REPOSITORIO PUCSP Teses e Dissertações dos Programas de Pós-Graduação da PUC-SP Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Currículo
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/25991
Tipo: Dissertação
Título: “De tudo se faz canção”: processos criativos do Prata da Casa
Título(s) alternativo(s): “From everything a song is made”: Prata da Casa's creative processes
Autor(es): Dini, Patrícia
Primeiro Orientador: Almeida, Fernando José de
Resumo: Esta pesquisa teve como objetivo geral: Analisar como se desenvolve o processo de criatividade na integração dos sujeitos no projeto Prata da Casa. E, como objetivos específicos: Definir as dimensões da criatividade no formato operacional do Prata da Casa; Identificar as etapas que compõem o processo criativo do Prata da Casa; Observar as características criativas na equipe de trabalho do projeto formada pela equipe técnica do Núcleo de Música e Artes Cênicas (NMAC), pelos críticos de música e pelos artistas. O Prata da Casa surgiu em 1999, no Sesc Pompeia, com a intenção de acolher novos artistas e suas criações musicais inéditas. A reunião desses sujeitos em torno da construção do projeto – um grupo que se caracteriza pela pluralidade de saberes, de experiências, pelas diferentes formações acadêmicas e histórias de vida – chegou-se ao problema desta pesquisa: O que no projeto Prata da Casa pode ser caracterizado como potencialidade e educabilidade para a criatividade? Para alcançálos, buscou-se, nesta investigação, a criatividade e o processo criativo na integração dos sujeitos, as relações que constroem e participam dentro de sua realidade cotidiana. Realidade experienciada, em 2003 e 2004, na unidade do Sesc Pompeia. Inicialmente foi feito um breve mapeamento dos estudos de criatividade e processos criativos em música, pela Revisão Sistemática da Literatura (RSL). Na sequência, por meio das entrevistas e do levantamento da documentação do Sesc, foram identificadas e analisadas as concepções de Gardner (1996), De Masi (2003) e Paulo Freire (1967, 1987), presentes na criatividade e no processo criativo do Prata da Casa
Abstract: This research had as general objective: To analyze how the process of creativity in the integration of subjects in the Prata da Casa project is developed. And, as specific objectives: Define the dimensions of creativity in the operational format of Prata da Casa; Identify the steps that make up the Prata da Casa creative process; Observe the creative characteristics of the project's work team formed by the technical team of the Music and Performing Arts Center (NMAC), by music critics and artists. Prata da Casa emerged in 1999, at Sesc Pompeia, with the intention of welcoming new artists and their new musical creations. The gathering of these subjects around the construction of the project - a group characterized by the plurality of knowledge, experiences, different academic backgrounds and life stories - led to the problem of this research: What in the Prata da Casa project can be characterized as potentiality and educability for creativity? To achieve them, this investigation looked at the creativity and the creative process in the integration of the subjects, the relationships they build and which take part in within their daily reality. This reality was experienced, in 2003 and 2004, at the Sesc Pompeia unit. Initially, a brief mapping of the studies on creativity and creative processes in music was made through the Systematic Literature Review (SLR). Next, through interviews and research of Sesc's documentation, were identified and analyzed the concepts of Gardner (1996), De Masi (2003), and Paulo Freire (1967, 1987), which were present in Prata da Casa's creativity and creative process
Palavras-chave: Criatividade
Processos criativos
Música
Sesc
Creativity
Creative processes
Music
Sesc
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::CURRICULO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da Instituição: PUC-SP
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Educação
metadata.dc.publisher.program: Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Currículo
Citação: Dini, Patrícia. “De tudo se faz canção”: processos criativos do Prata da Casa. 2022. Dissertação (Mestrado em Educação: Currículo) - Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Currículo da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2022.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/25991
Data do documento: 10-Mar-2022
Aparece nas coleções:Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Currículo

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Patricia Dini.pdf1,34 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.