REPOSITORIO PUCSP Teses e Dissertações dos Programas de Pós-Graduação da PUC-SP Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Currículo
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/25890
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorAbi Rached, Maria Aparecida da Silva-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3376573276613867pt_BR
dc.contributor.advisor1Feldmann, Marina Graziela-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/510717770384256pt_BR
dc.date.accessioned2022-04-08T20:05:25Z-
dc.date.available2022-04-08T20:05:25Z-
dc.date.issued2022-02-22-
dc.identifier.citationAbi Rached, Maria Aparecida da Silva. Um estudo sobre os egressos do curso de Mestrado no Programa de Pós-Graduação em Educação: Currículo - 2013-2020. 2022. Dissertação (Mestrado em Educação: Currículo) - Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Currículo da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/25890-
dc.description.resumoO estudo da relação formação acadêmica e atuação profissional dos egressos com as propostas dos cursos de Mestrado stricto sensu representa, na atualidade, cada vez mais pertinência e importância. Isso porque os Programas de Pós-Graduação, incluindo o Programa de Mestrado em Educação: Currículo da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), necessitam, diante das questões atuais, focalizar esse processo relacional com o intuito de compreender com maior profundidade as demandas profissionais e sociais. Tem-se, assim, como objetivo neste estudo dimensionar os possíveis impactos relacionados à formação e à atuação do Mestre em Educação: Currículo, a partir do perfil de egressos do período 2013-2020, tendo em vista seus percursos acadêmicos e profissionais, como indicadores à incorporação de novas demandas e proposições ao Programa de Pós-Graduação em Educação: Currículo da PUC-SP. A fundamentação teórica que sustenta a presente investigação vale-se das contribuições dos seguintes trabalhos: Apple (1999); Chizzotti (2013); Feldmann (2009, 2018); Feldmann, Masetto e Freitas (2016); Freire (2006); Lousada e Martins (2005), Martins e Noffs (2018); Pena (2000); Perrenoud (2013); Ribeiro (2005); Sacristán (2017); Tardif (2014), entre outros. Do ponto de vista metodológico, trata-se de uma pesquisa qualitativa de cunho descritivo e interpretativo, que envolve pesquisa bibliográfica, documental e estudo de campo. Entre os achados da pesquisa, destacam-se a importância da implementação de uma política de acompanhamento de egressos que contemple a dinâmica das atuais demandas profissionais e sociais bem como programas de educação continuada voltados aos egressos do Programapt_BR
dc.description.abstractThe study of the relation between academic education and professional performance of graduates with the proposals of the Master’s stricto sensu courses represents, nowadays, increasingly pertinence and importance. This is so because the Graduate Programs, including the Master’s Program in Education: Curriculum of the Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), need, given current issues, to focus on this relational process in order to understand professional and social demands in greater depth. Thus, the objective of this study is to measure the possible impacts related to the training and performance of the Master of Education: Curriculum, from the profile of graduates from the period 2013-2020, in view of their academic and professional paths, as indicators to the incorporation of new demands and propositions to the Graduate Program in Education: Curriculum of PUC-SP. The theoretical foundation that supports the present investigation is based on the contributions of the following works: Apple (1999); Chizzotti (2013); Feldmann (2009, 2018); Feldmann, Masetto and Freitas (2016); Freire (2006); Lousada and Martins (2005), Martins and Noffs (2018); Pena (2000); Perrenoud (2013); Ribeiro (2005); Sacristán (2017); Tardif (2014), among others. From the methodological point of view, it is a qualitative investigation with a descriptive and interpretive nature, which involves bibliographic and documentary research and field study. Among the research findings, the importance of implementing a policy for monitoring graduates that addresses the dynamics of current professional and social demands as well as continuing education programs aimed at graduates of the Program stand outen_US
dc.description.sponsorshipFundação São Paulo – FUNDASPpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherPontifícia Universidade Católica de São Paulopt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsPUC-SPpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Estudos Pós-Graduados em Educação: Currículopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEgressopt_BR
dc.subjectMestrado em educaçãopt_BR
dc.subjectCurrículopt_BR
dc.subjectFormação acadêmicapt_BR
dc.subjectAtuação profissionalpt_BR
dc.subjectGraduateen_US
dc.subjectMaster’s in educationen_US
dc.subjectCurriculumen_US
dc.subjectAcademic educationen_US
dc.subjectProfessional performanceen_US
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::CURRICULOpt_BR
dc.titleUm estudo sobre os egressos do curso de Mestrado no Programa de Pós-Graduação em Educação: Currículo - 2013-2020pt_BR
dc.title.alternativeA study on graduates from the Master’s course in the Graduate Program in Education: Curriculum – 2013-2020en_US
dc.typeDissertaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Currículo

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Maria Aparecida da Silva Abi Rached.pdf944,72 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.