REPOSITORIO PUCSP Teses e Dissertações dos Programas de Pós-Graduação da PUC-SP Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Currículo
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/24587
Tipo: Dissertação
Título: Um modelo de gestão acadêmico administrativa em instituição de ensino superior privada: articulações e repercussões nas concepções curriculares
Título(s) alternativo(s): A model of academic administrative management in a private higher education institution: articulations and repercussions on curricular concepts
Autor(es): Silva, Marcio Ambroziak da
Primeiro Orientador: Silveira, Nadia Dumara Ruiz
Resumo: A presente dissertação tem como pressuposto principal a necessidade de colocar em discussão o papel do docente e questões resultantes das formas de seu engajamento na Instituição de Ensino Superior Privada, considerando sua estrutura e organização. Neste sentido, torna-se pertinente a compreensão de fatores de fortalecimento da instituição nas dimensões acadêmica e administrativa. A pesquisa tem como objetivo: Analisar um modelo de gestão acadêmico administrativo de Instituição de Ensino Superior Privada, tendo como referência a concepção de gestão no contexto técnico-administrativo e docente, considerando o entendimento das diretrizes, bem como o desempenho do docente em uma organização corporativa. A metodologia a ser utilizada é de abordagem qualitativa, tendo como procedimento a revisão de literatura a fim de explicitar conceitos compõem a base de fundamentação teórica selecionada, considerando a ênfase na concepção de gestão relacionada à área da administração e da educação, baseada em autores reconhecidos por suas contribuições ao conhecimento científico pertinente ao objeto deste estudo como: Adalberto Américo Fischmann; Íris Barbosa Goulart; João Pinheiro de Barros Neto; José Carlos Libâneo; José Gimeno Sacristán; Luis Eduardo Machado; Marcos Tarcísio Masetto; Marina Graziela Feldmann; Meire Cachioni; Mere Abramowicz; Michael Whitman Apple; Nadia Dumara Ruiz Silveira; Paulo Eduardo Marcondes de Salles; Rodrigo Capelato; Sudário Papa Filho; Taiguara de Freitas Langrafe; Takeshy Tachizawa e Vitor Henrique Paro. A análise documental complementa a pesquisa bibliográfica ao reportar-se a dados inseridos em documentos da política pública e caráter institucional, viabilizando análises pertinentes às investigações realizadas. Pretende-se com este estudo contribuir para a ampliação e diversificação do entendimento dos modelos de gestão de Instituição de Ensino Superior Privada, tendo em vista articulações de conhecimentos que permitam aos profissionais que atuam nessas instituições identificar a amplitude complexidade da gestão diante dos vieses acadêmico administrativo
Abstract: The main presupposition of this dissertation is the necessity to discuss the role of the teacher and questions resulting from the forms of their engagement in the private Higher Education Institution, considering its structure and organization. In this regard, it is pertinent to understand the institution's strengthening factors in the academic and administrative dimensions. The research aims to: Analyze an academic administrative management model from Private Higher Education Institution, having as reference the conception of management in the technicaladministrative and teaching context, considering the understanding of the guidelines, as well as the teacher's performance in a corporate organization. The methodology to be used is a qualitative approach, having as a procedure the literature review in order to clarify concepts that make up the selected theoretical foundation, considering the emphasis on the concept of management related to the area of administration and education, based on authors recognized for their contributions to scientific knowledge relevant to the object of this study, such as: Adalberto Américo Fischmann; Íris Barbosa Goulart; João Pinheiro de Barros Neto; José Carlos Libâneo; José GimenoSacristán; Luis Eduardo Machado; Marcos Tarcísio Masetto; Marina Graziela Feldmann; Meire Cachioni; MereAbramowicz; Michael Whitman Apple; NadiaDumara Ruiz Silveira; Paulo Eduardo Marcondes de Salles; Rodrigo Capelato; Sudário Papa Filho; Taiguara de Freitas Langrafe; TakeshyTachizawa e Vitor Henrique Paro. The document analysis complements the bibliographical research by referring to data inserted in public policy documents and institutional character, enabling analyzes relevant to the investigations carried out. The aim of this study is to contribute to the expansion and diversification of the understanding of the management models of Private Higher Education Institution, in view of articulations of knowledge that allow professionals who work in these institutions to identify the breadth of complexity of management in the face of academic administrative biases
Palavras-chave: Universidades e faculdades - Administração
Universidades e faculdades particulares
Currículos
Universities and colleges - Management
Private universities and colleges
Education - Curricula
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::CURRICULO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da Instituição: PUC-SP
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Educação
metadata.dc.publisher.program: Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Currículo
Citação: Silva, Marcio Ambroziak da. Um modelo de gestão acadêmico administrativa em instituição de ensino superior privada: articulações e repercussões nas concepções curriculares. 2021. Dissertação (Mestrado em Educação: Currículo) - Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Currículo da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2021.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/24587
Data do documento: 25-Ago-2021
Aparece nas coleções:Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Currículo

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Marcio Ambroziak da Silva.pdf1,04 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.