REPOSITORIO PUCSP Teses e Dissertações dos Programas de Pós-Graduação da PUC-SP Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Currículo
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/25907
Tipo: Tese
Título: Gestão democrática na perspectiva de Paulo Freire: narrativas autobiográficas
Título(s) alternativo(s): Democratic management from the perspective of Paulo Freire: autobiographical narratives
Autor(es): Silva, Edimicio Flaudisio
Primeiro Orientador: Saul, Ana Maria
Resumo: A escola democrática enfrenta, hoje, tempos difíceis. Há pouco espaço para a tomada de decisões sobre a política curricular no âmbito da própria escola e as ações de controle, tais como decisões sobre o conteúdo a ser ensinado, provas externas para os alunos e a obrigatoriedade do uso de materiais escolares, vem ganhando cada vez mais força. Esta tese tem por objetivo desenvolver uma autorreflexão crítica de minha prática como diretor, de modo a identificar possibilidades e limites da gestão democrática em uma escola pública de ensino fundamental em um contexto de ideologia de controle. O referencial teórico apoia-se nas concepções de Paulo Freire (1987, 1996, 2013, 2018) e de autores com ele alinhados: Ana Maria Saul (2012, 2016), Ana Maria Saul e Luís Armando Gandin (2017), Vitor Henrique Paro (1997, 2011, 2015) e Licínio C. Lima (2012, 2013), que tratam a questão da gestão democrática em uma perspectiva crítico-emancipadora. Os procedimentos metodológicos utilizados nessa investigação incluem a autorreflexão de narrativas elaboradas a partir de minha experiência, descritas em cenas emblemáticas que acontecem em momentos importantes da vida da escola: planejamento e desenvolvimento do currículo, formação dos professores, reuniões pedagógicas, reuniões de pais e avaliação dos alunos. A descrição das cenas está apoiada na observação participante de situações vivenciadas na escola e no registro de relatos de experiência das ações do diretorpesquisador, em cada um desses momentos. As narrativas terão, como crivo de análise, uma trama conceitual freireana, na qual se encontram os seguintes conceitos: gestão democrática, participação, diálogo, autonomia e humanização. Nos resultados, foram apresentadas indicações para a construção de uma gestão democrática na escola, em tempos de ideologia de controle, buscando demonstrar os conflitos existentes e as possibilidades de resistência
Abstract: The democratic school faces difficult times today. There is little room for decision-making about curricular policy within the school itself and control actions, such as decisions about the content to be taught, external tests for students and the mandatory use of school materials, have been gaining more strength. This thesis aims to develop a critical self-reflection of my practice as a director, in order to identify possibilities and limits of democratic management in a public elementary school in a context of control ideology. The theoretical framework is based on the conceptions of Paulo Freire (1987,1996, 2013, 2018) and authors aligned with him: Ana Maria Saul (2012, 2016) Ana Maria Saul and Luís Armando Gandin (2017), Vitor Henrique Paro (1997, 2011, 2015) and Licínio C. Lima (012, 2013), who deal with the issue of democratic management in a critical-emancipatory perspective. The methodological procedures used in this investigation include the self-reflection of narratives elaborated from my experience, described in emblematic scenes that take place at important moments in the life of the school: planning and development of the curriculum, teacher training, pedagogical meetings, parents' meetings and student assessment. The description of the scenes is supported by the participant observation of situations experienced at school and the recording of experience reports of the director-researcher's actions, in each of these moments. The narratives will have, as a sieve of analysis, a conceptual Freirean plot, in which the following concepts are found: democratic management, participation, dialogue, autonomy and humanization. In the results, indications will be presented for the construction of a democratic management in the school, in times of ideology of control, seeking to demonstrate the existing conflicts and the possibilities of resistance
Palavras-chave: Paulo Freire
Gestão democrática
Direção escolar
Narrativa autorreflexiva
Democratic management
Paulo Freire
Reflective narrative
School management
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::CURRICULO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da Instituição: PUC-SP
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Educação
metadata.dc.publisher.program: Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Currículo
Citação: Silva, Edimicio Flaudisio. Gestão democrática na perspectiva de Paulo Freire: narrativas autobiográficas. 2022. Tese (Doutorado em Educação: Currículo) - Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Currículo da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2022.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/25907
Data do documento: 4-Mar-2022
Aparece nas coleções:Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Currículo

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Edimicio Flaudisio Silva.pdf5,04 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.