REPOSITORIO PUCSP Teses e Dissertações dos Programas de Pós-Graduação da PUC-SP Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Currículo
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/24263
Tipo: Tese
Título: Uma práxis docente humanizadora, com crianças, em um bairro educador da cidade de São Paulo
Autor(es): Barreto Neta, Lormina
Primeiro Orientador: Saul, Ana Maria
Resumo: A presente pesquisa propõe-se a responder à questão: Quais são as possibilidades e limites de uma práxis educacional humanizadora, com crianças, em uma escola pública que declara a intenção de trabalhar em uma perspectiva cidadã no contexto de um Bairro Educador? Como objetivo geral, buscou-se analisar o quefazer docente humanizador no contexto de uma experiência educacional comprometida com a vivência participativa das crianças; como objetivos específicos, foi identificada a concepção de infância presente nesse espaço educativo, bem como evidências de um quefazer docente humanizador na prática dos sujeitos da pesquisa e no Projeto Político Pedagógico da escola. Pretendeu-se, também, anunciar apontamentos para uma formação de professores condizente com o quefazer docente humanizador. Como fundamentos do estudo, tomou-se a perspectiva da Sociologia da Infância em que a criança é considerada sujeito de direito e produtora de cultura. Paulo Freire é a principal referência para compreender o papel do educador em contextos diversos de aprendizagem. Como enfoque metodológico, a investigação assumiu a abordagem qualitativa, que postula a compreensão como elemento fundamental para análise da realidade, diante das diversas interações humanas e sociais que se revelam pela interpretação que se faz dos fatos vivenciados. O contexto da pesquisa foi uma escola da rede municipal do município de São Paulo no contexto do “Bairro Educador” que integra a escola como espaço coletivo de participação na vida da comunidade. Os sujeitos da pesquisa foram professoras dos três primeiros anos do Ensino Fundamental, duas coordenadoras e a diretora da instituição escolar. A pesquisa desenvolveu-se por meio de estudo bibliográfico, análise de documentos e pesquisa do tipo estudo de caso e material empírico. Para coleta empírica, foram utilizados como procedimentos, a entrevista estruturada com as professoras, coordenadoras e a diretora da escola. O projeto político-pedagógico foi, também, objeto de exame. Espera-se que este trabalho possa contribuir para outras formas de fazer educação. A análise minuciosa dos achados da pesquisa concluiu que é possível uma educação humanizadora com crianças de 6 a 8 anos desde que se tenha como princípio a educação como possibilidade de transformar pessoas que possam transformar o mundo, ou seja próxima dos princípios freireanos sonhados para a educação pública popular. A Emef Presidente Campos Salles é o exemplo de que a busca coletiva pelo “ser mais” constrói sonhos possíveis
Abstract: This research seeks to answer the following question: What are the possibilities and limits of a humanizing educational praxis, with children, in a public school that declares the intention to work in a citizen perspective in the context of a Educating Neighborhood (Bairro Educador)? The general objective is to analyze what to teach as a humanizing teacher in the context of an educational experience committed to the participatory experience of children; as for as specific objectives, the conception of childhood present in this educational space will be identified, as well as evidence of a humanizing teaching in the practice of the research subjects and in the political pedagogical project of the school. It is also intended to announce notes for teacher training consistent with what makes humanizing teachers. The fundamentals of the study are based on the perspective of the Sociology of Childhood, in which the child is considered a subject of law and a producer of culture. Paulo Freire is the main reference to understand the role of the educator in different learning contexts. For the methodology, the investigation takes a qualitative approach, which postulates understanding as a fundamental element for analyzing reality, in view of the various human and social interactions that are revealed by the interpretation that is made of the experienced facts. The research is conducted in a public school in São Paulo, Brazil, that follows the model of “Bairro Educador”, which integrates the school as a collective space for participation in the life of the community. The subjects are teachers from the first three years of elementary school, two coordinators and the director of the school. The research is developed through bibliographic study and documents analysis. For the research type, it was chosen case study and empirical material. For empirical data collection, a structured interview was conducted with teachers, school coordinators and the school principal. The political-pedagogical project was also the object of examination. It is expected that this work can contribute to other forms of education. The detailed analysis of the research findings concludes that humanizing education is possible with children from 6 to 8 years old, if the education is based on the possibility of transforming people who can transform the world or is close to the Freirean concepts dreamed for public education. Emef Presidente Campos Salles is the example that the collective research for being more, makes dreams possible
Palavras-chave: Quefazer docente
Infâncias
Formação permanente
What to teach
Childhood
Ongoing formation
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::CURRICULO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da Instituição: PUC-SP
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Educação
metadata.dc.publisher.program: Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Currículo
Citação: Barreto Neta, Lormina. Uma práxis docente humanizadora, com crianças, em um bairro educador da cidade de São Paulo. 2021. Tese (Doutorado em Educação: Currículo) - Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Currículo da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2021.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/24263
Data do documento: 5-Jul-2021
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