Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/24190
Tipo: | Tese |
Título: | Currículo em ciências contábeis: estratégias de aprendizagem para os tempos contemporâneos |
Autor(es): | Rodrigues, Luciana Gavazzi Barragan |
Primeiro Orientador: | Masetto, Marcos Tarciso |
Resumo: | No cenário do Século XXI, as discussões sobre o futuro do profissional da Área de Ciências Contábeis tornaram-se frequentes em Congressos Nacionais e Internacionais. Decorrentes destes debates, construíram-se Projetos Curriculares inovadores que atendessem à formação de tais profissionais. As possibilidades destes currículos cumprirem seus objetivos dependem de mudanças em todos seus componentes curriculares, desde a definição de sua intencionalidade (objetivos de formação) até a ressignificação do processo de avaliação, passando pela mudança de atitudes do professor e do aluno e implementação de metodologias participativas. Nesta pesquisa, destaca-se um desses componentes curriculares – Estratégias de Aprendizagemintegradas ao projeto curricular, para investigar que mudanças elas exigiriam e como implementá-las para que contribuam para a formação do profissional de Ciências Contábeis. O problema de pesquisa: Que estratégias1 podem ser aplicadas em um curso de graduação em Ciências Contábeis visando o desenvolvimento de profissionais competentes e cidadãos para sociedade contemporânea? Trata-se de uma pesquisa de cunho teórico, numa abordagem qualitativa, através da qual pretende-se compreender e aprofundar, em bibliografia especializada, o pensamento e o significado que os autores apresentam sobre Estratégias de Aprendizagem integradas a um currículo e o significado que eles dão a esse componente curricular, bem como às pistas básicas para sua implementação. Os resultados obtidos apontam para uma nova compreensão de Estratégias e sugestões significativas para se desenvolverem currículos inovadores em Ciências Contábeis |
Abstract: | Considering the scene during the XXI Century, the discussion about the future of the Accounting Science professional has become usual upon Nacional and International Congresses. As a result of these debates, it was built some innovative Curricular Projects to cater to the formation of the said professionals. The possibilities of these curricula fulfill their goals depend on the change upon each of their curricular components, from the definition of their intention (formation goal) to the remaining of the evaluation process, going through the change of the teacher’s and the student’s attitudes and the implementation of participative methodologies. On this research, it is detached one of these curricular components – Learning Techniques - integrated to the Project, in order to investigate which changes it demands and how to implement them to contribute to the formation of the Accounting Science professional. Our searching issue: What strategies2 can be applied in a graduation Accounting Science course aiming the development of competent professionals and citizens to the contemporaneous society? It’s about a theorical cleat, in a qualitatively approach, through where it’s intended to comprehend and deepen, in an specialized literature, the thought and the meaning that the authors show about the Learning Strategies integrated to a curriculum and the meaning that they give to this curricular component, likewise to the basic clues to the implementation. The obtained results point towards a new comprehension of the Strategies and meaningful suggestions to develop innovative curricula in Accounting Science |
Palavras-chave: | Contabilidade - Estudo e ensino Ciências Contábeis - Currículo Contadores Estratégias de aprendizagem Accounting - Study and teaching Accounting Science - Curriculum Accountants Learning strategies |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::CURRICULO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Pontifícia Universidade Católica de São Paulo |
Sigla da Instituição: | PUC-SP |
metadata.dc.publisher.department: | Faculdade de Educação |
metadata.dc.publisher.program: | Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Currículo |
Citação: | Rodrigues, Luciana Gavazzi Barragan. Currículo em ciências contábeis: estratégias de aprendizagem para os tempos contemporâneos. 2021. Tese (Doutorado em Educação: Currículo) - Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Currículo da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2021. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/24190 |
Data do documento: | 14-Abr-2021 |
Aparece nas coleções: | Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Currículo |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Luciana Gavassi Barragan Rodrigues.pdf | 1,68 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.