Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/26047
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Rodrigues, Estela Fidelis | - |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/2060114961226389 | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Ponce, Branca Jurema | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/1902799132408964 | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2022-05-11T20:23:40Z | - |
dc.date.available | 2022-05-11T20:23:40Z | - |
dc.date.issued | 2022-03-31 | - |
dc.identifier.citation | Rodrigues, Estela Fidelis. Alfabetização de adultos e educação popular: práticas democráticas da EJA em São Bernardo do Campo (2009–2016). 2022. Tese (Doutorado em Educação: Currículo) - Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Currículo da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2022. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/26047 | - |
dc.description.resumo | Esta pesquisa apresenta um estudo crítico sobre as políticas de Educação de Jovens e Adultos (EJA) voltadas para alfabetização de adultos, implementadas no período de 2009 a 2016 no Município São Bernardo do Campo. Objetiva analisar a contribuição de Políticas Públicas democratizantes na efetivação do Direito à Educação, às condições de acesso, permanência e continuidade dos estudos aos sujeitos da educação. Fundamentam esta pesquisa: Arroyo (2005, 2012, 2017), Cury(2002), Haddad (1987, 1991, 2002), Freire (1989, 2005), Freire e Macedo (2011), Gadotti (2009) Gimeno Sacristán (2002, 2013), Ponce (2016, 2018), Santos (2010, 2011, 2018) e Torres Santomé (2013). O estudo é de natureza qualitativa, buscando fazer o relato crítico das ações voltadas para a superação do analfabetismo na cidade, destacando a epistemologia da Educação Popular. Além da análise de documentos nacionais e municipais, foram realizadas entrevistas semiestruturadas, que auxiliam no resgate credibilizador (SANTOS, 2010) da política pública. A hipótese desta tese é de que a EJA, como política pública de Estado materializada nas dimensões da Justiça Curricular (a do cuidado, a do conhecimento e a da convivência democrática), pode contribuir para a assunção do compromisso com o Direito à Educação. A pesquisa aponta como as políticas educacionais para a EJA, nos anos iniciais (vivenciadas nos anos 2009-2016), viabilizam a superação do analfabetismo | pt_BR |
dc.description.abstract | This research presents a critical study on Youth and Adult Education (EJA) policies aimed at adult literacy, implemented from 2009 to 2016 in São Bernardo do Campo City. It aims to analyze the contribution of democratizing public policies in the realization of the right to education, to the access' conditions, permanence and continuity of studies for the education’s actors. The theoretical foundations on which this research is based are: Arroyo (2005, 2012, 2017), Cury (2002), Haddad (1987, 1991, 2002), Freire (1989, 2005), Freire e Macedo (2011), Gadotti (2009) Gimeno Sacristán (2002, 2013), Ponce (2016, 2018), Santos (2010, 2011, 2018) e Torres Santomé (2013). The study is qualitative research, seeking to make a critical account of the actions aimed at overcoming illiteracy in the city, with emphasis on the epistemology of Popular Education. In addition to the national and municipal documents' analysis, semi-structured interviews are carried out, which help to restore credibility (SANTOS, 2010) to public policy. The hypothesis of this thesis is that the EJA, as a public policy of the State, materialized in the dimensions of Curricular Justice (care, knowledge and democratic coexistence), can contribute to the assumption of the commitment to the Right to Education. The research points out how educational policies for EJA, in the early years (experienced in the years 2009- 2016), enable overcoming illiteracy | en_US |
dc.description.sponsorship | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – CAPES | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Pontifícia Universidade Católica de São Paulo | pt_BR |
dc.publisher.department | Faculdade de Educação | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.initials | PUC-SP | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Currículo | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Alfabetização de jovens e adultos | pt_BR |
dc.subject | Políticas públicas | pt_BR |
dc.subject | Educação popular | pt_BR |
dc.subject | Direito à educação | pt_BR |
dc.subject | Justiça curricular | pt_BR |
dc.subject | Youth and adult literacy | en_US |
dc.subject | Public policies | en_US |
dc.subject | Popular education | en_US |
dc.subject | Right to education | en_US |
dc.subject | Curricular justice | en_US |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::CURRICULO | pt_BR |
dc.title | Alfabetização de adultos e educação popular: práticas democráticas da EJA em São Bernardo do Campo (2009–2016) | pt_BR |
dc.type | Tese | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Programa de Pós-Graduação em Educação: Currículo |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Estela Fidelis Rodrigues.pdf | 2,17 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.