REPOSITORIO PUCSP Teses e Dissertações dos Programas de Pós-Graduação da PUC-SP Programa de Pós-Graduação em Serviço Social
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dc.creatorOliveira, Flávia Bastos de-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9122279393502420pt_BR
dc.contributor.advisor1Wanderley, Mariangela Belfiore-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1607135223976666pt_BR
dc.date.accessioned2021-12-09T20:25:41Z-
dc.date.available2021-12-09T20:25:41Z-
dc.date.issued2020-06-16-
dc.identifier.citationOliveira, Flávia Bastos de. A educação permanente em serviços nos espaços sócio-ocupacionais do assistente social. 2020. Dissertação (Mestrado em Serviço Social) - Programa de Estudos Pós-Graduados em Serviço Social da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/24196-
dc.description.resumoO presente estudo apresenta uma perspectiva de análise dos contextos da educação permanente nos espaços sócio-ocupacionais do assistente social, relacionados ao projeto ético político profissional. Ele buscou observar e considerar os processos de formação realizados com assistentes sociais, sob o olhar da gestão, em duas instituições: O Núcleo de Apoio Psicossocial do Tribunal de Justiça do estado de São Paulo, e o Conselho Regional de Serviço Social – CRESS/SP 9ª Região. Os capítulos apresentam o processo de construção da educação permanente pela ciência da educação até chegar aos significados da educação permanente na atualidade, ilustrando a historicidade do fenômeno em relação às políticas sociais públicas brasileiras, onde a educação é a precursora de sua operacionalização, seguida pela regulamentação na saúde e mais recentemente, na política nacional de assistência social. Abordamos as condições do mundo do trabalho, sob a perspectiva dos contextos vividos pelo assistente social, recuperando o processo histórico de sua profissionalização, determinada pelas relações nessa sociedade capitalista. No último capítulo, examinamos os resultados obtidos com a pesquisa, buscando a efetiva realização e as condições da operacionalização da educação permanente, sob os parâmetros conceituais consultados na pesquisa bibliográfica aqui referida. Apontamos, finalmente, certo distanciamento do conceito dado pela educação permanente enquanto metodologia de ensino-aprendizagem crítica e ativa, frente aos modelos executados pelas instituições pesquisadas, assim como a pouca relação dos conhecimentos utilizados pelos entrevistados, acerca do conceito da educação permanente aludido nesse estudopt_BR
dc.description.abstractThis study presents a perspective of analysis of the contexts of permanent education in the socio-occupational spaces of the social worker, related to the professional political ethical project. It sought to observe and consider the training processes carried out with social workers, from the perspective of management, in two institutions: “O Núcleo de Apoio Psicossocial do Tribunal de Justiça do estado São Paulo”, and the “Conselho Regional de Serviço Social – CRESS/SP 9ª Região”. The chapters present the process of building permanent education through the science of education until it reaches the meanings of permanent education today. Illustrates its historicity in relation to Brazilian public social policies, where education is the precursor to its operationalization, followed by health regulations and more recently, the national social assistance policy. Addresses the conditions of the work environment, from the perspective of the contexts experienced by the social worker and, recovering the historical process of its professionalization, determined by the relations in this capitalist society. In the last chapter, we examined the results obtained with this research, seeking the effective fruition and the conditions for the operationalization of permanent education, under the conceptual parameters consulted in the bibliographic research mentioned here. Finally, we point out a certain distance from the concept given by permanent education as a critical and active teaching-learning methodology in comparison to the models implemented by the researched institutions. As well as, weak relation of the knowledge used by the interviewees, about the concept of permanent education mentioned in this studyen_US
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – CAPESpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherPontifícia Universidade Católica de São Paulopt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Ciências Sociaispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsPUC-SPpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Estudos Pós-Graduados em Serviço Socialpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducação permanentept_BR
dc.subjectServiço socialpt_BR
dc.subjectAssistentes sociaispt_BR
dc.subjectContinuing educationen_US
dc.subjectSocial worken_US
dc.subjectSocial workersen_US
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::SERVICO SOCIALpt_BR
dc.titleA educação permanente em serviços nos espaços sócio-ocupacionais do assistente socialpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
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