REPOSITORIO PUCSP Teses e Dissertações dos Programas de Pós-Graduação da PUC-SP Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Currículo
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/26013
Tipo: Dissertação
Título: Escutas, memórias e subjetividades: acervo Sesc Memórias e os usos da história oral em contextos
Título(s) alternativo(s): Listenings, memories and subjectivities: the collection Sesc Memories and oral history usages in educational contexts
Autor(es): Santos, Carla Lira Mendes dos
Primeiro Orientador: Almeida, Maria Elizabeth Bianconcini de
Resumo: A pesquisa “Escutas, memórias e subjetividades: acervo Sesc Memórias e os usos da história oral em contextos educacionais” deriva-se dos trabalhos desenvolvidos com as entrevistas de história oral que compõem o acervo do Sesc Memórias, Centro de Memória do Sesc São Paulo. A partir da concepção do currículo como construção cultural e de que seus atos estão para além da educação formal, somos convidados a pensar sobre a força das narrativas construídas em um ambiente de educação não formal e que, armazenadas em seu centro de memórias, contribuem para o desenvolvimento de ações educativas. Ao inseri-las no debate acerca do Currículo, observamos a construção de uma rede cultural e social, nos quais os aspectos contidos nas experiências das pessoas são reconhecidos como parte integrante de um processo educativo. Diante desse cenário, pretendemos compreender como os registros narrativos dessas entrevistas podem assumir o papel de difusão das memórias institucionais, possibilitando a articulação dos conhecimentos produzidos e a disseminação para além das fronteiras institucionais. Por meio de uma abordagem qualitativa, a construção metodológica deste trabalho está baseada em uma pesquisa ex-post facto, sob à luz da documentação, pretendese apreender nessas narrativas a hipótese da realização de ações educativas tendo em conta a memória como um valor a ser cultivado. Para isso, considerase os conceitos de experiência e subjetividade no campo da educação não formal como parte do aporte teórico. Dessa forma, propõe-se analisar as relações tecidas pelos entrevistados acerca de suas vivências e experiências, registradas nas narrativas armazenadas em acervo. Esses registros possibilitaram reflexões acerca da relevância dos debates sobre currículo e cultura em uma instituição que promove a educação não formal e permanente como parte integrante de sua programação. E como resultado, destaca-se a contribuição de uma avaliação crítica da relação currículo-cultura que envolve as atividades de memórias realizadas no Sesc SP
Abstract: The research “Listenings, memories and subjectivities: The collection Sesc Memories and oral history usages in educational contexts” comes from works developed by the interviews about oral history which compose the collection of Sesc Memories, São Paulo Sesc Memory Center. From the conception of the curriculum as a cultural development and its acts beyond formal education, we are invited to think about the strength of narratives built in an informal educational environment which contribute to educational actions. By inserting them in a debate about the curriculum, we can observe the development of a social and cultural network, in which the aspects of people's experiences are known as key to an educational process. Considering this scenery, we intend to comprehend how the narrative records of such interviews can take part in broadcasting institutional memories, ensuring the articulation of knowledge produced and the dissemination beyond institutional borders. Through a qualitative approach, a metodologic development of this work is based on an ex-post facto research, by the light of documentation, we intend to capture in those narratives the hypothesis of the realization of educational actions considering memory as a value worth being cultivated. In order to achieve it, we take into consideration the concepts of experience and subjectiveness in the informal educational area as part of a theoretical support. In this way, it is proposed to analyze the relationships woven by the interviewees about their experiences and experiences, recorded in the narratives stored in the collection. These records allowed reflections on the relevance of debates on curriculum and culture in an institution that promotes non-formal and permanent education as an integral part of its programming. And as a result, the contribution of a critical evaluation of the curriculum-culture relationship that involves the memory activities carried out at Sesc SP stands out
Palavras-chave: Educação não formal
Centro de memórias
Narrativas
Currículo
Atos de currículo
Non formal education
Memories center
Narratives
Curriculum
Curriculum acts
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::CURRICULO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da Instituição: PUC-SP
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Educação
metadata.dc.publisher.program: Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Currículo
Citação: Santos, Carla Lira Mendes dos. Escutas, memórias e subjetividades: acervo Sesc Memórias e os usos da história oral em contextos. 2022. Dissertação (Mestrado em Educação: Currículo) - Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Currículo da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2022.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/26013
Data do documento: 18-Mar-2022
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