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https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/25797
Tipo: | Tese |
Título: | Mediação docente diferenciada: uma investigação sobre autoconhecimento docente e pedagogia diferenciada a serviço da relação professor-aluno |
Autor(es): | Stein, George Ricardo |
Primeiro Orientador: | Almeida, Maria Elizabeth Bianconcini de |
Resumo: | Esta pesquisa analisa como a adoção de práticas pedagógicas baseadas na pedagogia diferenciada e no autoconhecimento docente, por meio da utilização do indicador de tipos psicológicos MBTI® (Myers and Briggs Type Indicator), influencia a relação professoraluno, sob a perspectiva dos professores. Adicionalmente, propõe elementos iniciais para uma mediação docente diferenciada delineando um constructo teórico. Assume um percurso de referencial teórico que integra os temas pedagogia diferenciada, mediação e autoconhecimento por tipos psicológicos. Essa integração é articulada por meio de referenciais de formação de professores e das teorias de currículo. Desenvolve-se uma pesquisa-ação integrada a um programa de formação continuada em diferenciação didática por tipos psicológicos para vinte e seis docentes do ensino fundamental de uma escola particular no estado de São Paulo. No decorrer do programa de formação, os participantes foram gradativamente aplicando a teoria na prática de suas salas de aula e coletando informações sobre as práticas adotadas. As informações obtidas foram avaliadas quanti e qualitativamente no ciclo da pesquisa-ação, de modo a manter o programa de formação e a investigação alinhados com os objetivos previamente definidos. Os resultados indicam que professores com autoconhecimento conseguem identificar e lidar melhor com a diversidade de comportamentos de alunos em sala de aula, assumindo uma intencionalidade pedagógica para planejar atividades didáticas e interagir com alunos, percebendo aspectos positivos relativos à atenção, à participação e à contribuição dos alunos em sala de aula. As análises trouxeram contribuições para futuras edições de programas de formação continuada, bem como de detalhamento de um constructo teórico de mediação docente diferenciada que viabilize ampliar para outros contextos os aspectos relevantes |
Abstract: | This research analyzes how the adoption of pedagogical practices based on differentiated instruction and teacher self-knowledge, through the use of the MBTI® (Myers and Briggs Type Indicator), influences the teacher-student relationship from the perspective of teachers. Additionally, it proposes initial elements for a differentiated teacher-student mediation outlining a theoretical construct. It adopts a theoretical framework that integrates the themes of differentiated instruction, mediation and self-knowledge by psychological types. This integration is articulated through teacher training references and curriculum theories. An action-research integrated with a continuing education program in didactic differentiation by psychological types was developed for twenty-six elementary school teachers in a private school in the state of São Paulo. During the training program, participants gradually applied theory in the classroom and collected information on the practices adopted. The information obtained was quantitatively and qualitatively evaluated in the action research cycle, so as to keep the training program and investigation in line with the previously defined objectives. The results indicate that self-aware teachers are able to identify and better deal with the diversity of behaviors of students in the classroom, thus assuming a pedagogical intention to plan teaching activities and interact with students, realizing positive aspects related to attention, participation and contribution of students in the classroom. The analyses brought contributions to future editions of continuing education programs, as well as the detailing of a theoretical construct of differentiated teacher-student mediation that would make it possible to extend the relevant aspects to other contexts |
Palavras-chave: | Formação de professores Relação professor-aluno Diferenciação Mediação Autoconhecimento Teacher training Teacher-student relationship Differentiated instruction Mediation Self-knowledge |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::CURRICULO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Pontifícia Universidade Católica de São Paulo |
Sigla da Instituição: | PUC-SP |
metadata.dc.publisher.department: | Faculdade de Educação |
metadata.dc.publisher.program: | Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Currículo |
Citação: | Stein, George Ricardo. Mediação docente diferenciada: uma investigação sobre autoconhecimento docente e pedagogia diferenciada a serviço da relação professor-aluno. 2022. Tese (Doutorado em Educação: Currículo) - Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Currículo da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2022. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/25797 |
Data do documento: | 17-Fev-2022 |
Aparece nas coleções: | Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Currículo |
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