REPOSITORIO PUCSP Teses e Dissertações dos Programas de Pós-Graduação da PUC-SP Programa de Pós-Graduação em Educação: Currículo
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/24822
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorRios, Ricardo Pereira
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8801829117782008pt_BR
dc.contributor.advisor1Masetto, Marcos Tarciso
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0857037856114032pt_BR
dc.date.accessioned2022-02-22T17:07:37Z-
dc.date.available2022-02-22T17:07:37Z-
dc.date.issued2021-11-19
dc.identifier.citationRios, Ricardo Pereira. Inovação pedagógica de uma disciplina do curso de Ciências Contábeis: planejamento, implementação e atuação docente. 2021. Tese (Doutorado em Educação: Currículo) - Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Currículo da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/24822-
dc.description.resumoEsta pesquisa tem por objetivo inovar pedagogicamente uma disciplina no curso de Ciências Contábeis, considerando a atualização das normas da área, as Diretrizes Curriculares Nacionais do curso, com o uso de metodologias ativas, refletindo e revisando o papel docente. O pesquisador é docente e coordenador do curso de Ciências Contábeis e preocupa-se com a prática docente dos professores da instituição de ensino a qual pertence e resolveu transformar sua preocupação em objeto de sua investigação. O mercado da contabilidade exige, cada vez mais, um profissional com conhecimentos, habilidades e atitudes para além da técnica. O avanço da tecnologia, da globalização e a mudança das normas de contabilidade são os impulsionadores da mudança de perfil deste profissional. É preciso apropriar-se das inovações no Ensino Superior, curriculares e de metodologias ativas, o que remete à questão da formação pedagógica dos docentes, que precisa ser continuada, assumindo a docência como profissão. Esta pesquisa foi realizada em uma Instituição de Ensino Superior, no interior de São Paulo, em uma disciplina do curso de Ciências Contábeis, em dois momentos distintos. O primeiro, em ambiente presencial, com a participação do pesquisador e de um docente convidado, em uma turma de 69 alunos e o segundo, em ambiente remoto, apenas com a participação do pesquisador – atuando como docente – em uma turma de 44 alunos. A metodologia utilizada foi abordagem qualitativa, caracterizando-se como pesquisa-ação. Realizou-se um processo de sensibilização do docente convidado e o planejamento e desenvolvimento da disciplina em alinhamento com as Diretrizes Curriculares Nacionais do curso, com a intervenção do pesquisador, selecionando conteúdos a serem trabalhados e organizando-os em unidades de aprendizagem, selecionando metodologias ativas e técnicas pedagógicas apropriadas para consecução dos objetivos de aprendizagem. Estabeleceu-se um processo de avaliação continuada dos discentes, com atividades avaliativas individuais e coletivas e um processo de avaliação do curso, realizado em dois momentos do semestre. Na aplicação em ambiente remoto, algumas adaptações foram necessárias, o que acabou inovando ainda mais a prática pedagógica, com a inserção de videoaulas. Os resultados demonstraram que os objetivos estabelecidos foram atingidos e foi possível modificar a prática docente, de forma inovadora, no ensino da contabilidade, contribuindo para uma aprendizagem mais significativa dos discentes e uma reflexão e revisão da atuação docente em sua formação continuada e atuação profissionalpt_BR
dc.description.abstractThis research aims to pedagogically innovate a discipline of the Accounting Sciences course, considering the updating of the norms in the area, the Diretrizes Curriculares Nacionais (National Curriculum Guidelines) of the course, by implementing active methodologies, reflecting and reviewing the teaching role. The researcher is a professor and coordinator of the Accounting Sciences course and is concerned with the teaching practice of professors of the educational institution to which he belongs and decided to transform his concern into an object of his investigation. The accounting market has increasingly required a professional with knowledge, skills and attitudes far more than technical knowledge. Advancements in technology, globalization and changes in accounting standards are the drivers to reshape the profile of said professional. It is necessary to take ownership of innovations in higher education, both curricular and of active methodologies, which lead to the issue of pedagogical teacher training, which must be ongoing, assuming teaching as a profession. This research was carried out at a Higher Education Institution, in the countryside of São Paulo state, in a discipline of the Accounting Sciences course, at two different moments, the first in a face-to-face environment, with the participation of the researcher and an invited professor, in a class of 69 students and the second in a remote environment, with the participation the of the researcher only – performing as a professor – in a class of 44 students. The methodology used was a qualitative approach, characterized as an action-research. A sensitization process of the invited professor was carried out and the planning and development of the discipline complied with the Diretrizes Curriculares Nacionais of the course, with intervention of the researcher, selecting contents to be studied and organizing them into learning units, selecting active methodologies and suitable pedagogical techniques in order to achieve the learning objectives. An ongoing student evaluation process was established, with individual and collective evaluative activities and a course evaluation process was carried out at two moments of the semester. During the application in remote environment some adaptations were required, which led to further innovations to pedagogical practice, with the insertion of video-classes. As shown by the results, the established goals were achieved and it was possible to innovatively modify teaching practice for accounting teaching, thus contributing to more meaningful student learning and a reflection and revision of professors’ performance in their ongoing formation and professional performanceen_US
dc.languageporpt_BR
dc.publisherPontifícia Universidade Católica de São Paulopt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsPUC-SPpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Estudos Pós-Graduados em Educação: Currículopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectCiências Contábeispt_BR
dc.subjectInovação Pedagógicapt_BR
dc.subjectMetodologias Ativaspt_BR
dc.subjectNormas Brasileiras de Contabilidadept_BR
dc.subjectFormação Docentept_BR
dc.subjectDiretrizes Curriculares Nacionaispt_BR
dc.subjectAccounting Sciencesen_US
dc.subjectPedagogical Innovationen_US
dc.subjectActive Methodologiesen_US
dc.subjectBrazilian Accounting Standardsen_US
dc.subjectTeacher Trainingen_US
dc.subjectNational Curriculum Guidelinesen_US
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::CURRICULOpt_BR
dc.titleInovação pedagógica de uma disciplina do curso de Ciências Contábeis: planejamento, implementação e atuação docentept_BR
dc.title.alternativePedagogical Innovation of an Accounting Course Discipline: Planning, Implementation and Teaching Performanceen_US
dc.typeTesept_BR
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Educação: Currículo

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Ricardo Pereira Rios.pdf1,8 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.