Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/26027
Tipo: | Dissertação |
Título: | Indícios de representações sociais de professores de matemática sobre o pensamento algébrico de alunos autistas |
Autor(es): | Ferreira, Maximiliam Albano Hermelino |
Primeiro Orientador: | Manrique, Ana Lúcia |
Resumo: | A presente pesquisa se insere no contexto da Educação Matemática Inclusiva e na problemática das percepções que professores de Matemática têm ao ensinar Álgebra para alunos autistas. O problema de pesquisa proposto na forma da questão norteadora foi “Quais são os indícios de representações sociais de professores de Matemática que podemos identificar sobre o desenvolvimento do pensamento algébrico de alunos autistas?”. A pesquisa, de caráter qualiquantitativo, teve por objetivo geral identificar indícios de representações sociais de professores de Matemática sobre o desenvolvimento do pensamento algébrico de alunos autistas. O referencial teórico adotado foi a Teoria das Representações Sociais amparado pela tipologia e concepções de pensamento algébrico na perspectiva de Radford (2006). Assumiu-se como eixo metodológico o método do Discurso do Sujeito Coletivo (DSC) complementado pelo recurso das nuvens de palavras. Os dados foram coletados por meio de questionário on-line direcionado a professores de Matemática brasileiros que lecionassem para os Anos Finais do Ensino Fundamental e tivessem, dentre seus alunos, algum aluno autista. Os dados foram tratados utilizando os softwares DSCsoft e NVivo. Foram obtidos onze DSC e cinco nuvens de palavras. Os DSC apontaram que os participantes em geral concordam com a inclusão de alunos público-alvo da Educação Especial nas salas de aula comuns desde que ocorra preparação dos professores e da escola para recebê-los, além disso consideram que seus alunos autistas possuem dificuldades de socialização. As nuvens de palavras mostraram indícios de que os participantes em geral estabelecem relação entre pensamento algébrico e simbolismo alfanumérico, propõem atividades aos alunos autistas que envolvem somente pensamento aritmético e disponibilizam materiais concretos a esses alunos. As conclusões apontam a necessidade de capacitar os professores de Matemática tanto sobre a diversidade de comportamentos e possibilidades cognitivas dos alunos autistas, quanto diferentes estratégias de ensino de Álgebra que proporcionem a todos os alunos se apropriarem de formas mais complexas de pensamento algébrico |
Abstract: | This research is inserted in the context of Inclusive Mathematics Education and in the problem of the perceptions that Mathematics teachers have when teaching Algebra to autistic students. The research problem proposed in the form of the guiding question was “What are the signs of social representations of mathematics teachers that we can identify about the development of algebraic thinking in autistic students?”. The qualitative-quantitative research had the general objective of identifying evidence of social representations of Mathematics teachers on the development of algebraic thinking in autistic students. The theoretical framework adopted was the Theory of Social Representations supported by typology and conceptions of algebraic thinking in the perspective of Radford (2006). The methodological axis was assumed to be the Collective Subject Discourse (CSD) method complemented by the use of wordclouds. Data were collected through an online questionnaire directed to Brazilian Mathematics teachers who taught for the Final Years of Elementary School and had, among their students, an autistic student. Data were processed using DSCsoft and NVivo software. Eleven DSC and five wordclouds were obtained. The CSD pointed out that the participants in general agree with the inclusion of students who are the target audience of Special Education in common classrooms as long as the teachers and the school are prepared to receive them, in addition, they consider that their autistic students have difficulties in socialization. The wordclouds showed evidence that the participants in general establish a relationship between algebraic thinking and alphanumeric symbolism, propose activities to autistic students that involve only arithmetic thinking, and provide concrete materials to these students. The conclusions point to the need to train Mathematics teachers both on the diversity of behaviors and cognitive possibilities of autistic students and on different Algebra teaching strategies that allow all students to appropriate more complex forms of algebraic thinking |
Palavras-chave: | Autismo Representações sociais Pensamento algébrico Educação Matemática Inclusão Autism Social representations Algebraic thinking Mathematics education Inclusion |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Pontifícia Universidade Católica de São Paulo |
Sigla da Instituição: | PUC-SP |
metadata.dc.publisher.department: | Faculdade de Ciências Exatas e Tecnologia |
metadata.dc.publisher.program: | Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação Matemática |
Citação: | Ferreira, Maximiliam Albano Hermelino. Indícios de representações sociais de professores de matemática sobre o pensamento algébrico de alunos autistas. 2022. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática) - Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação Matemática da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2022. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/26027 |
Data do documento: | 23-Mar-2022 |
Aparece nas coleções: | Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Maximiliam Albano Hermelino Ferreira.pdf | 1,49 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.