REPOSITORIO PUCSP Teses e Dissertações dos Programas de Pós-Graduação da PUC-SP Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Currículo
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Tipo: Tese
Título: A fotografia digital e a construção da identidade do educador
Título(s) alternativo(s): Digital photography and the construction of the educator’s identity
Autor(es): Almeida, Cláudia dos Santos
Primeiro Orientador: Almeida, Fernando José de
Resumo: A presente pesquisa tem como objetivo compreender como se torna possível ao educador construir reflexivamente a sua trajetória de formação e elaboração da identidade profissional pela memória, acionando os seus arquivos fotográficos. Como problema, observa-se que a fotografia digital não é utilizada para construção da identidade individual e coletiva, para construção de conhecimento. O referencial teórico apresenta-se da seguinte forma. Currículo: Gimeno Sacristán (1998, 2013); Fotografia: Vilém Flusser (1985), Armando Silva (2008), Sebastião Salgado (2014), Cláudia dos Santos Almeida (2021); Democracia: Boaventura de Sousa Santos (2018); Tecnologias e narrativas: Maria Elizabeth Bianconcini de Almeida (2016), Maria Elizabeth Bianconcini de Almeida e José Armando Valente (2012). Identidade: Shoshana Zuboff (2020), Eduardo Monteiro e Artur Motta (2013); Memória: Eric R. Kandel (2009), Ramon M. Cosenza e Leonor B. Guerra (2011); Letramento: Roxane Rojo e Eduardo Moura (2012), Fernando José de Almeida (2005, 2009). Quanto aos procedimentos metodológicos, optou-se por uma pesquisa de história de vida com enfoque qualitativo, por meio da participação de seis profissionais da educação que contaram suas trajetórias de vidas através de fotografias extraídas de seus guardados familiares. Esses participantes organizaram suas histórias estruturadas com fotos, áudio e textos, documentos que, de forma ordenada, construíram seus pensamentos e costuraram suas memórias, de acordo com valores família, afetos, conhecimento escolar, vivências políticas; explicitaram o valor da aprendizagem no coletivo. A análise foi feita a partir de cinco a dez fotografias selecionadas por eles, contando suas vivências no processo de construção da formação de educador. A análise deste conteúdo foi realizada com base em Heloisa Szymanski (2002) e Chizzotti (2014). Decidiu-se pela utilização da metodologia narrativa, na perspectiva de compreender como se atualiza pelas retomadas de suas memórias fotográficas o processo de formação da identidade profissional. Por meio delas que os professores, pela ativação significativas da memória despertada nas fotos, refizeram o caminho da construção de seus projetos de vida. Tal projeto se desvela pela retomada de sua trajetória docente, das pessoas que lhes despertaram as primeiras vivências de aprendizagem e de convívio educativo, além da construção de significativos momentos do conhecimento de si e do outro. Previu-se, categorizar os diversos conhecimentos que essas educadoras trouxeram e destacar pontos de valores convergentes em suas trajetórias. Os resultados da pesquisa contribuirão para indicar uma prática pedagógica com uma sequência estruturada como instrumento norteador para o emprego da fotografia digital como um processo inovador a ser utilizado na construção de conhecimento das identidades individuais e coletivas, valorizando a cultura dos letramentos contemporâneos a começar pelos educadores
Abstract: This research project has the objective of understanding how it is that the educator can reflexively construct his/her training trajectory and professional identity through memory, activated by photograph archives. This research project has the objective of understanding how it is that the educator can reflexively construct his/her training trajectory and professional identity through memory, activated by photograph archives. The research is based on the observed problem that digital photography is not utilized for the construction of individual and collective identity, or for the construction of knowledge. The project’s theoretical reference is presented as follows. Curriculum: Gimeno Sacristán (1998, 2013); Photography: Vilém Flusser (1985), Armando Silva (2008), Sebastião Salgado (2014), Cláudia dos Santos Almeida (2021); Democracy: Boaventura de Sousa Santos (2018); Technologies and narratives: Maria Elizabeth Bianconcini de Almeida (2016), Maria Elizabeth Bianconcini de Almeida and José Armando Valente (2012); Identity: Shoshana Zuboff (2020), Eduardo Monteiro and Artur Motta (2013); Memory: Eric R. Kandel (2009), Ramon M. Cosenza and Leonor B. Guerra (2011); Literacy: Roxane Rojo and Eduardo Moura (2012), Fernando José de Almeida (2005, 2009). As for the methodological procedures, I opted to research life histories with a qualitative emphasis, through the participation of six education professionals who told their life trajectories through photographs extracted from their family and personal archives. These participants organized their stories through the structure of photographs, audios, and texts; documents which, in an ordered manner, constructed their thoughts and sewed their memories according to their family values, affects, school knowledge, and political experiences. These made explicit the value of collective learning. The analysis was made based on five to ten photographs selected by the participants, which told of their experiences in the process of constructing their training as an educator. The analysis of this content was conducted based on Heloisa Szymanski (2002) and Chizzotti (2014). I opted to use the methodology of narratives, with the perspective of understanding how a return to memories through photographs updates the educator’s understanding of their process of training and professional identity. It is through these photographs that teachers, through the activation of significant memories stimulated by the pictures, reconstructed the paths for the development of their life goals. Such goals are made clear through the recapturing of their trajectories as teachers, of the people who first awakened their experiences with learning and educational conviviality, in addition of the construction of significant moments of knowledge about the self and others. I anticipated to categorize the various knowledges these educators brought and to highlight values that are shared and converge in their trajectories. The results of the research will contribute by indicating a pedagogic practice with a structured sequence as a tool to guide the use of digital photography as an innovative process to be used in the construction of knowledge about individual and collective identities, giving value to contemporary cultures of literacy by beginning with educators
Palavras-chave: Memória
Fotografia digital
Letramento digital
Currículo
Formação do educador
Memory
Digital photography
Digital literacy
Curriculum
Educator training
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::CURRICULO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da Instituição: PUC-SP
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Educação
metadata.dc.publisher.program: Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Currículo
Citação: Almeida, Cláudia dos Santos. A fotografia digital e a construção da identidade do educador. 2022. Tese (Doutorado em Educação: Currículo) - Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Currículo da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2022.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/25928
Data do documento: 17-Mar-2022
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