Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/24800
Tipo: | Dissertação |
Título: | A construção do currículo e o ofício de professor na transformação cidadã e na história de vida de estudantes de uma comunidade da cidade de São Paulo |
Título(s) alternativo(s): | Curriculum Design and the craft of teaching in students' citizenly transformation and in their life history in a São Paulo shanty town |
Autor(es): | Jesus, Marcelo Donatti de |
Primeiro Orientador: | Noffs, Neide de Aquino |
Resumo: | A presente dissertação tem como objetivo geral investigar as ações pedagógicas desenvolvidas na comunidade de Paraisópolis e seu em torno, a partir de uma proposta curricular democrática desenvolvida na chamada Escola da Comunidade (E.C.) – projeto social mantido há décadas por um tradicional colégio da zona sul da cidade de São Paulo – em conjunto com a atuação pedagógica de um educador compromissado com a sua profissionalidade no processo de construção da autonomia e da consciência crítica dos estudantes em questão. A partir de depoimentos prestados por ex-alunos que participaram, de 2016 a 2019, do processo educacional aqui analisado, o texto utilizará a Metodologia Qualitativa (que permite aos pesquisadores, que estudam dentro dos seus contextos naturais, entenderem e interpretarem melhor fenômenos nos termos dos significados que as pessoas lhe atribuem) e a realidade do pesquisador, a fim de evidenciar que um currículo democrático, vivido dentro e fora das salas de aula e realizado de modo profissional e sistematizado por um educador envolvido com o mundo da educação é capaz de transformar de maneira profunda e cidadã a realidade dos alunos da Escola da Comunidade. Apoiada especialmente pela linha teórica defendida pelo professor e pensador Paulo Freire e pelas luminosas reflexões críticas erguidas e apresentadas pelo também professor e escritor José Gimeno Sacristán, esta dissertação de mestrado tem como propósito explicitar a transformação cidadã dos estudantes do referido projeto social, através de um currículo dialogado e atento às necessidades das diversas vozes que dele fazem parte, realizado de modo permanente, reflexivo e profissional por um educador em conjunto com parceiros vinculados a estratégias e ações pedagógicas que ouvem, respeitam e transformam todos os participantes do processo educativo |
Abstract: | The following study aims at investigating the pedagogical initiatives developed in the community of Paraisópolis and its vicinity, from a democracy proposal for a curriculum developed in so-called “Escola da Comunidade (E. C.)” – Community School – in a social program maintained for decades by a traditional school in southern São Paulo City, Brazil – together with the pedagogical performance of an educator committed to his professionalism in the process of building autonomy and critical awareness of the students in question. From testimonies given by former students who, from 2016 to 2019, took part in the educational process analysed here, the study uses qualitative approach – which allows researchers who study within their natural contexts to better understand and interpret phenomena in terms of meaning that people attribute to them – and the reality of the researcher in order to show that a democratic curriculum is capable of transforming the reality of the students of the “Escola da Comunidade” in a profound and citizenly way, provided it is lived through inside and outside the classroom and carried out in a professional and systematized way by an educator involved with the world of education. Especially supported by theoretical approach favoured by professor and thinker Paulo Freire and by the luminous critical reflections aroused and proposed by professor and writer José Gimeno Sacristán, this study aims at explaining the citizenly transformation of the students of the aforementioned social program through a curriculum that is discussed and heedful of the needs of the different voices that are part of it, carried out in a permanent, reflective and professional way by an educator together with partners connected to pedagogical strategies and initiatives that mind, respect and transform all participants in the educational process |
Palavras-chave: | Currículo Projeto de vida Ensino Médio Comunidade Cidadania Educação Profissionalidade Transformação Cidadã Curriculum Life Project High School shanty town Community Education Professionalism Citizenship Growth |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::CURRICULO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Pontifícia Universidade Católica de São Paulo |
Sigla da Instituição: | PUC-SP |
metadata.dc.publisher.department: | Faculdade de Educação |
metadata.dc.publisher.program: | Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Currículo |
Citação: | Jesus, Marcelo Donatti de. A construção do currículo e o ofício de professor na transformação cidadã e na história de vida de estudantes de uma comunidade da cidade de São Paulo. 2021. Dissertação (Mestrado em Educação: Currículo) - Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Currículo da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2021. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/24800 |
Data do documento: | 27-Ago-2021 |
Aparece nas coleções: | Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Currículo |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Marcelo Donatti de Jesus.pdf | 10,61 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.