Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/25922
Tipo: | Dissertação |
Título: | Ensino da escrita como processo de construção de sentidos: caminhos teórico-metodológicos |
Título(s) alternativo(s): | Teaching writing as a process of sense construction |
Autor(es): | Silva, Grace Janaína de Godoy Pinheiro Pereira da |
Primeiro Orientador: | Passarelli, Lílian Maria Ghiuro |
Resumo: | A partir da preocupação em contribuir com o favorecimento da escrita dos alunos, compreendendo que a linguagem é uma atividade discursiva e produzir textos é uma atividade dialógica e interacional, resultado da relação sujeito/interlocutor, emerge a motivação para desenvolver a presente pesquisa a respeito das práticas pedagógicas no ensino da escrita para além de um texto como produto pronto acabado. Nosso estudo investiga os caminhos teórico-metodológicos para o ensino e avaliação da escrita, tendo como objetivos específicos: compreender como ocorre o ensino da escrita como processo de construção de sentidos, conhecer as teorias que fundamentam a escrita: do produto ao processo, apresentar apontamentos para proposta de ensino da escrita. Para a compreensão dos diferentes aspectos que envolvem a escrita em processo de construção de sentidos, esta investigação considerou o documento orientador Base Nacional Comum Curricular (BNCC) (2017). Valemo-nos também de revisão de literatura, tendo por autores fundamentais: Freire (2017), Passarelli (2002, 2004, 2008, 2012, 2020) Geraldi (1997), Bakhtin (2011, 2016). Como procedimentos de pesquisa, utilizamos levantamento bibliográfico e análise documental. Em nossos resultados, a pesquisa evidenciou que o processo de escrita contribui para a construção de sentidos do aluno e que a Avaliação para a Aprendizagem favorece a sua competência escritora desde que o professor assuma o papel de mediador da aprendizagem |
Abstract: | From the concern to contribute to the improvement of students' writing, understanding that language is a discursive activity and producing texts is a dialogic and interactional activity, the result of the subject/interlocutor relationship, emerges the motivation to develop this research about the pedagogical practices in teaching writing beyond a text as a finished product. Our study investigates the theoretical and methodological paths for teaching and evaluating writing, with the following specific objectives: to understand how the teaching of writing occurs as a process of sense construction, to know the theories that support writing: from the product to the process, and to present notes for the proposal of teaching writing. To understand the different aspects that involve writing as a process of sense construction, this research considered the guiding document Base National Common Curriculum (BNCC) (2017). We also availed ourselves of literature review, having as fundamental authors: Freire (2017), Passarelli (2002, 2004, 2008, 2012, 2020) Geraldi (1997), Bakhtin (2011, 2016). As research procedures, we used bibliographic survey and document analysis. In our results, the research evidenced that the writing process contributes to the construction of the student's senses and that Assessment for Learning favors their writing competence as long as the teacher assumes the role of learning mediator |
Palavras-chave: | Produção de texto Ensino Escrita em processo Text production Teaching Writing in process |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Pontifícia Universidade Católica de São Paulo |
Sigla da Instituição: | PUC-SP |
metadata.dc.publisher.department: | Faculdade de Educação |
metadata.dc.publisher.program: | Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Formação de Formadores |
Citação: | Silva, Grace Janaína de Godoy Pinheiro Pereira da. Ensino da escrita como processo de construção de sentidos: caminhos teórico-metodológicos. 2022. Dissertação (Mestrado em Educação: Formação de Formadores) - Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Formação de Formadores da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2022. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/25922 |
Data do documento: | 7-Mar-2022 |
Aparece nas coleções: | Programa de Pós-Graduação em Educação: Formação de Formadores |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Grace Janaína de Godoy Pinheiro Pereira da Silva.pdf | 1,11 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.