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https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/24830
Tipo: | Tese |
Título: | Práticas curriculares dos professores do ensino fundamental na educação ambiental nas escolas municipais de Manaus |
Autor(es): | Silva, Rosa Eulália Vital da |
Primeiro Orientador: | Chizzotti, Antônio |
Resumo: | A questão ambiental é evidenciada em espaços científicos, políticos, sociais e econômicos e discute temas como mudanças climáticas, preservação da Amazônia, perda da biodiversidade, pandemia, organismos transgênicos e pesquisa genética, que revelam a relevância da questão para a humanidade, pois implica a sua sobrevivência. Devido ao papel dos professores como formadores das atuais e futuras gerações e a necessidade de mudanças de atitudes em relação ao ambiente, esta tese de doutoramento teve por objetivo analisar as práticas curriculares em educação ambiental dos professores do ensino fundamental da rede pública municipal de Manaus, Amazonas. O referencial teórico foi construído com base no diálogo com Apple (1989, 2006, 2017), Dias (2017), Freire (1996, 2015, 2017), Gimeno Sacristán (1999, 2000, 2013), Lopes (2008), Loureiro (2003, 2019) e Tardif e Lessard (2011). A metodologia adotada foi a qualitativa, por meio de várias técnicas para a produção de dados, entre elas a entrevista semiestruturada, a pesquisa documental, o diário de campo e a observação. Este estudo ocorreu em escolas municipais, sendo os sujeitos da pesquisa os professores do ensino fundamental pertencentes ao quadro efetivo da Secretaria Municipal de Educação de Manaus. Para análise dos dados, optou-se pela técnica da análise de conteúdo proposta por Bardin (2016). Os resultados apontam que as práticas curriculares revelam a formação dos professores, seus saberes construídos ao longo de sua história, as quais se expressam no desenvolvimento de projetos e na inserção da temática ambiental nas disciplinas escolares como tema transversal, no Projeto Político Pedagógico, em datas e eventos significativos, no envolvimento com a comunidade, no estabelecimento de parceria com Organizações não Governamentais, com empresas e com outras instituições públicas |
Abstract: | The environmental issue is evidenced in scientific, political, social and economic spaces and discusses themes such as climate changes, Amazon preservation, loss of biodiversity, pandemic, transgenic organisms and genetic research, which reveal the relevance of the issue for humanity, as it implies its survival. Due to the role of teachers as trainers of current and future generations and the need to change attitudes towards the environment, this doctoral dissertation aimed to analyze the curricular practices in environmental education of elementary school teachers in the municipal public network of Manaus, Amazonas, Brazil. The theoretical framework was built based on the dialogue with Apple (1989, 2006, 2017), Dias (2017), Freire (1996, 2015, 2017), Gimeno Sacristán (1999, 2000, 2013), Lopes (2008), Loureiro ( 2003, 2019) and Tardif and Lessard (2011). The methodology adopted was qualitative, using various techniques for data production, including semi-structured interviews, documentary research, field diary and observation. This study took place in municipal schools, and the research subjects were elementary school teachers belonging to the effective staff of the Municipal Education Department of Manaus. For data analysis, we opted for the technique of content analysis proposed by Bardin (2016). The results show that the curricular practices reveal the training of teachers, their knowledge built throughout their history, which are expressed in the development of projects and in the inclusion of the environmental theme in school subjects as a cross-cutting theme, in the Pedagogical Master Plan, in dates and significant events, involving the community, establishing partnerships with Non-Governmental Organizations, companies and other public institutions |
Palavras-chave: | Currículo Práticas curriculares Educação ambiental Formação de professores Curriculum Environmental education Curriculum practices Teacher training Permanent continuing education |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::CURRICULO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Pontifícia Universidade Católica de São Paulo |
Sigla da Instituição: | PUC-SP |
metadata.dc.publisher.department: | Faculdade de Educação |
metadata.dc.publisher.program: | Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Currículo |
Citação: | Silva, Rosa Eulália Vital da. Práticas curriculares dos professores do ensino fundamental na educação ambiental nas escolas municipais de Manaus. 2021. Tese (Doutorado em Educação: Currículo) - Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Currículo da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2021. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/24830 |
Data do documento: | 12-Nov-2021 |
Aparece nas coleções: | Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Currículo |
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