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https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/24280
Tipo: | Dissertação |
Título: | Ironia e metáfora na crítica social em Teoria do medalhão, de Machado de Assis: um enfoque da linguística sistêmico-funcional |
Autor(es): | Cunha, Vivian Alencar Carvalho |
Primeiro Orientador: | Ikeda, Sumiko Nishitani |
Resumo: | A meta do enquadre irônico é a entrega de uma avaliação implícita e um convite ao leitor/audiência para compartilhar da perspectiva do ironizador, o que torna a ironia especialmente adequada para a tarefa de expressar a crítica. O objetivo desta dissertação de mestrado é a análise da ironia que perpassa os diálogos entre pai e filho, no conto Teoria do Medalhão, de Machado de Assis, para entender o modo como o autor constrói psicologicamente seus personagens e, assim, por meio deles, lançar um olhar crítico sobre os costumes, comportamentos e a sociedade de sua época. A obra toca em temáticas universais como: preconceito, hipocrisia, convenções sociais, ciúme, ganância, usura e aparência sobre a essência. Nesse contexto, à parte, o fato de que um texto reconstrói uma certa versão da realidade, os aspectos estruturais podem ser vistos como um transformador discreto de um estilo em outro, ao alimentar a construção de uma metáfora global, dominante. Essa metáfora penetrante e difusa assegura a compreensão do texto dentro de uma certa perspectiva ideológica, graças as expressões metafóricas, ou seja, a metonímia, que possibilita recuperar o conteúdo presente no frame do leitor. A pesquisa tem o apoio da Linguística SistêmicoFuncional (LSF) e da teoria da metáfora. A análise mostra que as escolhas lexicogramaticais do texto não correspondem à ideologia subjacente na macroestrutura do discurso, sendo, pelo contrário invertidas, graças ao papel da ironia. Esse conteúdo implícito é recuperado graças à metáfora que conduz a compreensão, apoiada nas expressões metafóricas - o frame proporcionado pela metonímia - que possibilita a relação entre o que é dito com o que sugere o contexto sociocognitivo |
Abstract: | The goal of the ironic framework is an implicit delivery assessment and an invitation to the reader / audience to share the ironist's perspective, which makes irony especially suitable for the task of expressing criticism. The objective of this master's dissertation is the analysis of irony that extends over the dialogues between father and son, in Machado de Assis's Teoria do Medalhão, to understand how the author psychologically constructs his characters and, thus, through them, to take a critical look at the customs, behaviors and society of its time. The work touches on universal themes such as: prejudice, hypocrisy, social conventions, jealousy, greed, usury and appearance over essence. In this context, apart from the fact that a text reconstructs a certain version of reality, structural aspects can be seen as a discreet transformer from one style to another, by feeding the creation of a global, dominant metaphor. This pervasive and diffuse metaphor ensures understanding of the text within a certain ideological perspective, thanks to metaphorical expressions, that is, metonymy, which makes it possible to recover the content present in the reader's frame. The research is based on Systemic-Functional Linguistics (LSF) and the theory of metaphor. The analysis shows that the lexico-grammatical choices of the text do not correspond to the underlying ideology in the macrostructure of the discourse, being, on the contrary, inverted, thanks to the role of irony. This implicit content is recovered thanks to the metaphor that leads to understanding, based on metaphorical expressions - the frame provided by metonymy - that enables the relationship between what is said and what the socio-cognitive context suggests |
Palavras-chave: | Teoria do Medalhão Crítica Social Ironia Teoria do Medalhão Social Criticism Irony |
CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA::LINGUISTICA APLICADA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Pontifícia Universidade Católica de São Paulo |
Sigla da Instituição: | PUC-SP |
metadata.dc.publisher.department: | Faculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e Artes |
metadata.dc.publisher.program: | Programa de Estudos Pós-Graduados em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem |
Citação: | Cunha, Vivian Alencar Carvalho. Ironia e metáfora na crítica social em Teoria do medalhão, de Machado de Assis: um enfoque da linguística sistêmico-funcional. 2021. Dissertação (Mestrado em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem) - Programa de Estudos Pós-Graduados em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2021. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/24280 |
Data do documento: | 10-Mai-2021 |
Aparece nas coleções: | Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem |
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