REPOSITORIO PUCSP Teses e Dissertações dos Programas de Pós-Graduação da PUC-SP Programa de Pós-Graduação em Educação: Currículo
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/26047
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorRodrigues, Estela Fidelis-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2060114961226389pt_BR
dc.contributor.advisor1Ponce, Branca Jurema-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1902799132408964pt_BR
dc.date.accessioned2022-05-11T20:23:40Z-
dc.date.available2022-05-11T20:23:40Z-
dc.date.issued2022-03-31-
dc.identifier.citationRodrigues, Estela Fidelis. Alfabetização de adultos e educação popular: práticas democráticas da EJA em São Bernardo do Campo (2009–2016). 2022. Tese (Doutorado em Educação: Currículo) - Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Currículo da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/26047-
dc.description.resumoEsta pesquisa apresenta um estudo crítico sobre as políticas de Educação de Jovens e Adultos (EJA) voltadas para alfabetização de adultos, implementadas no período de 2009 a 2016 no Município São Bernardo do Campo. Objetiva analisar a contribuição de Políticas Públicas democratizantes na efetivação do Direito à Educação, às condições de acesso, permanência e continuidade dos estudos aos sujeitos da educação. Fundamentam esta pesquisa: Arroyo (2005, 2012, 2017), Cury(2002), Haddad (1987, 1991, 2002), Freire (1989, 2005), Freire e Macedo (2011), Gadotti (2009) Gimeno Sacristán (2002, 2013), Ponce (2016, 2018), Santos (2010, 2011, 2018) e Torres Santomé (2013). O estudo é de natureza qualitativa, buscando fazer o relato crítico das ações voltadas para a superação do analfabetismo na cidade, destacando a epistemologia da Educação Popular. Além da análise de documentos nacionais e municipais, foram realizadas entrevistas semiestruturadas, que auxiliam no resgate credibilizador (SANTOS, 2010) da política pública. A hipótese desta tese é de que a EJA, como política pública de Estado materializada nas dimensões da Justiça Curricular (a do cuidado, a do conhecimento e a da convivência democrática), pode contribuir para a assunção do compromisso com o Direito à Educação. A pesquisa aponta como as políticas educacionais para a EJA, nos anos iniciais (vivenciadas nos anos 2009-2016), viabilizam a superação do analfabetismopt_BR
dc.description.abstractThis research presents a critical study on Youth and Adult Education (EJA) policies aimed at adult literacy, implemented from 2009 to 2016 in São Bernardo do Campo City. It aims to analyze the contribution of democratizing public policies in the realization of the right to education, to the access' conditions, permanence and continuity of studies for the education’s actors. The theoretical foundations on which this research is based are: Arroyo (2005, 2012, 2017), Cury (2002), Haddad (1987, 1991, 2002), Freire (1989, 2005), Freire e Macedo (2011), Gadotti (2009) Gimeno Sacristán (2002, 2013), Ponce (2016, 2018), Santos (2010, 2011, 2018) e Torres Santomé (2013). The study is qualitative research, seeking to make a critical account of the actions aimed at overcoming illiteracy in the city, with emphasis on the epistemology of Popular Education. In addition to the national and municipal documents' analysis, semi-structured interviews are carried out, which help to restore credibility (SANTOS, 2010) to public policy. The hypothesis of this thesis is that the EJA, as a public policy of the State, materialized in the dimensions of Curricular Justice (care, knowledge and democratic coexistence), can contribute to the assumption of the commitment to the Right to Education. The research points out how educational policies for EJA, in the early years (experienced in the years 2009- 2016), enable overcoming illiteracyen_US
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – CAPESpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherPontifícia Universidade Católica de São Paulopt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsPUC-SPpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Estudos Pós-Graduados em Educação: Currículopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectAlfabetização de jovens e adultospt_BR
dc.subjectPolíticas públicaspt_BR
dc.subjectEducação popularpt_BR
dc.subjectDireito à educaçãopt_BR
dc.subjectJustiça curricularpt_BR
dc.subjectYouth and adult literacyen_US
dc.subjectPublic policiesen_US
dc.subjectPopular educationen_US
dc.subjectRight to educationen_US
dc.subjectCurricular justiceen_US
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::CURRICULOpt_BR
dc.titleAlfabetização de adultos e educação popular: práticas democráticas da EJA em São Bernardo do Campo (2009–2016)pt_BR
dc.typeTesept_BR
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Educação: Currículo

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Estela Fidelis Rodrigues.pdf2,17 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.