Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/24638
Tipo: | Tese |
Título: | O tempo, os bebês e as crianças pequeninas: saberes docentes, o currículo e a contemporaneidade |
Autor(es): | André, Rita de Cássia Marinho de Oliveira |
Primeiro Orientador: | Feldmann, Marina Graziela |
Resumo: | Esta pesquisa de doutorado, desenvolvida no Programa de Pós-Graduação em Educação: Currículo da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, tem como questão norteadora compreender como os professores, que atuam na primeira infância, concebem a dimensão da rotina em relação às subjetividades dos bebês e crianças pequeninas e na organização dos seus tempos e espaços nas instituições de educação infantil. O objetivo é demonstrar a importância da temporalidade na organização das rotinas pautadas na escuta das múltiplas formas de linguagem dos bebês e crianças pequeninas. A rotina será analisada como um recurso pedagógico, sendo sua dimensão muito mais que um possível instrumento de controle do tempo, do espaço, das atividades e dos materiais com a função de padronizar e regulamentar o cotidiano vivido nas instituições de educação destinadas à primeira infância. A pesquisa parte de um resgate histórico acerca do percurso da educação infantil. Em seguida, aborda a teorização do currículo que respalda as questões sobre as práticas educacionais e, mais especificamente, a estruturação da rotina. O percurso metodológico escolhido contempla a pesquisa qualitativa. Foram utilizadas análises bibliográficas, documentais e pesquisa de campo. A coleta de dados foi realizada por meio de questionário. A análise desses dados visa compreender como um currículo fundamentado na intencionalidade educativa, na prática dos docentes e a partir da articulação dos campos de experiências, que segundo a Base Nacional Curricular Comum são fundamentais e obrigatórios, da compreensão e integração dos tempos Chrónos, Kairós e Aión, podem transformar a rotina em “momentos de experimentação” e os espaços de convivência em “ambientes de socialização” |
Abstract: | This doctoral research, developed in the Graduate Program in Education: Curriculum at the Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, has as its guiding question to understand how teachers, who work in early childhood, conceive the dimension of routine in relation to the subjectivities of babies and young children and in the organization of their times and spaces in early childhood education institutions. The aim is to demonstrate the importance of temporality in the organization of routines based on listening to the multiple forms of language of babies and young children. The routine will be analyzed as a pedagogical resource, its dimension being much more than a possible instrument to control time, space, activities and materials with the function of standardizing and regulating the daily life in early childhood education institutions. The research starts from a historical review about the path of early childhood education. Then, it approaches the theorization of the curriculum that supports questions about educational practices and, more specifically, the structuring of routine. The chosen methodological path includes qualitative research. It was used bibliographic and documentary analyzes, and field research. Data collection was carried out through a questionnaire. The analysis of these data aims to understand how a curriculum based on the educational intentionality, in the teachers' practice and from the articulation of fields of experience, which are fundamental and mandatory, according to the Common National Curricular Base, from the understanding and integration of the times Chrónos, Kairós and Aión, can transform the routine into "moments of experimentation" and the living spaces into "environments of socialization" |
Palavras-chave: | Bebês e Crianças pequeninas Currículo Rotina Temporalidade Saberes Docentes Infants and Young Children Curriculum Routine Temporality Teaching Knowledge |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::CURRICULO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Pontifícia Universidade Católica de São Paulo |
Sigla da Instituição: | PUC-SP |
metadata.dc.publisher.department: | Faculdade de Educação |
metadata.dc.publisher.program: | Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Currículo |
Citação: | André, Rita de Cássia Marinho de Oliveira. O tempo, os bebês e as crianças pequeninas: saberes docentes, o currículo e a contemporaneidade. 2021. Tese (Doutorado em Educação: Currículo) - Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Currículo da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2021. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/24638 |
Data do documento: | 3-Set-2021 |
Aparece nas coleções: | Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Currículo |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Rita de Cassia Marinho de Oliveira André.pdf | 5,05 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.