Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/24781
Tipo: | Dissertação |
Título: | As significações dos jovens sobre a escola e seu projeto de futuro |
Autor(es): | Paulo, Humberto |
Primeiro Orientador: | Aguiar, Wanda Maria Junqueira de |
Resumo: | Esta investigação adotou como objetivo geral apreender as significações de jovens inseridos em uma escola pública estadual da cidade de São Paulo sobre a escola e seu projeto de futuro. O contexto que constituiu essa pesquisa foi uma escola pública estadual, situada na Zona Leste da cidade de São Paulo, região de alta vulnerabilidade social e os sujeitos implicados foram dez estudantes do ensino médio com idade entre quinze e dezessete anos de idade de ambos os sexos. O estudo se embasa no referencial da Psicologia Sócio-histórica de Lev Vigotski e colaboradores. A metodologia está pautada na abordagem qualitativa e para o alcance do objetivo proposto utilizamos três reuniões coletivas reflexivas (on-line) e uma entrevista reflexiva (on-line) com cada participante composta por questões norteadoras. A análise e interpretação das informações ocorreram de acordo com a proposta dos Núcleos de Significação de Aguiar e Ozella (2006, 2013) e Aguiar, Soares e Machado (2015). A implementação do novo E.M. apresenta o Projeto de Vida como componente curricular obrigatório, sendo este o foco de nossa pesquisa que tem a intenção de apresentar uma visão crítica tanto na noção de projeto de vida como do fenômeno Adolescência, compreendendo-os a partir de suas multideterminações. As análises realizadas revelam a naturalização da adolescência como expressão das contradições sociais e a importância de entender o processo adolescente dentro de contextos específicos e históricos destacou-se, na análise dos núcleos, que a construção do projeto de futuro dos jovens se constitui como um processo de sofrimento, e também a presença de contradições nas concepções sobre a escola pública: a escola que se sonha e a escola que se tem. Espera-se que o estudo contribua para a reflexão sobre os processos formativos docentes, em nível inicial ou continuado, a respeito do projeto de vida dos jovens e as possibilidades de se realizar esse trabalho no cotidiano da escola, visto que esses sujeitos são os agentes que, de fato, colocam as políticas educacionais em ação no chão da escola |
Abstract: | This study adopted as a general objective to understand the meanings of young people inserted in a state public school in the city of São Paulo about the school and its project for the future. The context that constituted this research was a state public school, located in the East Zone of São Paulo city, a region of high social vulnerability and the subjects involved were ten high school students between fifteen and seventeen years old of both sexes. The study is based on the framework of Socio-Historical Psychology by Lev Vigotski and contributors. The methodology is based on a qualitative approach and to reach the proposed objective, we used three reflective collective meetings (online) and a reflective interview (online) with each participant and composed of guiding questions. The analysis and interpretation of the information took place in accordance with the proposal of the Meaning Nucleus of Aguiar and Ozella (2006, 2013) and Aguiar, Soares and Machado (2015). The implementation of the new High School model presents the Life Project as a mandatory curricular component, which is the focus of our research, which intends to present a critical view both in the notion of life project and in the phenomenon of Adolescence, understanding them from their perspectives multidetermination. The analysis carried out reveal the naturalization of adolescence as an expression of social contradictions and the importance of understanding the adolescent process within specific and historical contexts of suffering, and also the presence of contradictions in the conceptions about the public school: the school you dream of and the school you have. It is expected that the study will contribute to the reflection on teacher training processes, at an initial or continuing level, regarding the life project of young people and the possibilities of carrying out this work in the daily life of the school, since these subjects are the agents that, in fact, put educational policies into action at school |
Palavras-chave: | Adolescência Projeto de vida Ensino médio Adolescence Life project High school. |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Pontifícia Universidade Católica de São Paulo |
Sigla da Instituição: | PUC-SP |
metadata.dc.publisher.department: | Faculdade de Educação |
metadata.dc.publisher.program: | Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Formação de Formadores |
Citação: | Paulo, Humberto. As significações dos jovens sobre a escola e seu projeto de futuro. 2021. Dissertação (Mestrado em Educação: Formação de Formadores) - Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Formação de Formadores da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2021. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/24781 |
Data do documento: | 4-Nov-2021 |
Aparece nas coleções: | Programa de Pós-Graduação em Educação: Formação de Formadores |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Humberto Paulo.pdf | 838,64 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.