Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/25907
Tipo: | Tese |
Título: | Gestão democrática na perspectiva de Paulo Freire: narrativas autobiográficas |
Título(s) alternativo(s): | Democratic management from the perspective of Paulo Freire: autobiographical narratives |
Autor(es): | Silva, Edimicio Flaudisio |
Primeiro Orientador: | Saul, Ana Maria |
Resumo: | A escola democrática enfrenta, hoje, tempos difíceis. Há pouco espaço para a tomada de decisões sobre a política curricular no âmbito da própria escola e as ações de controle, tais como decisões sobre o conteúdo a ser ensinado, provas externas para os alunos e a obrigatoriedade do uso de materiais escolares, vem ganhando cada vez mais força. Esta tese tem por objetivo desenvolver uma autorreflexão crítica de minha prática como diretor, de modo a identificar possibilidades e limites da gestão democrática em uma escola pública de ensino fundamental em um contexto de ideologia de controle. O referencial teórico apoia-se nas concepções de Paulo Freire (1987, 1996, 2013, 2018) e de autores com ele alinhados: Ana Maria Saul (2012, 2016), Ana Maria Saul e Luís Armando Gandin (2017), Vitor Henrique Paro (1997, 2011, 2015) e Licínio C. Lima (2012, 2013), que tratam a questão da gestão democrática em uma perspectiva crítico-emancipadora. Os procedimentos metodológicos utilizados nessa investigação incluem a autorreflexão de narrativas elaboradas a partir de minha experiência, descritas em cenas emblemáticas que acontecem em momentos importantes da vida da escola: planejamento e desenvolvimento do currículo, formação dos professores, reuniões pedagógicas, reuniões de pais e avaliação dos alunos. A descrição das cenas está apoiada na observação participante de situações vivenciadas na escola e no registro de relatos de experiência das ações do diretorpesquisador, em cada um desses momentos. As narrativas terão, como crivo de análise, uma trama conceitual freireana, na qual se encontram os seguintes conceitos: gestão democrática, participação, diálogo, autonomia e humanização. Nos resultados, foram apresentadas indicações para a construção de uma gestão democrática na escola, em tempos de ideologia de controle, buscando demonstrar os conflitos existentes e as possibilidades de resistência |
Abstract: | The democratic school faces difficult times today. There is little room for decision-making about curricular policy within the school itself and control actions, such as decisions about the content to be taught, external tests for students and the mandatory use of school materials, have been gaining more strength. This thesis aims to develop a critical self-reflection of my practice as a director, in order to identify possibilities and limits of democratic management in a public elementary school in a context of control ideology. The theoretical framework is based on the conceptions of Paulo Freire (1987,1996, 2013, 2018) and authors aligned with him: Ana Maria Saul (2012, 2016) Ana Maria Saul and Luís Armando Gandin (2017), Vitor Henrique Paro (1997, 2011, 2015) and Licínio C. Lima (012, 2013), who deal with the issue of democratic management in a critical-emancipatory perspective. The methodological procedures used in this investigation include the self-reflection of narratives elaborated from my experience, described in emblematic scenes that take place at important moments in the life of the school: planning and development of the curriculum, teacher training, pedagogical meetings, parents' meetings and student assessment. The description of the scenes is supported by the participant observation of situations experienced at school and the recording of experience reports of the director-researcher's actions, in each of these moments. The narratives will have, as a sieve of analysis, a conceptual Freirean plot, in which the following concepts are found: democratic management, participation, dialogue, autonomy and humanization. In the results, indications will be presented for the construction of a democratic management in the school, in times of ideology of control, seeking to demonstrate the existing conflicts and the possibilities of resistance |
Palavras-chave: | Paulo Freire Gestão democrática Direção escolar Narrativa autorreflexiva Democratic management Paulo Freire Reflective narrative School management |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::CURRICULO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Pontifícia Universidade Católica de São Paulo |
Sigla da Instituição: | PUC-SP |
metadata.dc.publisher.department: | Faculdade de Educação |
metadata.dc.publisher.program: | Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Currículo |
Citação: | Silva, Edimicio Flaudisio. Gestão democrática na perspectiva de Paulo Freire: narrativas autobiográficas. 2022. Tese (Doutorado em Educação: Currículo) - Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Currículo da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2022. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/25907 |
Data do documento: | 4-Mar-2022 |
Aparece nas coleções: | Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Currículo |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Edimicio Flaudisio Silva.pdf | 5,04 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.