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https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/26094
Tipo: | Tese |
Título: | A expressão do fracasso escolar no ensino técnico integrado do Instituto Federal de São Paulo (IFSP): das estatísticas ao projeto político pedagógico (2008-2013) |
Autor(es): | Luciano, Francisco Veríssimo |
Primeiro Orientador: | Chiozzini, Daniel Ferraz |
Resumo: | A expansão da educação no âmbito do governo federal, o redimensionamento dos seus objetivos institucionais e a reorientação das políticas para a educação profissional e tecnológica ocorreram de forma marcante desde 2004, gerando consequências como a ampliação do acesso e da diversidade do alunado, porém acompanhado de altos índices de evasão e retenção. O presente trabalho investiga, em uma perspectiva sócio histórica, como o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP) – Campus São Paulo, tem considerado, na formulação de sua proposta educacional, os dados que expressam situações de fracasso escolar, notadamente a retenção e evasão escolares. As fontes utilizadas são, primeiramente, dados estatísticos que expressam tais problemas no âmbito da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica (RFEPT), especificamente no IFSP, situadas na base de dados estatísticos de sistemas informacionais do Governo Federal ligada à Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (SETEC). Em segunda instância, documentos que expressam o projeto-político pedagógica da instituição. Para tanto, as análises (quantitativa e qualitativa) e interpretações das fontes documentais foram norteadas por autores que discutem historicamente os temas Retenção, Evasão e Fracasso Escolar, como Pierre Bourdieu, Bernard Charlot e Maria Helena Souza Patto, e autores que utilizam o conceito de Cultura Escolar, como Peter Burke e Jean Claude Forquin |
Abstract: | The expansion of education under the federal government, the resizing of its institutional objectives and the reorientation of policies for professional and technological education have occurred markedly since 2004, generating consequences such as the expansion of access and diversity of the student body, but accompanied by high rates of dropout and retention. This paper investigates, from a socio-historical perspective, how the Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP) - São Paulo Campus, has considered, in formulating its educational proposal, the data that express situations of school failure, especially school retention and dropout. The sources used are, firstly, statistical data that express such problems within the Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica (RFEPT), specifically in IFSP, located in the statistical database of information systems of the Federal Government linked to the Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (SETEC). In the second instance, documents that express the pedagogical-political project of the institution. For this purpose, the analyses (quantitative and qualitative) and interpretations of the documental sources will be guided by authors who discuss historically the themes of School Retention, School Failure and Evasion, as Pierre Bourdieu, Bernard Charlot and Maria Helena Souza Patto, and authors who use the concept of School Culture, as Peter Burke and Jean Claude Forquin |
Palavras-chave: | Educação técnica profissional Instituto Federal de São Paulo Cultura escolar Fracasso escolar Evasão escolar Professional technical education Instituto Federal de São Paulo School culture School failure Dropout |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Pontifícia Universidade Católica de São Paulo |
Sigla da Instituição: | PUC-SP |
metadata.dc.publisher.department: | Faculdade de Educação |
metadata.dc.publisher.program: | Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: História, Política, Sociedade |
Citação: | Luciano, Francisco Veríssimo. A expressão do fracasso escolar no ensino técnico integrado do Instituto Federal de São Paulo (IFSP): das estatísticas ao projeto político pedagógico (2008-2013). 2022. Tese (Doutorado em Educação: História, Política, Sociedade) - Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: História, Política, Sociedade da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2022. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/26094 |
Data do documento: | 8-Abr-2022 |
Aparece nas coleções: | Programa de Pós-Graduação em Educação: História, Política, Sociedade |
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