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https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/26109
Tipo: | Tese |
Título: | Educação integral no Ensino Médio e justiça curricular: protagonismo juvenil em Escola de Ensino Médio da Rede Pública Estadual de São Paulo participante do Programa Ensino Integral |
Título(s) alternativo(s): | Integral education in High School and curricular justice: youth protagonism in a High School of the State Public Network of São Paulo participating in the Integral Education Program |
Autor(es): | Silva, Antonio Torquato da |
Primeiro Orientador: | Casali, Alípio Márcio Dias |
Resumo: | Esta pesquisa analisa a crise do Ensino Médio a partir de seus sintomas de altos índices de evasão e reprovação, culminando em falta de oportunidades, perspectivas, e diversos tipos de injustiças. O objetivo é analisar criticamente a efetividade do Ensino Médio na formação de adolescentes e jovens autônomos, reflexivos, críticos, construindo suas identidades, conscientes e praticantes de seus deveres e direitos, refletindo sobre as políticas educacionais e posicionando-se ativamente diante delas, sendo protagonistas de sua própria história e com possibilidade de acessar e permanecer no Ensino Superior se assim o desejarem. A hipótese da pesquisa é que o Ensino Médio pode (e por isso, deve) promover a Justiça Curricular através da “Educação Integral” dos adolescentes e jovens. A pesquisa pressupõe que a Educação Integral é um direito público subjetivo inalienável. Para tanto, na construção de dados, foram desenvolvidas pesquisas bibliográficas e documentais, e uma incursão em campo numa escola pública estadual de São Paulo, participante do Programa Ensino Integral, para entrevistar educandos do Ensino Médio. A abordagem adotada é qualitativa com base na relação dinâmica entre o mundo real e os sujeitos. Os dados coletados foram organizados, sistematizados e agrupados em categorias com a utilização dos procedimentos da Análise de Conteúdo. A partir da análise dos dados obtidos e como resultado desta trajetória, observou-se, conclusivamente, que a legislação sobre o Ensino Médio não é conhecida pelos educandos; a obrigatoriedade do Ensino Médio ainda não é universalizada a todos os jovens, muito menos na idade certa; as escolas não conhecem seus educandos com propriedade; a participação dos educandos é limitada e insuficiente e tudo isso exige uma escuta ativa em relação aos educandos e às políticas públicas de expansão de programas de Educação Integral, com jornada de tempo integra |
Abstract: | This research analyzes the High School crisis from its symptoms of high dropout and failure rates, culminating in lack of opportunities, perspectives, and various types of injustices. The objective is to critically analyze the effectiveness of High School in the education of adolescents and young people who are autonomous, reflective, critical, building their identities, conscious and practicing of their duties and rights, reflecting on educational policies and actively positioning themselves before them, being protagonists of their own story and enabling them to access and remain in higher education if they so desire. The hypothesis of this research is that high school can (and therefore must) promote Curricular Justice through the "Integral Education" of adolescents and young people. This research assumes that Integral Education is an inalienable subjective public right. To this end, in the construction of data, bibliographic and documentary researches, and a field incursion in a public school in São Paulo participating in the Integral Education Program to interview high school students, adopting a qualitative approach based on the dynamic relationship between the real world and the subjects, were developed. The collected data were organized, systematized and grouped into categories using Content Analysis procedures. From the analysis of the data obtained and as a result of this trajectory, it was conclusively observed that the legislation on high school is not known by the students, that the obligatoriness of high school is not yet universalized to all young people, much less at the right age, that schools do not know their students with propriety, that the participation of students is limited and insufficient, and that all of this requires an active listening in relation to the students and public policies of expansion of Integral Education programs, with full-time study |
Palavras-chave: | Ensino médio Educação integral Justiça curricular Protagonismo juvenil High school Integral education Curricular justice Youth protagonism |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::CURRICULO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Pontifícia Universidade Católica de São Paulo |
Sigla da Instituição: | PUC-SP |
metadata.dc.publisher.department: | Faculdade de Educação |
metadata.dc.publisher.program: | Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Currículo |
Citação: | Silva, Antonio Torquato da. Educação integral no Ensino Médio e justiça curricular: protagonismo juvenil em Escola de Ensino Médio da Rede Pública Estadual de São Paulo participante do Programa Ensino Integral. 2022. Tese (Doutorado em Educação: Currículo) - Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Currículo da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2022. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/26109 |
Data do documento: | 13-Abr-2022 |
Aparece nas coleções: | Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Currículo |
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