REPOSITORIO PUCSP Teses e Dissertações dos Programas de Pós-Graduação da PUC-SP Programa de Estudos Pós-Graduados em Língua Portuguesa
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Tipo: Tese
Título: As paixões nas parábolas do evangelho de São Lucas: uma análise retórica
Autor(es): Ribeiro, Joelma Batista dos Santos
Primeiro Orientador: Ferreira, Luiz Antonio
Resumo: Esta tese insere-se na linha de pesquisa Texto e discurso nas modalidades oral e escrita e propõe-se a investigar, sob a abordagem teórico-metodológica da Retórica, as provas retóricas ethos, pathos e logos nas parábolas do evangelho de Lucas, a fim de verificar qual tem maior influência persuasiva no auditório constituído pelos leitores gentios do evangelho de Lucas do primeiro século da era cristã. Para tanto, parte-se da apresentação da ideia de parábola na Antiguidade, na Retórica Antiga grega com Aristóteles (2005) e na Retórica latina com Quintiliano (2015); depois discorre-se sobre a utilização da parábola na cultura religiosa hebraica para caracterizar seu emprego e concepções no Novo Testamento, especificamente, no evangelho de Lucas. Durante a apresentação do arcabouço teórico, com objetivo de exemplificar cada uma das provas retóricas, são realizadas breves incursões analíticas com as parábolas lucanas exclusivas desse evangelho e, com intuito de amalgamar toda a teoria e averiguar a hipótese de que, nesse discurso, são as provas patéticas que mobilizam o auditório à ação, são realizadas as análises retóricas das parábolas: “O filho perdido e o filho fiel: o filho pródigo” (Lc 15,11-32) e “O bom samaritano” (Lc 10,30-37). As análises confirmaram que as provas patéticas têm grande impacto no auditório e impelem-no à ação, uma vez que as emoções o impulsionam dentro de uma trajetória passional que faz mudar seu estado de espírito e, consequentemente, seu julgamento. No entanto, o pathos atua em conjunto com a afetividade estabelecida por meio do ethos e, também, se inscreve na materialidade linguística (logos) que reforça os aspectos emocionais, por meio da narrativa, das figuras, dos argumentos e dos raciocínios. Portanto, o discurso (logos) e o orador (ethos) se utilizam de aspectos emocionais (pathos) na empreitada de fazer o auditório crer para fazer fazer. Esta tese fundamenta-se nos pressupostos teóricos da Retórica, com Aristóteles (2005), Quintiliano (2015) e Cícero (1967); e na Nova Retórica de Perelman e Olbrechts-Tyteca (1996), Perelman (1993), Meyer (1993, 1994, 2000, 2007), além dos estudos de Ferreira (2010, 2012, 2019), Tringali (2014) e Figueiredo (2018, 2020). Utilizam-se, para contextualizar o corpus, informações dos estudos das áreas de teologia, tais como: Jeremias (1986), Bailey (1995), Moxnes (1995), Dodd (2010) e Snodgrass (2010)
Abstract: This thesis concentrates into the research line of “Texts and discourse in the oral and written modalities”. It proposes to investigate, under the theoretical-methodological approach to rhetoric, the rhetorical evidences of ethos, pathos and logos in the parables of the gospel of Luke. The goal is to verify which one of these rhetorical proofs has more persuasive influence to the present audience of the gentile in the 1 st Century of the Christian era. With this objective, the study starts from the idea of parables in ancient times, for the classical Greek Aristotelian Rhetoric (2005) and in the Latin Quintilian Rhetoric (2015). Following these, evidence is presented to demonstrate the role of parables in the religious Hebrew culture in order to understand its usage in the New Testament, more precisely, in the Gospel of Luke. In order to show the development of the theoretical framework, brief analytical presentations of some exclusive parables of this gospel are made to exemplify each one of the rhetorical proofs. To amalgamate all the theory and show the hypothesis that in these discourses the pathetic proofs lead the audience into action, a rhetorical analysis of “The Prodigal Son” (Lk 15,11-32) and “The Good Samaritan” (Lk 10, 30-37) are presented. The analysis process confirms that the pathetic proofs have great impact in the audience and moves to action, once the emotions are what drives the audience into a passionate trajectory that makes to change the state of spirit and, consequently, the judgement. However, the pathos instance works together with the affection stablished through the ethos instance and the linguistic materiality (logos), which to reinforce the emotional aspects with narrative, figure of speech, argument and reasoning. Concluding, the discourse (logos) and the orator (ethos) base themselves on emotional aspects (pathos) to provide the audience the likelihood to take action. This study is based on the rhetorical works from the classical period: Aristotle (2005), Quintilian (2015), and Cicero (1976); As well as on the New Rhetoric authors: Perelman and Olbrechts-Tyteca (1976), Perelman (1993), Meyer (1993, 1994, 2000, 2007). As well as the studies of Ferreira (2010, 2012, 2019), Tringali (2014) and Figueiredo (2018, 2020). To contextualize the parables, information from the theological area are used: Jeremias (1986), Bailey (1995), Dodd (2010) and Snodgrass (2010)
Palavras-chave: Retórica
Paixões
Persuasão
Rhetoric
Passions
Persuasion
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da Instituição: PUC-SP
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e Artes
metadata.dc.publisher.program: Programa de Estudos Pós-Graduados em Língua Portuguesa
Citação: Ribeiro, Joelma Batista dos Santos. As paixões nas parábolas do evangelho de São Lucas: uma análise retórica. 2021. Tese (Doutorado em Língua Portuguesa) - Programa de Estudos Pós-Graduados em Língua Portuguesa da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2021.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/24324
Data do documento: 24-Fev-2021
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