação do período 1972 a 1988, um perfil historiográfico articulado aos determinantes históricos que se encontravam presentes no momento de sua realização. Parte-se do pressuposto de que as reincidências verificadas na escolha de temas e períodos em uma pesquisa histórica devam ser entendidas como evidências de um perfil historiográfico delineado pela correspondência a uma dada situação social de produção do conhecimento, dentro da qual determinados procedimentos de análise, métodos, fontes etc., em conjunto com determinantes de natureza institucional, estiveram presentes no horizonte do pesquisador ao realizá-la. No caso estudado, através da incidência de lemas e períodos nas dissertações e teses integralmente dedicadas à História da Educação Brasileira, elaborou-se hipóteses a fim de investigar aquilo, que foi "permitido" e "interditado" à geração de historiadores da educação brasileira que as produziu. A historiografia da educação brasileira produzida nos programas de pós-graduação em Educação no período é tratada neste estudo como uma tendência particular dentro da historiografia brasileira, cujo conhecimento produzido sobre a educação tem influenciado pensamentos e práticas, e que interessa também por conferir a possibilidade de, no momento histórico de sua produção, desvelar determinadas reflexões de seus autores sobre a Educação e sobre a História |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Pontifícia Universidade Católica de São Paulo |
Sigla da Instituição: | PUC-SP |
metadata.dc.publisher.department: | Faculdade de Educação |
metadata.dc.publisher.program: | Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: História e Filosofia da Educação |
Citação: | Bontempi Junior, Bruno. História da educação brasileira: o terreno do consenso. 1995. Dissertação (Mestrado em Educação: História e Filosofia da Educação) - Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: História e Filosofia da Educação da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 1995. |
Tipo de Acesso: | Acesso Restrito |
URI: | https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/26133 |
Data do documento: | 22-Abr-1995 |
Aparece nas coleções: | Programa de Pós-Graduação em Educação: História, Política, Sociedade |
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