Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/24842
Tipo: | Dissertação |
Título: | O ambiente escolar da Educação Infantil: concepção do Projeto Positivo e convergências com a BNCC |
Título(s) alternativo(s): | Early Childhood Education environment at schools: conception of the Positive Project and convergence points with the Brazilian Common Core Curriculum |
Autor(es): | Barbosa, Vanessa Rodrigues Bocchi |
Primeiro Orientador: | Noffs, Neide de Aquino |
Resumo: | Este estudo tem como objetivo investigar o ambiente escolar da Educação Infantil, a BNCC e suas convergências com a concepção da Disciplina Positiva, renomeado para Projeto Positivo. O material de acesso disponível sobre o Projeto Positivo se encontra prioritariamente na língua inglesa, porém, foram utilizadas outras fontes, disponíveis em língua portuguesa. Esta pesquisa se baseia no aprofundamento das origens históricas desta abordagem, na explicitação da sua concepção. A metodologia do trabalho sustenta-se em uma pesquisa qualitativa exploratória que apresenta como recurso metodológico a Pesquisa Bibliográfica. Dentre os autores que embasam os referenciais bibliográficos deste estudo, destacam-se: Alfred Adler, Rudolf Dreikurs, Jane Nelsen, Paulo Freire e Neide Noffs. As evidências apresentadas pelo estudo resultam na apresentação do Projeto Positivo, suas convergências com a BNCC, contribuindo com a prática docente na sala de aula da Educação Infantil. Essa dissertação evidenciou que o Projeto Positivo se alinha à BNCC, se tornando uma diretriz na perspectiva da formação continuada de professores |
Abstract: | This study aims to investigate the school environment of Early Childhood Education, the Brazilian Common Core Curriculum and its convergences with the design of the Positive Discipline, denominated by us as Positive Project. The material available on Positive Discipline is primarily in English, but other sources were used, available in Portuguese. This research is based on deepening the historical origins of this approach, as well as explaining its conception. The methodology is based on an exploratory qualitative research that presents bibliographic research as methodological resource. Among the authors who support the bibliographic references of this study, the following stand out: Alfred Adler, Rudolf Dreikurs, Jane Nelsen, Paulo Freire and Neide Noffs. The evidence presented by the study results in the presentation of the Positive Project, its convergences with the Brazilian Common Core Curriculum, contributing to the teaching practice in the Early Childhood Education classroom. This dissertation showed that the Positive Project is aligned with the Brazilian Common Core Curriculum, becoming a guideline from the perspective of continuous teacher development |
Palavras-chave: | Formação de professores Contexto escolar Disciplina Positiva Projeto Positivo Currículo Projeto Positivo Educação Infantil Teacher’s training School setting Positive Discipline Positive Project Curriculum Positive Project Early Childhood Education |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::CURRICULO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Pontifícia Universidade Católica de São Paulo |
Sigla da Instituição: | PUC-SP |
metadata.dc.publisher.department: | Faculdade de Educação |
metadata.dc.publisher.program: | Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Currículo |
Citação: | Barbosa, Vanessa Rodrigues Bocchi. O ambiente escolar da Educação Infantil: concepção do Projeto Positivo e convergências com a BNCC. 2021. Dissertação (Mestrado em Educação: Currículo) - Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Currículo da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2021. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/24842 |
Data do documento: | 30-Nov-2021 |
Aparece nas coleções: | Programa de Pós-Graduação em Educação: Currículo |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Vanessa Rodrigues Bocchi Barbosa.pdf | 14,24 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.