REPOSITORIO PUCSP Teses e Dissertações dos Programas de Pós-Graduação da PUC-SP Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Currículo
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/24190
Tipo: Tese
Título: Currículo em ciências contábeis: estratégias de aprendizagem para os tempos contemporâneos
Autor(es): Rodrigues, Luciana Gavazzi Barragan
Primeiro Orientador: Masetto, Marcos Tarciso
Resumo: No cenário do Século XXI, as discussões sobre o futuro do profissional da Área de Ciências Contábeis tornaram-se frequentes em Congressos Nacionais e Internacionais. Decorrentes destes debates, construíram-se Projetos Curriculares inovadores que atendessem à formação de tais profissionais. As possibilidades destes currículos cumprirem seus objetivos dependem de mudanças em todos seus componentes curriculares, desde a definição de sua intencionalidade (objetivos de formação) até a ressignificação do processo de avaliação, passando pela mudança de atitudes do professor e do aluno e implementação de metodologias participativas. Nesta pesquisa, destaca-se um desses componentes curriculares – Estratégias de Aprendizagemintegradas ao projeto curricular, para investigar que mudanças elas exigiriam e como implementá-las para que contribuam para a formação do profissional de Ciências Contábeis. O problema de pesquisa: Que estratégias1 podem ser aplicadas em um curso de graduação em Ciências Contábeis visando o desenvolvimento de profissionais competentes e cidadãos para sociedade contemporânea? Trata-se de uma pesquisa de cunho teórico, numa abordagem qualitativa, através da qual pretende-se compreender e aprofundar, em bibliografia especializada, o pensamento e o significado que os autores apresentam sobre Estratégias de Aprendizagem integradas a um currículo e o significado que eles dão a esse componente curricular, bem como às pistas básicas para sua implementação. Os resultados obtidos apontam para uma nova compreensão de Estratégias e sugestões significativas para se desenvolverem currículos inovadores em Ciências Contábeis
Abstract: Considering the scene during the XXI Century, the discussion about the future of the Accounting Science professional has become usual upon Nacional and International Congresses. As a result of these debates, it was built some innovative Curricular Projects to cater to the formation of the said professionals. The possibilities of these curricula fulfill their goals depend on the change upon each of their curricular components, from the definition of their intention (formation goal) to the remaining of the evaluation process, going through the change of the teacher’s and the student’s attitudes and the implementation of participative methodologies. On this research, it is detached one of these curricular components – Learning Techniques - integrated to the Project, in order to investigate which changes it demands and how to implement them to contribute to the formation of the Accounting Science professional. Our searching issue: What strategies2 can be applied in a graduation Accounting Science course aiming the development of competent professionals and citizens to the contemporaneous society? It’s about a theorical cleat, in a qualitatively approach, through where it’s intended to comprehend and deepen, in an specialized literature, the thought and the meaning that the authors show about the Learning Strategies integrated to a curriculum and the meaning that they give to this curricular component, likewise to the basic clues to the implementation. The obtained results point towards a new comprehension of the Strategies and meaningful suggestions to develop innovative curricula in Accounting Science
Palavras-chave: Contabilidade - Estudo e ensino
Ciências Contábeis - Currículo
Contadores
Estratégias de aprendizagem
Accounting - Study and teaching
Accounting Science - Curriculum
Accountants
Learning strategies
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::CURRICULO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da Instituição: PUC-SP
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Educação
metadata.dc.publisher.program: Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Currículo
Citação: Rodrigues, Luciana Gavazzi Barragan. Currículo em ciências contábeis: estratégias de aprendizagem para os tempos contemporâneos. 2021. Tese (Doutorado em Educação: Currículo) - Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Currículo da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2021.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/24190
Data do documento: 14-Abr-2021
Aparece nas coleções:Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Currículo

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Luciana Gavassi Barragan Rodrigues.pdf1,68 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.