REPOSITORIO PUCSP Teses e Dissertações dos Programas de Pós-Graduação da PUC-SP Programa de Pós-Graduação em Serviço Social
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/24205
Tipo: Dissertação
Título: Habilidades socioemocionais como ferramenta para o trabalho social: avaliação de uma metodologia de capacitação para profissionais do Sistema Único de Assistência Social
Título(s) alternativo(s): Socioemotional skills as a tool for social work: evaluation of a training methodology for professionals in the Unified Social Assistance System
Autor(es): Camara, Marcela de Silva e Sá Bittencourt
Primeiro Orientador: Spink, Mary Jane Paris
Resumo: Nesta dissertação pretendo desenvolver a avaliação qualitativa de uma metodologia de capacitação para profissionais do Sistema Único de Assistência Social (SUAS). O Projeto da Casa das Caldeiras parte do conceito de habilidades socioemocionais para a criação de espaços de convivência que favorecem o exercício e o reconhecimento dessas habilidades. Como parte do guarda chuva da Associação Cultural Casa das Caldeiras (ACCC), o Projeto tem forte influência de processos culturais e criativos, e reponsabilidade com a preservação de memórias, com o território e com a promoção de encontros. Por meio do financiamento do CONDECA2015, o Projeto da Casa das Caldeiras começou uma aproximação com a assistência social e, como resposta às demandas trazidas pelos parceiros dessa área, desenvolveu a Capacitação Imersiva para Profissionais do SUAS. Adoto a postura construcionista e uma abordagem teórico-metodológica que tem por foco as práticas discursivas cotidianas, desenvolvida no Núcleo de Práticas Discursivas no Cotidiano: Direitos, Riscos e Saúde (NUPRAD/PUC-SP). Por meio da análise de uma roda de conversa com participantes de uma das Capacitações Imersivas, busco investigar a relação que os profissionais do SUAS estabelecem, ou não, entre a prática de trabalho e o conteúdo apresentado pelo Projeto da Casa das Caldeiras. Para tanto, utilizo como método de análise das informações a construção de mapas dialógicos. Os mapas proporcionam o esclarecimento dos processos de conversação, assim, é possível situar o caminho feito pelo pesquisador para chegar às interpretações apresentadas e garantir o rigor da pesquisa. Recorri, ainda, a concepção de avaliação democrática para embasar a escolha do método e a análise das informações. Discuti as bases conceituais do Projeto da Casa das Caldeiras, definindo habilidades socioemocionais, as diferenciando dos Big Five, e introduzindo os “Elementos” - aspectos que estruturam a metodologia do Projeto. Foi feita uma breve apresentação do SUAS, passando por sua constituição como política pública, pela luta contra o assistencialismo e à normalização, e pela importância da formação no âmbito da assistência social, buscando aproximações com a Capacitação Imersiva. Descrevi a história e as características da Capacitação, para, então, trazer na análise a voz de profissionais que participaram do encontro. Foram analisadas cinco categorias discursivas: ambiente, equipe de trabalho, prática profissional, Política Socioassistencial e avaliação da Capacitação Imersiva. A análise discursiva sustentou a avaliação da Capacitação em três níveis: quanto à experiência da Capacitação em si; quanto à apropriação dos “Elementos” e quanto à possíveis paralelos entre os “Elementos” e a prática profissional. A avaliação sugere que os participantes da Capacitação Imersiva do Projeto da Casa das Caldeiras puderam estabelecer paralelos entre os “Elementos” e a prática profissional, potencializando o trabalho social com famílias
Abstract: In this dissertation, I have elaborated a qualitative evaluation of a training methodology for members staff of the Unified System of Social Assistance (Sistema Único de Assistência Social; SUAS). The Casa das Caldeiras Project its concept is based on Social-Emotional skills to create the best environment to connect people, as a result, facilitate the practice, implementation, and development of those abilities. As an arm of Associação Cultural Casa das Caldeiras (ACCC) the project has a major influence over the cultural creative process and responsibilities to keep preserved the memories, with the territory and organize meetings. Through CONDECA's [2015] funding program, the Casa das Caldeiras Project, has neared to Social Assistance and as the answer to their requirements and their questions, consequently, was created the Immersive Training Course for Unified System of Social Assistance (Capacitação Imersiva para Profissionais do SUAS). I’ve adopted a constructionist understanding and an approach about a theoretical-methodology with focusing the discursive practices of daily life created and elaborated at the Nucleus of Studies in Discursive Practice's (Núcleo de Práticas Discursivas no Cotidiano: Direitos, Riscos e Saúde - NUPRAD/PUC-SP).Through a review of the discussion circle within the attendees during the Immersive Training Course, I have investigated the relation, of SUAS member's staff whether or not had settled between professional practices and the content presented from the Casa das Caldeiras Project. Meantime, I’ve implemented as an analysis method of information, the dialogues charts. The charts present the enlightenment of dialogue procedures, subsequently, the possibilities to identify the direction that the researcher chosen to have the conclusions presented and guarantee the research accuracy. Was used the democratic evaluation conception to base about methods choice and the analysis of information. I have debated the conceptual structure of Casa das Caldeiras Project, specifying the Socio-Emotional skills and the differentiating from Big Five theory also introducing “the Elements” features that compose and structure the Project’s methodology. I have done an SUAS brief presentation from your formation as public policy, the fighting against welfare programs unto the normalization, the importance of graduation in Social Assistance, willing improvements with an Immersive Training Course. I have described the history and characteristics of the Immersive Training Course, afterwards, I have presented within the analysis, the voice of members staff who’s had participated in the encounter. Were analyzed five discursive categories: environment, members staff, professional practices, socioaid policy and the evaluation of the Immersive Training Course. The discursive analysis had supported the assessment of the Immersive Training Course in three stages: The Immersive Training Course’ experience, the acquirement of the “Elements” and probably parallels between the “Elements” and labor practices. The evaluation suggests that the Immersive Training Course of the Casas das Caldeiras Project attendees were able to establish the parallels between the “Elements” and the labor practice enhancing the social work with the Families
Palavras-chave: Habilidades socioemocionais
Assistência social
Política pública
Socio-emotional skills
Charities
Public policy
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::SERVICO SOCIAL
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da Instituição: PUC-SP
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Ciências Sociais
metadata.dc.publisher.program: Programa de Estudos Pós-Graduados em Serviço Social
Citação: Camara, Marcela de Silva e Sá Bittencourt. Habilidades socioemocionais como ferramenta para o trabalho social: avaliação de uma metodologia de capacitação para profissionais do Sistema Único de Assistência Social. 2020. Dissertação (Mestrado em Serviço Social) - Programa de Estudos Pós-Graduados em Serviço Social da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2020.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/24205
Data do documento: 13-Abr-2020
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