REPOSITORIO PUCSP Teses e Dissertações dos Programas de Pós-Graduação da PUC-SP Programa de Pós-Graduação em Educação: História, Política, Sociedade
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/26043
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorPereira, Carla Martinez Solano-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1942073804798552pt_BR
dc.contributor.advisor1Giovanni, Luciana Maria-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8305118845068821pt_BR
dc.date.accessioned2022-05-11T20:23:39Z-
dc.date.available2022-05-11T20:23:39Z-
dc.date.issued2022-03-29-
dc.identifier.citationPereira, Carla Martinez Solano. Trajetória de vida e o encontro com a docência: a inserção de professoras e professores nos anos iniciais do Ensino Fundamental a partir das marcas de classe, raça e gênero. 2022. Dissertação (Mestrado em Educação: História, Política, Sociedade) - Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: História, Política, Sociedade da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/26043-
dc.description.resumoA presente pesquisa tem como objeto de estudo a identidade profissional docente e por objetivo investigar como se expressam as marcas de classe, raça e gênero nas narrativas sobre as trajetórias de vida de professoras e professores iniciantes e relacionar ao percurso profissional docente e às dificuldades enfrentadas no processo de inserção destes sujeitos no magistério escolhendo como foco aqueles que atuam nos anos iniciais do ensino fundamental. A pesquisa parte das seguintes questões norteadoras: as marcas de classe, raça e gênero aparecem nas narrativas sobre as trajetórias de vida de cada professor e professora iniciante? Se sim, como estas marcas se relacionam ao percurso destes profissionais e às dificuldades enfrentadas no processo de inserção na docência? Quais as semelhanças e distinções destas trajetórias, a partir da intersecção entre os elementos de classe, raça e gênero? Trata-se de pesquisa qualitativa realizada com base em estudo de narrativas de 03 (três) professoras e 02 (dois) professores iniciantes, de rede pública e privada de ensino, vivendo o processo de inserção docente nos anos iniciais do ensino fundamental. As narrativas foram obtidas por meio de encontros com características de grupo focal, com coleta e gravação em áudio, priorizando as vozes dos próprios professores e professoras para compreender como a trajetória de cada sujeito em particular e as condições de classe, raça e gênero resultam na escolha da docência como profissão. São hipóteses norteadoras da pesquisa: a) as trajetórias de vida, incluindo as relações familiares e sociais, aliadas aos processos de escolarização exercem influência na escolha da docência como destino profissional; b) além das marcas singulares, próprias e únicas de cada sujeito, as marcas de classe, raça e gênero são elementos intervenientes nessa destinação profissional e determinam, quase sempre de maneira implícita, os caminhos a serem trilhados por estes profissionais no processo de inserção profissional. Constituem nortes teóricos da pesquisa os seguintes autores: Goodson, Huberman e Marcelo García - no que se refere à formação, inserção, trajetória e identidade docente; Apple e Ferraro – no que tange às questões de classe; Gonzales e Davis – para as questões de raça e gêneropt_BR
dc.description.abstractThe object of study of the present research is the professional identity of teachers, and it aims to investigate how class, race and gender traces are expressed in narratives of beginner teachers’ life trajectories and relate it to the professional teaching path and the challenges faced by those individuals in the process of entering magisterium, focusing on those who work on the first years of Elementary School. The research is based on the following driving questions: Do class, race, and gender traces appear in the narratives about the life trajectories of each beginning teacher? If so, how do these traces relate to the trajectories of these professionals and the difficulties they face when entering the teaching career? What are the differences and similarities of these trajectories, based on the intersection between the elements of class, race, and gender? This is a qualitative research based on the study of the narratives of 03 (three) female and 02 (two) male beginning teachers, from both public and private schools, going through the process of entering the teaching profession in the early years of Elementary School. The narratives were obtained through focus group meetings, with audio collection and recording, prioritizing the voices of the teachers themselves in order to understand how the trajectory of each subject in particular and the conditions of class, race, and gender result in the choice of teaching as a profession. The research hypotheses are: a) The life trajectories, including family and social relations, associated to schooling processes, influence the choice of teaching as a professional destination; b) besides the singular traces, proper and unique to each subject, the traces of class, race, and gender are intervening elements in this professional destination and determine, almost always in an implicit way, the paths to be taken by these professionals in the process of professional insertion. The following authors constitute the theoretical guidelines of the research: Goodson, Huberman, and Marcelo García - in regards to the formation, insertion, trajectory, and identity of teachers; Apple and Ferraro - in regards to class issues; Gonzales and Davis - for race and gender issues. The results, presented in summary tables, suggest thaten_US
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – CAPESpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherPontifícia Universidade Católica de São Paulopt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsPUC-SPpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Estudos Pós-Graduados em Educação: História, Política, Sociedadept_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectTrajetória de vidapt_BR
dc.subjectProfessor iniciantept_BR
dc.subjectInserção profissional docentept_BR
dc.subjectClassept_BR
dc.subjectRaça e Gêneropt_BR
dc.subjectLife trajectoryen_US
dc.subjectBeginning teacheren_US
dc.subjectTeacher professional insertionen_US
dc.subjectClassen_US
dc.subjectRace and genderen_US
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAOpt_BR
dc.titleTrajetória de vida e o encontro com a docência: a inserção de professoras e professores nos anos iniciais do Ensino Fundamental a partir das marcas de classe, raça e gêneropt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Educação: História, Política, Sociedade

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Carla Martinez Solano Pereira.pdf803,84 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.