REPOSITORIO PUCSP Teses e Dissertações dos Programas de Pós-Graduação da PUC-SP Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Semiótica
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Tipo: Tese
Título: Humor judaico secularizado na filmografia de Woody Allen: análise das categorias temáticas do amor, sexo e dinheiro no filme Café society
Autor(es): Lanzoni, Duilio Maximiano
Primeiro Orientador: Motta,Leda Tenório da
Resumo: «Humor judaico secularizado na filmografia de Woody Allen. Análise das categorias temáticas do amor, sexo e dinheiro no filme Café Society», é o título desta tese cujo objetivo consiste em demonstrar como esse tipo de humor converte-se numa estratégia audiovisual consolidada do seu estilo pós-moderno. O tema é considerado na sua fonte tradicional, desmistificada graças à necessidade do diretor de fugir às amarras do passado e conquistar sua independência, analisando-o pelo viés existencialista, psicanalítico e desconstrutivista. A contextualização se dá, explorando o gênero da comédia, passando pelas diversas fases do reconhecimento. Descrita no relato biográfico, autobiográfico e na filmografia recriada até chegar ao filme escolhido. Problematiza-se a partir dele, inferindo categorias temáticas nos desdobramentos éticos, morais e estéticos propostos no argumento. A hipótese coloca esses dois primeiros temas ligados à sobrevivência objetiva em confronto com a sobrevivência subjetiva, ligada ao amor romântico e nostálgico de um tempo preterido. Justifica-se o escopo e recorte do objeto de estudo numa filmografia atualizada. Os procedimentos metodológicos procuram mostrar a passagem da modernidade à pós-modernidade, estabelecendo uma espécie de estado da arte da produção, aprofundando na leitura reflexiva e crítica do «humor judaico», decupado e analisado em Café Society. Traçam-se objetivos específicos relacionados com a estrutura pensada. Entre os referenciais teóricos utilizam-se biógrafos autorizados, destacando-se Marion Meade; Aristófanes, inspiração do papel social da comédia e fontes literárias de exploração. Visitam-se as obras de Freud, Reik e Lacan sobre o humor, chiste e paródia como produções do inconsciente, e especialistas atualizados em cultura judaica. Em relação ao objeto de estudo, decupam-se cenas analisadas e interpretadas no confronto com outras obras do próprio diretor: utiliza-se a obra de Neal Gabler An empire of their own para explorar a «Era de Ouro» do cinema de 1930, e as origens da Indústria Cultural de Hollywood. A estrutura tem um primeiro capítulo: «Rumores ancestrais de uma travessia familiar», centrado na infância de Woody Allen, na sua inspiração clássica e na passagem para as distintas fases de sua produção. O segundo, analisa o filme Café Society sob o prisma das temáticas sexo, dinheiro e amor, respectivamente. E, no terceiro, ensaia-se sobre a desmitificação da «comédia romântica», trazendo como resultado: «O dinheiro e o estigma da carne»; «O sexo, entre o instinto e a pulsão audiovisual»; e o «Amor, o festival do comediante judeu»
Abstract: «Secularized Jewish Humor in Woody Allen's Filmography. Analysis of the thematic categories of love, sex, and money in the film Café Society» is this thesis title which objective is to demonstrate how this type of humor becomes a consolidated audiovisual strategy of its postmodern style. The theme is considered demystified in its traditional source thanks to the director's need to escape the shackles of the past and gain independence, analyzing it through an existentialist, psychoanalytic and deconstructive perspective. The contextualization takes place exploring the comedy genre and going through the different stages of recognition. Described in the biographical, autobiographical account, and the recreated filmography until reaching the chosen film. Problematized, inferring thematic categories in the ethical, moral, and aesthetic developments proposed in the argument. The hypothesis puts these first two themes linked to objective survival in confrontation with subjective survival and linked to romantic and nostalgic love of a bygone time. The scope and cut of the object of study are justified in an updated filmography. The methodological procedures seek to show the passage from modernity to post-modernity, establishing a state-of-the-art production, delving deeper into the critical and reflective reading of the «Jewish humor» cut out and analyzed in Café Society. Outlined are the specific objectives related to the planned structure. Among the theoretical references are authorized biographers, especially Marion Meade, Aristophanes, inspiration from the social role of comedy and literary sources of exploration. The works of Freud, Reik, and Lacan were visited on humor, jokes, and parody as productions of the unconscious and up-to-date specialists in Jewish culture. Regarding the object of study, analyzed and interpreted scenes are cutout when compared with other works by the director himself: the work of Neal Gabler "An empire of their own" is used to explore the «Golden Age» of the 1930s cinema, and the origins of the Hollywood Culture Industry. The structure has the first chapter: «Ancestral rumors of a family crossing», centered on Woody Allen's childhood, his classic inspiration, and the passage to the different phases of his production. The second chapter analyzes the film "Café Society" through the prism of the themes of sex, money, and love, respectively. Finally, in the third chapter, the demystification of «romantic comedy» is rehearsed, resulting in: «Money and the stigma of meat»; «Sex, between instinct and audiovisual drive»; and «Love, the festival of the Jewish comedian»
Palavras-chave: Humor judaico
Woody Allen
Filmografia
Secularização
Jewish humor
Woody Allen
Café Society
Filmography
Secularization
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da Instituição: PUC-SP
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e Artes
metadata.dc.publisher.program: Programa de Estudos Pós-Graduados em Comunicação e Semiótica
Citação: Lanzoni, Duilio Maximiano. Humor judaico secularizado na filmografia de Woody Allen: análise das categorias temáticas do amor, sexo e dinheiro no filme Café society. 2022. Tese (Doutorado em Comunicação e Semiótica) - Programa de Estudos Pós-Graduados em Comunicação e Semiótica da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2022.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/26045
Data do documento: 29-Mar-2022
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