Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/26080
Tipo: | Tese |
Título: | As aulas de matemática nos anos iniciais e a integração das tecnologias: uma investigação dos conhecimentos docentes |
Título(s) alternativo(s): | Mathematics classes in the early years and the Integration of technologies: an investigation of teaching knowledge |
Autor(es): | Ruz, Maria Teresa Merino |
Primeiro Orientador: | Oliveira, Gerson Pastre de |
Resumo: | Este trabalho traz os resultados de uma pesquisa de caráter qualitativo, cujo objetivo foi investigar, à luz das categorias da teoria de Shulman (1987), os conhecimentos docentes relativos à Matemática de alguns professores polivalentes dos Anos Iniciais, de uma escola da rede particular de São Paulo tendo, como cenário, a inserção das tecnologias digitais aos processos de ensino nesse segmento. Dessa forma, além deste autor, nossas referências teóricas exploram as ideias provenientes de uma proposta conhecida como Technological Pedagogical Content Knowledge (TPACK), especialmente as que propõem uma estrutura conceitual para a tecnologia educacional em integração com seus equivalentes didático e do conteúdo, ou seja, uma concepção integrada destes três aspectos. Um dos contextos do ambiente de onde surgiram o problema, dúvidas e hipóteses geradoras desta investigação, foram situações que envolviam a avaliação dos alunos, nas quais, as professoras expunham e discutiam suas dúvidas e concepções a respeito de conhecimentos matemáticos. Este fator somou, com um caráter completamente específico, este componente do ensino às questões iniciais que circunscrevem o problema de pesquisa. De forma subsidiária, um levantamento acerca das incógnitas a respeito dos conhecimentos docentes desses professores, sem formação específica em Matemática, foi feito. Notou-se que havia poucas pesquisas que reuniam todas as variáveis que associamos, entretanto, tais alicerces teóricos contribuíram significativamente na delimitação de nosso fulcro investigativo e na ampliação de conceitos, como a fluência, por exemplo, descrita por Oliveira (2018). Para responder às perguntas levantadas, foi empregado um questionário como instrumento metodológico, cujas respostas apontaram o que os sujeitos consideram como desafio quando a questão é o ensino de Matemática e, também o uso das tecnologias digitais. A obtenção desses dados permitiu o estabelecimento de conexões entre esses conhecimentos. Os resultados indicam que existem defasagens de conhecimento de conteúdo matemático por essas professoras que comprometem a utilização das tecnologias digitais no ensino de Matemática nos Anos Iniciais e ainda, que demonstram consciência de fragilidades para usar com propriedade recursos tecnológicos, alegando não se sentirem preparadas para pesquisar, planejar e desenvolver trabalhos com os alunos com autonomia e apontando cursos de especialização que supram esse déficit |
Abstract: | This work presents the results of a qualitative research aimed at investigating, considering Shulman's theory categories (1987), the mathematics teaching knowledge associated with primary school teachers from a private school of São Paulo, having as a scenario the insertion of digital technologies in teaching processes in this segment. In addition to Shulman’s concepts, our theoretical references explore ideas from a scheme known as Technological Pedagogical Content Knowledge (TPACK), especially those that propose a conceptual framework for educational technology in integration with its didactic and content equivalents, in other terms, a conception that integrates those three aspects. One of the contexts that generated this investigation were situations that involved the student’s assessment, in which teachers exposed and discussed conceptions regarding mathematical knowledge. Subsidiarily, a survey about the unknowns regarding the teaching knowledge of those teachers, with no specific degree in Mathematics, was carried out. It was noted that there was little research that brought together all the variables that we did, however, such theoretical bases significantly contributed to the delimitation of our investigative fulcrum and to the expansion of concepts, such as “fluency”, for example, described by Oliveira (2018). To answer the raised questions, a questionnaire was used as a methodological instrument whose answers showed what the subjects consider as a challenge, when it comes to mathematics teaching and the use of digital technologies. The results showed that these teachers lack mathematical knowledge and that compromises their use of digital technologies to teach mathematics in the early years. Also, that they are aware of their weaknesses in the proper use of technological resources, claiming that they do not feel prepared to research, plan and develop work with students with autonomy, pointing out specialization courses that would fill in this gap |
Palavras-chave: | Conhecimentos docentes Professoras polivalentes Tecnologias digitais Anos iniciais TPACK Ensino de Matemática Teaching knowledge Primary school teachers Digital technology Early Years TPACK Mathematics teaching |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Pontifícia Universidade Católica de São Paulo |
Sigla da Instituição: | PUC-SP |
metadata.dc.publisher.department: | Faculdade de Ciências Exatas e Tecnologia |
metadata.dc.publisher.program: | Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação Matemática |
Citação: | Ruz, Maria Teresa Merino. As aulas de matemática nos anos iniciais e a integração das tecnologias: uma investigação dos conhecimentos docentes. 2022. Tese (Doutorado em Educação Matemática) - Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação Matemática da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2022. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/26080 |
Data do documento: | 5-Abr-2022 |
Aparece nas coleções: | Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Maria Teresa Merino Ruz.PDF | 1,64 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.