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https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/24884
Tipo: | Dissertação |
Título: | A melhoria da qualidade do ensino-aprendizagem de alunos surdos: contribuições freireanas |
Título(s) alternativo(s): | Improving the quality of teaching-learning of deaf students: Freirean contributions |
Autor(es): | Perugini, Priscilla |
Primeiro Orientador: | Saul, Ana Maria |
Resumo: | A educação do surdo é um tema relevante, amplo (e ao mesmo tempo específico), polêmico (podendo se tornar tendencioso e até segregacionista) e vem desde a última década do século XX, atraindo olhares (nacionais e internacionais) cada vez mais atentos, num contexto fértil de lutas por justiça social, lutas essas que repercutiram na esfera educacional. Assim, uma temática que gera discussões e fomenta debates, mesmo não equacionados, em outras áreas do conhecimento científico, mas especialmente entre aqueles que acreditam e buscam um ensino voltado ao aluno e que urge por uma melhoria da qualidade do ensino-aprendizagem de alunos surdos. O objetivo da pesquisa é analisar, com o referencial freireano, a percepção de professores a respeito de suas práticas com alunos surdos. Para isso, os princípios freireanos e os aportes teóricos de pesquisadores (surdos, ouvintes e codas) de distintas áreas do conhecimento, foram utilizados com a intenção de construir um lócus teórico feito ‘por várias mãos’, culturas, visões e saberes. A pesquisa, de abordagem qualitativa, assumiu a forma de um estudo de caso, do tipo único, com a coleta de dados por meio de entrevistas semiestruturadas, na modalidade virtual, com cinco professores dos Anos Finais (6º ao 9º ano) do Ensino Fundamental, que apresentaram indícios de conhecimentos acerca do pensamento de Paulo Freire em suas práticas pedagógicas, e análise dos documentos legais que regem o Instituto Educacional São Paulo (IESP), como o Regimento Interno. Os resultados dessa pesquisa demonstram as contribuições freireanas presentes e latentes na práxis dos docentes como elementos potenciais para a melhora da qualidade do ensinoaprendizagem do aluno surdo, sendo as quatro categorias, a saber: Cidadania; Formação Permanente; Diálogo e Educação Humanizadora. Espera-se que os resultados dessa pesquisa inflamem novas discussões e futuros estudos acerca das contribuições de Paulo Freire para a melhoria da qualidade do ensino-aprendizagem |
Abstract: | The education of the deaf is a relevant, broad (and at the same time specific), controversial topic (it can become biased and even segregationist) and has been coming since the last decade of the 20th century, attracting increasingly attentive (national and international) looks, in a fertile context of struggles for social justice, struggles that had repercussions in the educational sphere. Thus, a theme that generates discussions and fosters debates, even if not resolved, in other areas of scientific knowledge, but especially among those who believe in and seek studentoriented teaching and which urges for an improvement in the quality of teachinglearning of deaf students. The objective of the research is to analyze, within the Freirean framework, the perception of teachers regarding their practices with deaf students. For this, Freirean principles and theoretical contributions from researchers (deaf, hearing and codas) from different areas of knowledge were used with the intention of building a theoretical locus made 'by various hands', cultures, visions and knowledge. The research, with a qualitative approach, took the form of a case study, of the single type, with data collection through semi-structured interviews, in virtual mode, with five teachers from the Final Years (6th to 9th grade) of Elementary School, who presented evidence of knowledge about Paulo Freire's thinking in his pedagogical practices, and analysis of the legal documents that govern the São Paulo Educational Institute (IESP), such as Internal Regulations. The results of this research demonstrate the present and latent Freirean contributions in the praxis of teachers as potential elements for improving the quality of teaching-learning of deaf students, in the four categories, namely: Citizenship; Ongoing Formation; Dialogue and Humanizing Education. It is expected that the results of this research ignite new discussions and future studies about Paulo Freire's contributions to improving the quality of teachinglearning |
Palavras-chave: | Contribuições freireanas Educação Bilíngue de Surdos Educação de surdos Freirean contributions Bilingual Education for the Deaf Deaf education |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::CURRICULO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Pontifícia Universidade Católica de São Paulo |
Sigla da Instituição: | PUC-SP |
metadata.dc.publisher.department: | Faculdade de Educação |
metadata.dc.publisher.program: | Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Currículo |
Citação: | Perugini, Priscilla. A melhoria da qualidade do ensino-aprendizagem de alunos surdos: contribuições freireanas. 2021. Dissertação (Mestrado em Educação: Currículo) - Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Currículo da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2021. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/24884 |
Data do documento: | 10-Dez-2021 |
Aparece nas coleções: | Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Currículo |
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