REPOSITORIO PUCSP Teses e Dissertações dos Programas de Pós-Graduação da PUC-SP Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Currículo
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/24669
Tipo: Tese
Título: Contribuições do pensamento de Paulo Freire para o ensino de biologia
Título(s) alternativo(s): Contributions of Paulo Freire’s thinking to the teaching of biology
Autor(es): Matsuno, Vania Masami
Primeiro Orientador: Saul, Ana Maria
Resumo: A presente pesquisa teve como objetivo buscar possíveis contribuições dos fundamentos freireanos para o ensino de Biologia, de modo a estimular o desenvolvimento do pensamento crítico dos alunos. Para tanto, realizou-se uma revisão da literatura sobre essa temática que direcionou a fundamentação teórica. O referencial teórico teve como principal autor Paulo Freire, complementado com autores que trabalharam com a questão do ensino de Ciências, Ciência-TecnologiaSociedade-Ambiente e alfabetização científica, a saber: Demétrio Delizoicov, José André Angotti, Marta Maria Pernambuco e Antonio Fernando Gouvêa da Silva. No plano empírico, com uma aproximação da pesquisa-ação participante, foram colhidos dados em uma escola pública estadual na Zona Leste da cidade de São Paulo, com a intenção de identificar, na teoria e na prática, os princípios freireanos que podem orientar o ensino de Biologia. A produção dos dados utilizou os seguintes procedimentos: observação, entrevista, desenvolvimento de oficinas e análise de documentos. Como principais resultados, encontram-se indicações para um trabalho significativo com alunos, no ensino de Biologia, em uma perspectiva críticotransformadora, a partir de referenciais freireanos e indicações para compor uma proposta de formação de professores
Abstract: This research aimed to seek possible contributions from Freire’s framework to the teaching of biology in order to stimulate the development of students’ critical thinking. For this reason, a literature review on this topic was carried out and guided the theoretical foundation. The theoretical framework had Paulo Freire as main author, complemented with authors whose research focuses on teaching Science, ScienceTechnology-Society-Environment and scientific literacy, namely: Demétrio Delizoicov, José André Angotti, Marta Maria Pernambuco and Antonio Fernando Gouvêa da Silva. At the empirical level, with an approximation of participatory action research, data were collected at a state public school in the east zone of the city of São Paulo, Brazil, aiming to identify, in theory and in practice, the Freirean principles that can guide the teaching of biology. Data production used the following procedures: observation, interview, development of workshops and document analysis. As main results, there are indications for a significant work with students in the teaching of biology, in a criticaltransforming perspective, from Freire’s references and fundamentals to compose a proposal for teacher education
Palavras-chave: Biologia - Estudo e ensino
Freire, Paulo [1921-1997]
Professores - Formação profissional
Biology - Study and teaching
Freire, Paulo [1921-1997]
Teachers - Occupational training
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::CURRICULO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da Instituição: PUC-SP
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Educação
metadata.dc.publisher.program: Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Currículo
Citação: Matsuno, Vania Masami. Contribuições do pensamento de Paulo Freire para o ensino de biologia. 2021. Tese (Doutorado em Educação: Currículo) - Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Currículo da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2021.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/24669
Data do documento: 1-Out-2021
Aparece nas coleções:Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Currículo

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Vania Masami Matsuno.pdf1,86 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.