REPOSITORIO PUCSP Teses e Dissertações dos Programas de Pós-Graduação da PUC-SP Programa de Pós-Graduação em Educação: História, Política, Sociedade
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/26094
Tipo: Tese
Título: A expressão do fracasso escolar no ensino técnico integrado do Instituto Federal de São Paulo (IFSP): das estatísticas ao projeto político pedagógico (2008-2013)
Autor(es): Luciano, Francisco Veríssimo
Primeiro Orientador: Chiozzini, Daniel Ferraz
Resumo: A expansão da educação no âmbito do governo federal, o redimensionamento dos seus objetivos institucionais e a reorientação das políticas para a educação profissional e tecnológica ocorreram de forma marcante desde 2004, gerando consequências como a ampliação do acesso e da diversidade do alunado, porém acompanhado de altos índices de evasão e retenção. O presente trabalho investiga, em uma perspectiva sócio histórica, como o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP) – Campus São Paulo, tem considerado, na formulação de sua proposta educacional, os dados que expressam situações de fracasso escolar, notadamente a retenção e evasão escolares. As fontes utilizadas são, primeiramente, dados estatísticos que expressam tais problemas no âmbito da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica (RFEPT), especificamente no IFSP, situadas na base de dados estatísticos de sistemas informacionais do Governo Federal ligada à Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (SETEC). Em segunda instância, documentos que expressam o projeto-político pedagógica da instituição. Para tanto, as análises (quantitativa e qualitativa) e interpretações das fontes documentais foram norteadas por autores que discutem historicamente os temas Retenção, Evasão e Fracasso Escolar, como Pierre Bourdieu, Bernard Charlot e Maria Helena Souza Patto, e autores que utilizam o conceito de Cultura Escolar, como Peter Burke e Jean Claude Forquin
Abstract: The expansion of education under the federal government, the resizing of its institutional objectives and the reorientation of policies for professional and technological education have occurred markedly since 2004, generating consequences such as the expansion of access and diversity of the student body, but accompanied by high rates of dropout and retention. This paper investigates, from a socio-historical perspective, how the Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP) - São Paulo Campus, has considered, in formulating its educational proposal, the data that express situations of school failure, especially school retention and dropout. The sources used are, firstly, statistical data that express such problems within the Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica (RFEPT), specifically in IFSP, located in the statistical database of information systems of the Federal Government linked to the Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (SETEC). In the second instance, documents that express the pedagogical-political project of the institution. For this purpose, the analyses (quantitative and qualitative) and interpretations of the documental sources will be guided by authors who discuss historically the themes of School Retention, School Failure and Evasion, as Pierre Bourdieu, Bernard Charlot and Maria Helena Souza Patto, and authors who use the concept of School Culture, as Peter Burke and Jean Claude Forquin
Palavras-chave: Educação técnica profissional
Instituto Federal de São Paulo
Cultura escolar
Fracasso escolar
Evasão escolar
Professional technical education
Instituto Federal de São Paulo
School culture
School failure
Dropout
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da Instituição: PUC-SP
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Educação
metadata.dc.publisher.program: Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: História, Política, Sociedade
Citação: Luciano, Francisco Veríssimo. A expressão do fracasso escolar no ensino técnico integrado do Instituto Federal de São Paulo (IFSP): das estatísticas ao projeto político pedagógico (2008-2013). 2022. Tese (Doutorado em Educação: História, Política, Sociedade) - Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: História, Política, Sociedade da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2022.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/26094
Data do documento: 8-Abr-2022
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Educação: História, Política, Sociedade

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Francisco Verissimo Luciano.pdf8,13 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.