REPOSITORIO PUCSP Teses e Dissertações dos Programas de Pós-Graduação da PUC-SP Programa de Estudos Pós-Graduados em Ciência da Religião
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Tipo: Tese
Título: Medicina e religião: a presença da religiosidade/espiritualidade na prática clínica
Autor(es): Corsi, Gina
Primeiro Orientador: Rosado Nunez, Maria José
Resumo: A pesquisa parte da hipótese que a religiosidade/espiritualidade do(a) médico(a) está presente na atuação clínica e pode ser um recurso importante para enfrentar desafios profissionais. Assim, o objetivo geral consiste em investigar como a religiosidade/espiritualidade se relaciona com a prática da clínica entre os médicos(as) brasileiros(as). Para atingir esse objetivo, o estudo foi orientado pelas seguintes questões investigativas: (a) A religiosidade do(a) médico(a) influencia na sua maneira de tratar seu paciente? (b) Pode o(a) médico(a) através do exercício da medicina vivenciar a sua religiosidade? (c) Os médicos acreditam que disciplinas com o tema relacionado à religião deveria fazer parte do currículo médico. ? Trata-se de um estudo transversal descritivo quali-quanti. O recrutamento ocorreu no formato online (google forms), tipo bola de neve, autogeradas por conveniência. A amostra contou 471 médicos(as) brasileiros(as); 304 mulheres e 164 homens, respondentes a um questionário que utilizou como base o Questionário SBRAME (Spirituality and Brazilian Medical Education) criado pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp). Os dados levantados foram cruzados e análisados estatísticamente e apresentados em forma de gráficos, tabelas e depoimentos. Para as variáveis qualitativas calculou-se frequências absolutas e relativas. Para se testar a homogeneidade entre as proporções foram utilizados o teste qui-quadrado e o teste exato de Fischer. O software utilizado para os cálculos foi o SPSS 17.0 for windows . O estudo conclui que a religiosidade do médico presente na prática clínica e é utilizada como força auxiliadora para tomadas de decisões, quanto para vencer dificuldades encontradas na prática médica. Muitos se interessam pela religiosidade do(a) paciente, mas não abordam este tema por questões éticas. Se a educação médica incluísse temas relacionados a religião e a saúde na graduação poderia colaborar para que este assunto deixasse de ser tabu entre os estudantes e os profissionais de medicina trazendo ganhos humanitários à profissão
Abstract: The research starts from the hypothesis that the doctor's religiosity is present in clinical practice and it can be an important resource to face professional challenges. Thus, the general objective of the research is to investigate how religiosity is related to clinical practice among Brazilian doctors. To achieve this goal, the study was guided by the following investigative questions: (a) Does the doctor's religiosity influence the way he or she treats his patient? (b) Can the doctor, through the practice of medicine, experience his or her religiosity? (c) Do doctors believe that subjects related to religion should be part of the medical curriculum? This is a qualitative and quantitative descriptive cross-sectional study. Recruitment took place in the online format (google forms), like snowball, self-generated for convenience The sample included 471 Brazilian doctors; 304 women and 164 men, responding to the SBRAME Questionnaire (Spirituality and Brazilian Medical Education) created by the Federal University of São Paulo (Unifesp). The treatment ensued with the crossing of the data with statistical analysis. For qualitative variables, absolute and relative frequencies were calculated. To test the homogeneity between the proportions, the chi-square test and the Fisher's exact test were used. The software used for the calculations was SPSS 17.0 for Windows. All variables were analyzed descriptively with an exploratory character. The study concludes that doctor’s religisioty is alive and present in clinical practice, used as an auxiliary force for decision making and to face difficulties found in medical practice. Many are interested in the religiosity of the patient but do not approach this subject for ethical issues. If medical education includes topics related to health and spirituality in the undergraduate courses, it will ensure that this issue is no longer taboo between students and medical professionals, bringing humanitarian benefits to the profession
Palavras-chave: Medicina - Aspectos religiosos
Religiosidade

Medicine - Religious aspects
Religiousness
Faith
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::SOCIOLOGIA::OUTRAS SOCIOLOGIAS ESPECIFICAS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da Instituição: PUC-SP
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Ciências Sociais
metadata.dc.publisher.program: Programa de Estudos Pós-Graduados em Ciência da Religião
Citação: Corsi, Gina. Medicina e religião: a presença da religiosidade/espiritualidade na prática clínica. 2021. Tese (Doutorado em Ciência da Religião) - Programa de Estudos Pós-Graduados em Ciência da Religião da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2021.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/24222
Data do documento: 11-Jun-2021
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