REPOSITORIO PUCSP Teses e Dissertações dos Programas de Pós-Graduação da PUC-SP Programa de Pós-Graduação em Educação: Formação de Formadores
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/26071
Tipo: Dissertação
Título: Necessidades formativas dos coordenadores pedagógicos das unidades escolares de um agrupamento da Rede Pública Estadual Paulista
Título(s) alternativo(s): Training needs of pedagogical coordinators in a group of Public Schools in the State of São Paulo
Autor(es): Carvalho, Alessandro Alves de
Primeiro Orientador: Almeida, Laurinda Ramalho de
Resumo: O ofício do coordenador pedagógico é dotado de complexas e distintas atribuições relacionadas às articulações do trabalho coletivo, sendo responsável pela organização pedagógica da escola, pela formação dos professores e por sua própria formação. Neste cenário, a partir dos questionamentos do pesquisador, Professor Coordenador de Agrupamento de Unidades Escolares na Rede Pública Estadual de São Paulo, este estudo teve por objetivo geral analisar as necessidades formativas de coordenadores pedagógicos de um agrupamento de escolas, a fim de elaborar princípios norteadores para uma proposta de formação na perspectiva dos participantes da pesquisa. Os objetivos específicos foram: identificar como os participantes tiveram acesso ao posto de trabalho de coordenador pedagógico da unidade escolar; identificar os desafios que enfrentam os Coordenadores Pedagógicos, para dar conta de suas atribuições; identificar sentimentos e as situações indutoras que os produziram durante a atuação como Coordenadores Pedagógicos e elaborar princípios norteadores para uma proposta de formação a partir das necessidades formativas levantadas pelos Coordenadores Pedagógicos das unidades escolares que participaram da pesquisa. O referencial teórico está fundamentado em autores que investigam o papel do coordenador pedagógico e a formação centrada na escola. Trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa que, para a coleta de dados, fez uso de questionário com seis coordenadores que atuam nas escolas que compõem um dos agrupamentos pertencentes a Diretoria de Ensino Região Sul-2. A exploração dos dados baseou-se na teoria de análise na hermenêutica. Os resultados apontaram para a importância da formação continuada no contexto escolar, voltada aos coordenadores pedagógicos, que leve em conta as dimensões afetivas. Os depoimentos dos participantes revelaram desafios presentes na prática do seu cotidiano. Além disso, a pesquisa permitiu um olhar mais crítico e reflexivo para a prática, e, a ela, foi dado um novo sentido, resultando em uma postura mais investigativa em relação ao trabalho desenvolvido no acompanhamento aos coordenadores pedagógicos das unidades escolares
Abstract: The pedagogical coordinator’s job consists of complex and distinct attributions related to collective work, being responsible for the pedagogical organization of the school, for teachers’ and their own training. Thus, starting by the researcher’s questions, who is a Pedagogical Coordinator of a Group of Public Schools in the State of São Paulo, this study aimed to analyse training needs of the pedagogical coordinators of a group of schools. Specific objectives were: to identify how the participant became pedagogical coordinators of their schools; to identify the challenges they face to accomplish their goals; to identify feelings and the situations that induced them during their work as pedagogical coordinators; and to define guidelines for a training proposal based on the participants’ perspectives. Theoretical basis used authors who discuss the role of pedagogical coordinators and school-centered training. This qualitative research used a questionnaire, delivered to six pedagogical coordinators who work in schools of one of the groups of the Education Department Region South-2, to collect data. Data were explored by hermeneutical analysis. Results showed the importance of continuous training for pedagogical coordinators in school contexts that considers affective dimensions. Participants’ statements presented the challenges they face in their routine. Research also allowed critical and reflexive look at practice, bringing new meanings to it, which resulted in a more investigative posture towards the work developed with pedagogical coordinators
Palavras-chave: Coordenador pedagógico
Necessidades formativas
Agrupamento escolar
Rede Pública Estadual Paulista
Pedagogical coordinator
Training needs
School group
Public Schools in the State of São Paulo
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da Instituição: PUC-SP
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Educação
metadata.dc.publisher.program: Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Formação de Formadores
Citação: Carvalho, Alessandro Alves de. Necessidades formativas dos coordenadores pedagógicos das unidades escolares de um agrupamento da Rede Pública Estadual Paulista. 2022. Dissertação (Mestrado em Educação: Formação de Formadores) - Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Formação de Formadores da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2022.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/26071
Data do documento: 4-Abr-2022
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Educação: Formação de Formadores

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Alessandro Alves de Carvalho.pdf1,59 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.