REPOSITORIO PUCSP Teses e Dissertações dos Programas de Pós-Graduação da PUC-SP Programa de Pós-Graduação em Educação: História, Política, Sociedade
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/26060
Tipo: Dissertação
Título: Gestão escolar e o perfil do diretor de escola na Rede Municipal de Ensino de São Paulo: uma contribuição aos estudos sobre teoria da gestão escolar
Autor(es): Souza, Maria Isabel Vieira de
Primeiro Orientador: Marin, Alda Junqueira
Resumo: Trata-se do estudo sobre a Gestão Escolar e o perfil do Diretor de Escola da Rede Municipal de Ensino de São Paulo (RME-SP) e, para resgatar a história da Gestão Escolar nessa Rede, realizouse uma revisão bibliográfica de 1935 a 2020, articulada a um levantamento demográfico com 1.374 Diretores de Escola que atuaram em 2019 e 2020 nas Unidades Educacionais diretas da RME-SP, revelando-se três modelos de Gestão Escolar: Tradicional, Democrática e Gerencial, o que permitiu verificar o atual perfil do Diretor de Escola nessa rede. Partiu-se da hipótese de que o governo, ao organizar o sistema educacional por meio da regulamentação ou regulação, organiza as formas de Gestão e promove um determinado tipo ideal de gestor, estabelecendo os limites da atuação e do papel do Diretor, de forma que estudar o perfil dos diretores de escola e os modelos de Gestão produzidos pela política pública podem auxiliar na compreensão das consequências dessa política para a qualidade da educação promovida pelo Estado e fornecer dados e informações para estudos posteriores, colaborando com a pesquisa no campo. Apesar de determinado, não se assumiu aqui uma posição determinista, dadas as potencialidades da cultura organizacional construída endogenamente pelo Diretor de Escola no exercício discricionário, nos meandros da vida escolar criativa, propositiva, excluindo-se as perspectivas empreendedoras de apelo neoliberal. Utilizaram-se os conceitos de Ball, Bowe e Gold (1992) sobre o Ciclo de Políticas, buscando localizar o contexto de influência, o da produção de texto e o contexto da prática, a abordagem meso, sugerida por Nóvoa (1992), que prioriza a escola como lugar de pesquisa, o conceito de regulação proposto por J. Barroso (1995), discutindo o papel do Estado na regulação da educação, nomeadamente no que se refere à manutenção do ideal da escola pública e a seu compromisso com a distribuição equitativa do bem comum educativo. Foram investigados os modelos de Gestão Escolar pública a partir da relação com a administração pública do Estado, a reforma do Estado (BRESSER-PEREIRA, 1995-1998), e com a Teoria Geral da Administração (CHIAVENATO, 1993/2008) utilizada nas empresas, expondo um panorama social, econômico e político, traçando um paralelo entre a organização do serviço público brasileiro nos modelos Patrimonialista, Burocrático e Gerencial e a organização dos modelos de Gestão Escolar: Tradicional, Democrático e Gerencial. A disseminação da política de accountability, na perspectiva neoliberal, gerou uma responsabilização dos Diretores de Escola pelo fracasso escolar, atrelada a um discurso de ineficiência do serviço público. A Rede Municipal de Ensino de São Paulo sofre a influência dos três modelos, ainda que o modelo legalmente assumido seja o de Gestão Democrática. Desde 1995, o Estado vem introduzindo o modelo Gerencial e, até hoje se encontram resquícios da administração Tradicional
Abstract: This is a study on School Management and the profile of the School Director of the Municipal Education Network of São Paulo (RME-SP) and, to rescue the history of School Management in this Network, a bibliographic review was carried out from 1935 to 1935. 2020, linked to a demographic survey with 1,374 School Directors who worked in 2019 and 2020 in the direct Educational Units of RME-SP, revealing three models of School Management: Traditional, Democratic and Managerial, which made it possible to verify the current profile of the School Director in this network. It started from the hypothesis that the government, when organizing the educational system through regulation or regulation, organizes the forms of Management and promotes a certain ideal type of manager, establishing the limits of the Director's performance and role, so that studying the profile of school principals and the management models produced by public policy can help to understand the consequences of this policy for the quality of education promoted by the State and provide data and information for further studies, collaborating with research in the field. Despite being determined, a deterministic position was not assumed here, given the potential of the organizational culture endogenously built by the School Director in the discretionary exercise in the meanders of creative, purposeful school life, excluding entrepreneurial perspectives of neoliberal appeal. The concepts of Ball, Bowe and Gold (1992) on the Policy Cycle were used, seeking to locate the context of influence, that of text production and the context of practice, the meso approach, suggested by Nóvoa (1992), which prioritizes the school as a place of research, the concept of regulation proposed by J. Barroso (1995), discussing the role of the State in the regulation of education, namely with regard to the maintenance of the ideal of the public school and its commitment to the distribution equitable common good education. The models of public school management were investigated from the relationship with the public administration of the State, the reform of the State (BRESSER-PEREIRA, 1995-1998), and with the General Theory of Administration (CHIAVENATO, 1993/2008) used in the companies , exposing a social, economic and political panorama, drawing a parallel between the organization of the Brazilian public service in the Patrimonial, Bureaucratic and Managerial models and the organization of the School Management models: Traditional, Democratic and Managerial. The dissemination of the accountability policy, in the neoliberal perspective, generated the responsibility of School Directors for school failure, linked to a discourse of inefficiency of the public service. The Municipal Education Network of São Paulo is influenced by the three models, even though the legally assumed model is that of Democratic Management. Since 1995, the State has been introducing the Management model and, until today, there are remnants of Traditional administration
Palavras-chave: Educação básica
Gestão da escola pública
Política pública educacional
Perfil do gestor escolar
Reforma do Estado
Basic education
Public school management
Educational public policy
School manager profile
State reform
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da Instituição: PUC-SP
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Educação
metadata.dc.publisher.program: Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: História, Política, Sociedade
Citação: Souza, Maria Isabel Vieira de. Gestão escolar e o perfil do diretor de escola na Rede Municipal de Ensino de São Paulo: uma contribuição aos estudos sobre teoria da gestão escolar. 2022. Dissertação (Mestrado em Educação: História, Política, Sociedade) - Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: História, Política, Sociedade da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2022.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/26060
Data do documento: 31-Mar-2022
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Educação: História, Política, Sociedade

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Maria Isabel Vieira de Souza.pdf3,01 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.