REPOSITORIO PUCSP Teses e Dissertações dos Programas de Pós-Graduação da PUC-SP Programa de Pós-Graduação em Administração
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/24622
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorPriore, Paula Del-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2233959948956811pt_BR
dc.contributor.advisor1João, Belmiro do Nascimento-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5455434263444485pt_BR
dc.date.accessioned2022-02-22T12:55:59Z-
dc.date.available2022-02-22T12:55:59Z-
dc.date.issued2021-06-16-
dc.identifier.citationPriore, Paula Del. Novas diretrizes curriculares no curso de Administração 2020: as competências docentes no Ensino Superior. 2021. Dissertação (Mestrado em Administração) - Programa de Estudos Pós-Graduados em Administração da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/24622-
dc.description.resumoEste trabalho foca no ensino superior do curso de graduação em Administração que figura entre os mais numerosos no Brasil, revelando assim a sua importância. A necessidade de atualização já reconhecida, é refletida na publicação no sítio do Ministério da Educação (MEC) das novas Diretrizes Curriculares Nacionais (DCNs) para o curso de graduação em Administração em julho 2020. Baseando-se nas mudanças e transformações advindas da quarta revolução industrial, também retratadas nestas novas DCNs, o papel do administrador mudou, o curso está em processo de mudança, e neste contexto, o conjunto de competências que o professor deve apresentar para atuar como profissional docente no ensino superior em Administração também mudou. Este trabalho, tem por objetivo identificar e mapear as competências já presentes no perfil dos docentes da graduação em Administração e compará-las com as competências docentes mencionada nas novas DCNs. Através de um survey, realizado com 125 respostas válidas, mapeou-se o retrato das competências deste profissional, confirmada pelo teste de hipóteses que os mesmos, possuem os conhecimentos, habilidades e atitudes para o exercício da função. Analisando as maiores médias, destacam-se os conhecimentos técnicos, ética e uso de metodologias ativas e as menores médias são retratadas no desenvolvimento didático-pedagógica e tecnológico-digital, mediação pedagógica e visão sistêmica. Os atributos presentes nos docentes como maiores médias, estão presentes nas competências esperadas do docente nas novas DCNs. As menores médias, também figuram entre os atributos necessários para exercer a função segundo as novas DCNs e, portanto, devem ser incrementadas nos docentes através do Programa Pedagógico do Curso (PPC) que será desenvolvido conforme a necessidade de cada Instituição de Ensino Superior (IES), mantendo assim o docente, ator fundamental para acontecer o processo de ensino e aprendizagem, atualizado e com as competências necessárias para exercício da funçãopt_BR
dc.description.abstractThis work focuses on higher education in the undergraduate course in Administration, which is among the most numerous in Brazil, thus revealing it’s importance. The need for updating, already recognized, is reflected in the publication on the Ministry of Education (MEC) website of the new DCNs for the undergraduate course in Administration in July 2020. Based on changes and transformations arising from the fourth industrial revolution, also portrayed in the new DCNs, the role of the administrator has changed, the undergraduate course is in the process of change, and in this context, the set of skills that the professor must present to act as a professional professor in higher education in Administration has also changed. This work aims to identify and map the competences already present in the profile of professor in the undergraduate course in Administration and compare them with the professor competencies mentioned in the new DCNs. Through a survey carried out with 125 valid answers, the portrait of the skills of this professional was mapped, confirmed by the hypothesis test that they do have the knowledge, skills and attitudes for the exercise of function. Analyzing the highest averages, technical knowledge, ethics, and the use of active methodologies stand out, and the lower averages are portrayed in didactic-pedagogical and tecnological-digital development, pedagogical mediation and systemic vision. The atributes present in the higher averages, are present in the skills expected in the new DCNs. The lowest averages are also among attributes necessary to the exercise of the function according to the new DCNs and, therefore, must be increased in the professor through the Pedagogical Program of the Course (PPC) that will be developed according to the needs of each institution, thus keeping the professor, a key player in the teaching and learning process, up-to-date and with the necessary skills to perform the functionen_US
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – CAPESpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherPontifícia Universidade Católica de São Paulopt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Economia, Administração, Contábeis e Atuariaispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsPUC-SPpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Estudos Pós-Graduados em Administraçãopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEnsino Superiorpt_BR
dc.subjectCompetência docentept_BR
dc.subjectGraduação em Administraçãopt_BR
dc.subjectnovas DCNspt_BR
dc.subjectHigher educationen_US
dc.subjectProfessor competenceen_US
dc.subjectGraduation in Administrationen_US
dc.subjectNew DCNsen_US
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAOpt_BR
dc.titleNovas diretrizes curriculares no curso de Administração 2020: as competências docentes no Ensino Superiorpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Administração

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Paula Del Priore.pdf1,76 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.