REPOSITORIO PUCSP Teses e Dissertações dos Programas de Pós-Graduação da PUC-SP Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Currículo
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/24305
Tipo: Dissertação
Título: A educação de alunos com altas habilidades e superdotação
Autor(es): Abe, Elenita Moura Meireles
Primeiro Orientador: Chizzotti, Antonio
Resumo: A presente pesquisa analisou a percepção dos professores na identificação e na inclusão de alunos com aptidões escolares específicas - altas habilidades e superdotação - na Escola Municipal Maria Eulália Vieira, no município de Três Lagoas, MS, e procurou identificar quais as medidas realizadas pelos docentes e demais órgãos educacionais para possibilitar a tais indivíduos o melhor aproveitamento de suas capacidades específicas. Foram apreciados os meios comumente utilizados para a identificação do potencial intelectual e cognitivo dos alunos no ambiente escolar e, concomitantemente, as políticas públicas que visam a inclusão dos discentes e o aprimoramento dos professores que compõem a equipe multidisciplinar envolvida na integração educacional destes. Tem-se, ainda, como escopo, a quantificação de alunos diagnosticados com altas habilidades e superdotados, atendidos pelo município e encaminhados para atendimento especializado. A pesquisa foi realizada por meio de um estudo de caso, através da aplicação de questionários e posterior entrevista com os professores da escola municipal Maria Eulália Vieira de Três Lagoas, MS, além da revisão bibliográfica, análises estatísticas e cartilhas educacionais de políticas públicas disponibilizadas pelo governo e aplicadas na inclusão
Abstract: This research analyzed the perception of teachers in the identification and inclusion of students with specific school skills - high skills and giftedness - at Municipal School Maria Eulália Vieira, in the municipality of Três Lagoas, MS, and sought to identify what measures were taken by teachers and other educational bodies to enable such individuals to make better use of their specific capabilities. The means commonly used to identify the intellectual and cognitive potential of students in the school environment and, concomitantly, public policies aimed at the inclusion of students and the improvement of teachers that make up the multidisciplinary team involved in their educational integration were appreciated. The scope is also the quantification of students diagnosed with high skills and gifted, served by the municipality and referred to specialized care. The research was carried out through a case study, through the application of questionnaires and subsequent interviews with the teachers of the municipal school Maria Eulália Vieira de Três Lagoas, MS, in addition to the bibliographic review, statistical analyzes and educational booklets of public policies provided by the government and applied in inclusion
Palavras-chave: Altas Habilidades
Superdotação
Inclusão
High Skills
Giftedness
Inclusion
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::CURRICULO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da Instituição: PUC-SP
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Educação
metadata.dc.publisher.program: Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Currículo
Citação: Abe, Elenita Moura Meireles. A educação de alunos com altas habilidades e superdotação. 2021. Dissertação (Mestrado em Educação: Currículo) - Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Currículo da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2021.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/24305
Data do documento: 9-Mar-2021
Aparece nas coleções:Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Currículo

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Elenita Moura Meireles Abe.pdf1,56 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.