REPOSITORIO PUCSP Teses e Dissertações dos Programas de Pós-Graduação da PUC-SP Programa de Pós-Graduação em Filosofia
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Tipo: Tese
Título: Aspectos da doutrina aristotélica no conceito de mente de G. Ryle
Autor(es): Trevisan, Fred Carlos
Primeiro Orientador: Perine, Marcelo
Resumo: Este trabalho tem como escopo analisar aspectos da doutrina aristotélica que se encontram presentes no conceito de mente de G. Ryle. A tese de Ryle sobre entidades mentais, expressa em sua célebre obra The concept of mind, pode ser dividida em duas partes centrais: a refutação da doutrina oficial, uma teoria sobre a natureza e o local da mente, e seu conceito disposicional de mente, onde sustenta que as palavras e os termos utilizados para indicar determinada conduta mental não podem ser palavras e termos que denotam estados ou episódios. Com a finalidade de se evidenciar os aspectos aristotélicos do conceito de mente de Ryle a tese encontra-se exposta em três argumentações principais. De início, o argumento é um recurso histórico, isso porque foi por meio de fatos e acontecimentos que se evidencia que Ryle não só participou ativamente do movimento de retomada dos estudos aristotélicos na Universidade de Oxford como também estava ele próprio atuando efetivamente em grupos de estudos e na publicação de trabalhos fortemente marcados pela influência de Aristóteles. O segundo argumento tem como objetivo analisar que o uso que Ryle faz do conceito de erro categorial, bem como sua argumentação a partir da reductio ad absurdum, no The concept of mind, apresentam evidências inequívocas dos conceitos lógicos contidos nos tratados de Aristóteles. Isso fica evidente ao se analisar o seu conceito de erro categorial, a apresentação de feitos da vida mental como pertencentes a um tipo ou categoria, quando, na verdade, esses feitos pertencem a outra categoria, pois o uso pratico que dele se faz é evidentemente fundamentado no conceito categorial de Aristóteles. A consequência desse erro categorial consiste na apresentação do dogma do fantasma na máquina, descrito como um mito. O último argumento na sustentação da presença de aspectos aristotélicos no conceito de mente de Ryle consiste em apontar que o conceito disposicional de mente, descrito por Ryle, carrega o signo da presença de Aristóteles, pois o modo como Ryle concebe seu conceito disposicional de mente é muito semelhante ao modo como Aristóteles concebe o conceito de psychê descrito em sua obra De Anima. Para tanto, o trabalho parte da interpretação de que a noção de aristotélica de psychê, como “enteléquia”, “ato primeiro” em De Anima, II, 1, indica que a psychê está presente como uma disposição. Aristóteles fala da presença da psychê como uma disposição, pois precisamente isso permite que ele postule que ela se encontra presente no esperma, com relação aos animais, e nos frutos das plantas. Desse modo, a partir da compreensão da doutrina aristotélica da psychê, Ryle buscou fundamentar o seu conceito disposicional apresentando que a mente não é uma entidade oculta que move o corpo ou que pensa e planeja o que o corpo, em um segundo momento, fará. Portanto, não se trata de afirmar que Ryle era aristotélico, mas antes, que os argumentos utilizados em defesa de sua tese sobre entidades metais possuem raízes mais profundas que as descritas em sua célebre obra The concept of mind, elas se encontram ancoradas nos fortes lastros da filosofia de Aristóteles
Abstract: This work has as scope to analyze aspects of the Aristotelian doctrine that are present in G. Ryle's concept of mind. Ryle's thesis on mental entities, expressed in his famous work “The concept of mind”, can be divided into two central parts: the refutation of official doctrine; a theory about nature and the place of mind; and its dispositional concept of mind, in which he states that the words and terms used to indicate certain mental conduct cannot be words and terms denoting states or episodes. In order to highlight the Aristotelian aspects of Ryle's concept of mind, the thesis is exposed in three main arguments. At first, the argument is a historical resource, because it was through facts and events which is evidenced that Ryle not only participated actively in the movement to resume Aristotelian studies at Oxford University but was also acted effectively in study groups and in the publication of works strongly marked by Aristotle’s influence. The second argument aims to analyze that Ryle's use of the concept of categorical mistake as well as his argument from the reductio ad absurdum in The concept of mind, present unmistakable evidence of the logical concepts contained in Aristotle's treatises. This is evident in the analysis of his concept of categorial mistake, the presentation of the facts of the mental life as belonging to a type or category, when, in fact, these deeds belong to another category, since the practical use made of it is evidently based on the categorical Aristotle’s concept. The consequence of this categorial mistake is the presentation of the ghost dogma in the machine, described as a myth. The last argument in support of the presence of Aristotelian aspects in Ryle's concept of mind is to point out that the dispositional concept of mind, described by Ryle, carries the sign of Aristotle's presence, since the way in which Ryle conceives his dispositional concept of mind is very similar to the way in which Aristotle conceives the concept of psyche described in his work De Anima. To do so, the work starts from the interpretation that the Aristotelian notion of psychê, as "enteléquia", "act first" in De Anima, II, 1, indicates that the psychê is present as a disposition. Aristotle speaks about the presence of the psyche as a disposition, for precisely this allows him to postulate that it is present in the sperm, in relation to animals, and in the fruits of plants. Thus, from the understanding of the Aristotelian doctrine of the psychê, Ryle sought to ground his dispositional concept by demonstrating that the mind is not a hidden entity that moves the body or thinks and plans what the body will, in a second moment, do. Therefore, it is not a question of asserting that Ryle was Aristotelian, but rather that the arguments used in support of his thesis on metal entities have deeper roots than those described in his famous work The concept of mind, they are anchored in the strong foundations of Aristotle's philosophy
Palavras-chave: Mente
Dualismo
Categorial
Mind
Dualism
Categorial
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::FILOSOFIA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da Instituição: PUC-SP
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e Artes
metadata.dc.publisher.program: Programa de Estudos Pós-Graduados em Filosofia
Citação: Trevisan, Fred Carlos. Aspectos da doutrina aristotélica no conceito de mente de G. Ryle. 2021. Tese (Doutorado em Filosofia) - Programa de Estudos Pós-Graduados em Filosofia da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2021.
Tipo de Acesso: Acesso Restrito
URI: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/25721
Data do documento: 21-Out-2021
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