REPOSITORIO PUCSP Teses e Dissertações dos Programas de Pós-Graduação da PUC-SP Programa de Pós-Graduação em Governança Global e Formulação de Políticas Internacionais
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Tipo: Dissertação
Título: Profissões do futuro: Quarta Revolução Industrial e a capacitação de mão de obra com base no modelo suíço-germânico
Autor(es): Favalli, Marcelo Augusto
Primeiro Orientador: Trevisan, Leonardo Nelmi
Resumo: Esta dissertação pretende instigar a discussão sobre a capacidade brasileira de produzir mão de obra qualificada em quantidade e na velocidade que a implementação da Quarta Revolução Industrial impunha a países que quisessem figurar como polos manufatureiros, no início do século XXI. O texto a seguir foi dividido em capítulos que descrevem, primeiramente a chamada “Indústria 4.0” e como eram as previsões de evolução no setor fabril brasileiro a partir da década de 2020. Entretanto, a parte mais consistente deste trabalho é o apontamento de falhas no ritmo do processo de capacitação de trabalhadores que, até o ano de 2021, não conseguia suprir a urgência imposta pelo avanço tecnológico registrado nas linhas de produção. Tais lacunas no método brasileiro de formação profissional apresentadas neste levantamento têm como base a comparação com as políticas bem-sucedidas de educação técnica no ensino médio adotadas, especialmente, pela Alemanha e Suíça. As duas nações europeias foram escolhidas como objeto de estudo porque o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial, o SENAI, foi inspirado nas metodologias de treinamento profissional de ambas, ainda na década de 1940. E a pesquisa esmiuçada no decorrer deste ensaio traz argumentos que sustentam a afirmação de que, pelo menos até o início da década de 2020, o SENAI representava a organização que melhor qualificava trabalhadores no Brasil para o setor industrial. Este trabalho tem como objetivo divulgar o relevante fato de que o SENAI era internacionalmente conhecido pela excelência na formação profissional até a conclusão da coleta dos dados aqui apresentados, em 2021. Os argumentos são comprovados com a descrição do desempenho de estudantes secundaristas brasileiros nas edições da mais importante competição mundial de alunos em nível técnico, além da transcrição de entrevistas com especialistas no assunto, inclusive estrangeiros. A meta é mostrar que dois entraves para a lenta ampliação das oportunidades para a formação técnica no Brasil, até 2021, tinham a ver com o caráter pejorativo que o ensino profissional adquiriu no país, ao longo dos anos - situação que não se repetia nas outras nações industrializada aqui comparadas - e, especialmente, a falta de integração das inciativas públicas e privadas para fomento das vagas e divulgação das oportunidades geradas por um diploma de nível profissional. Outro esforço empregado nesta dissertação foi a desmitificação de que o ensino técnico, principalmente no Brasil, estaria limitado a qualificação em funções ultrapassadas e essencialmente braçais. Esta monografia traz anexada uma publicação, em forma de revista, que apresenta as perspectivas da indústria nacional diante das mudanças trazidas pela Quarta Revolução Industrial e as carreiras de tidas como promissoras, em 2021, na primeira metade do século XXI. A brochura que acompanha esta conclusão de mestrado esclarece que as profissões que se esperavam, no início da década de 2020, ser requisitadas pela indústria pós-processo de evolução tecnológica já se encontravam disponíveis para matrícula no Brasil, mas ainda com baixo índice de adesão. As considerações finais levam à junção das premissas que convergem para uma das razões que explicam o processo de desindustrialização no Brasil, que na virada das décadas de 2010 para 2020 foi intensificado pela pandemia da Covid-19
Abstract: The purpose of this thesis is to open up a discussion about the Brazilian ability to produce qualified labor force, both in quantity and at the speed that the implementation of the Fourth Industrial Revolution imposed on countries that wanted to be manufacturing poles in the early 21st century. The following text was divided into chapters that describe at first the so-called "Industry 4.0", and what the evolution forecasts suggested for the Brazilian manufacturing sector from the 2020s onwards. The core part of this study, however, consists of pointing out the flaws in the pace of employee training and development, which up to 2021 could not meet the urgency demanded by technological advances observed in production lines. Such gaps in the Brazilian method of professional training are presented in this study and based on a comparison with successful policies of secondary technical education adopted particularly by Germany and Switzerland. The two European nations were determined as an object of study because the Brazilian National Service for Industrial Learning (SENAI) was inspired by their professional training methodologies in the 1940s. Also, the extensive research presented in this essay offers arguments that support the statement that SENAI represented the organization that best prepared workers for the industrial sector in Brazil, at least until the beginning of the 2020s. The objective of this study is to communicate the relevant fact that SENAI was known worldwide for its excellence in professional training by the end of the data collection period in 2021. The arguments are supported by the description of the performance of Brazilian secondary students in editions of the most important world competition for students at a technical level, as well as by the transcripts of interviews with specialists in the subject, including foreign experts. The goal is to show that there are two obstacles that have led to the slow expansion of opportunities for technical training in Brazil until 2021, which are the derogatory character that professional education has acquired in the country over the years – a situation not observed among other industrialized countries compared here – and particularly the lack of integration between public and private initiatives to provide jobs and promote opportunities generated by a professional-level diploma. Another effort employed in this thesis was to demystify the fact that technical education, especially in Brazil, would be limited to training for outdated and essentially manual labor jobs. This monograph has as an attachment a publication in the form of a magazine, which presents the perspectives of the national industry in light of the changes brought about by the Fourth Industrial Revolution, and the careers that,in 2021,would be in demand in the first half of the 21st century. The brochure that accompanies this final Masters project makes it clear that the professions expected to be in demand by the industry after the technological evolution process in the early 2020s were already available for enrollment in Brazil, but still had a low rate of adhesion. The conclusions lead to the connection of the propositions that converge in one of the reasons that explain the process of deindustrialization in Brazil, which was intensified by the Covid-19 pandemic at the turn of the decade, from the 2010sto the 2020s
Palavras-chave: Quarta Revolução Industrial
Ensino profissional
SENAI
Fourth Industrial Revolution
Professional education
SENAI
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::CIENCIA POLITICA::POLITICA INTERNACIONAL
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da Instituição: PUC-SP
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Ciências Sociais
metadata.dc.publisher.program: Programa de Estudos Pós-Graduados em Governança Global e Formulação de Políticas Internacionais
Citação: Favalli, Marcelo Augusto. Profissões do futuro: Quarta Revolução Industrial e a capacitação de mão de obra com base no modelo suíço-germânico. 2022. Dissertação (Mestrado em Governança Global e Formulação de Políticas Internacionais) - Programa de Estudos Pós-Graduados em Governança Global e Formulação de Políticas Internacionais da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2022.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/26088
Data do documento: 23-Mar-2022
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