REPOSITORIO PUCSP Teses e Dissertações dos Programas de Pós-Graduação da PUC-SP Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Currículo
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Tipo: Dissertação
Título: Liberdade, educação e modernidade líquida: contribuições do currículo escolar no processo de emancipação individual contemporânea
Título(s) alternativo(s): Freedom, education and liquid modernity: contributions of the school curriculum in the process of contemporary individual emancipation
Autor(es): Robatino, Aureni
Primeiro Orientador: Silveira, Nadia Dumara Ruiz
Resumo: A modernidade se desenvolveu a partir das ideias de pensadores iluministas do século XVIII. Acreditava-se que a razão, além de libertar os seres humanos de situações de subordinação ao pensamento do outro, promoveria a organização de sociedades que pudessem proporcionar proteção e liberdade aos seus cidadãos. No início do século XX, Freud chamou a atenção para o mal-estar causado nas sociedades que abriram mão da liberdade em troca de segurança. Na segunda metade do século XX, teve início uma discussão sobre o fim da modernidade. Foi em meio aos debates sobre a pósmodernidade que o sociólogo polonês Zygmunt Bauman desenvolveu o conceito de “modernidade líquida”. Entre outros temas, ele chamou a atenção para o fato de que grande parte da humanidade estava experimentando uma liberdade sem precedentes. Esse foi o ponto de partida para a realização desta pesquisa, que tem como objetivo central apresentar uma reflexão teórico-crítica sobre as contribuições do currículo escolar no processo de emancipação individual contemporânea. Para isso, buscou compreender o conceito de “modernidade líquida” a partir do qual se propôs a analisar a ideia de liberdade no início do século XXI e destacar a importância da educação no processo de emancipação individual para, por fim, refletir a respeito do papel do currículo escolar nesse processo, tendo em vista questões socioculturais brasileiras. O desenvolvimento da pesquisa se deu por meio de uma abordagem qualitativa. Por ter uma estrutura predominantemente teórica, o procedimento metodológico utilizado foi a análise bibliográfica. O estudo caracteriza-se como descritivo reflexivo do referencial teórico alicerçado por pensadores como Zygmunt Bauman, Jean-Paul Sartre, Jean-Jacques Rousseau, Michel Serres, José Gimeno Sacristán, Michael Apple, Miguel Arroyo, Sérgio Buarque de Holanda, Lilia Schwarcaz, entre outros. A pesquisa pretende contribuir com a compreensão do conceito de “modernidade líquida”, ressignificar a obra “Emílio, ou da Educação” e ampliar o conhecimento sobre currículo escolar, além de sublinhar a importância da necessidade de reflexão sobre o conceito de liberdade no contexto atual. Os caminhos percorridos pela pesquisa ajudarão a ampliar discussões sobre a educação escolar contemporânea
Abstract: Modernity developed from the ideas of the eighteenth-century Enlightenment thinkers. It was believed that reason, besides freeing human beings from subordination to the other’s thinking, would encourage the organization of societies that could provide protection and freedom to their citizens. In early 20th century, Freud highlighted the unease caused in societies that gave up their freedom in exchange for security. In the second half of the 20th century, a discussion about the end of modernity began. Polish sociologist Zygmunt Bauman, in debates about postmodernity, developed the concept of “liquid modernity.” Among many other topics, he stressed that a large part of humanity was experiencing unprecedented freedom. This was the starting point for carrying out this study, whose main objective is to present a theoretical-critical reflection on the contributions of the school curriculum in the contemporary individual emancipation process. To this end, it sought to understand the concept of “liquid modernity” from which it proposed to analyze the idea of freedom at the beginning of the 21st century and to highlight the importance of education in the process of individual emancipation to then reflect on the role of the school curriculum in this process, considering Brazilian sociocultural issues. The development of this qualitative approach research, due to its predominantly theoretical structure, used the bibliographic analysis as a methodological procedure. The theoretical framework of this reflective descriptive study is supported by thinkers such as Zygmunt Bauman, Jean-Paul Sartre, Jean-Jacques Rousseau, Michel Serres, José Gimeno Sacristán, Michael Apple, Miguel Arroyo, Sérgio Buarque de Holanda, Lilia Schwarcaz, among others. The research aims to contribute to the understanding of the concept of “liquid modernity,” to give new meaning to the work “Emile, or On Education,” and to expand knowledge about the school curriculum, along with underlining the importance of the need to reflect on the concept of freedom in the current context. The research paths will help to broaden discussions about contemporary school education
Palavras-chave: Liberdade
Educação
Modernidade líquida
Currículo escolar
Freedom
Education
“Liquid modernity”
School curriculum
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::CURRICULO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da Instituição: PUC-SP
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Educação
metadata.dc.publisher.program: Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Currículo
Citação: Robatino, Aureni. Liberdade, educação e modernidade líquida: contribuições do currículo escolar no processo de emancipação individual contemporânea. 2022. Dissertação (Mestrado em Educação: Currículo) - Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Currículo da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2022.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/25896
Data do documento: 23-Fev-2022
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