REPOSITORIO PUCSP Teses e Dissertações dos Programas de Pós-Graduação da PUC-SP Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Currículo
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/24052
Tipo: Dissertação
Título: Prática de lutas na educação física escolar: concepção curricular e a voz de alunos do Ensino Fundamental I
Título(s) alternativo(s): The practice of fights In school physical education: curriculum design and the students voice from Elementary School I
Autor(es): Meneses, Renan de
Primeiro Orientador: Silveira, Nadia Dumara Ruiz
Resumo: Esta dissertação tem como objetivo analisar a concepção de currículo e de prática de lutas na disciplina Educação Física, segundo as políticas educacionais e a voz de alunos do 5º ano do Ensino Fundamental I (EFI), de uma escola pública da rede municipal de ensino da cidade de São Paulo. O estudo justifica-se diante de sua contextualização da realidade existente de que os professores de Educação Física encontram dificuldades para tematizar a concepção de lutas no âmbito escolar como estratégia que integra o sentido de diversidade curricular, assim como considerando a falta de conhecimento, insegurança e preocupação com a questão da violência. A pesquisa se caracteriza pela abordagem qualitativa, utilizando como procedimento metodológico a pesquisa bibliográfica, análise de documentos e pesquisa de campo, com utilização da técnica do grupo focal. Esta técnica envolveu a participação de cinco alunos do Ensino Fundamental I, tendo em vista investigar o significado da prática de lutas expressas nos depoimentos. O referencial teórico reporta-se a concepções sobre prática de lutas encontrada em documentos como: Parâmetros Curriculares Nacionais, Base Nacional Comum Curricular e Currículo da Cidade, além de autores que dialogam com os conceitos desenvolvidos como Currículo, Educação Física Escolar e Lutas. Destacam-se as produções de: Apple (1989); Saviani (2013); Gimeno Sacristán (2013); Saul e Saul (2018); Freire (2017); Rufino e Darido (2015); Nunes e Medeiros (2017); Gomes (2010, 2014); Campos (2014); Avelar-Rosa e Figueiredo (2009, 2015); entre outros. A finalização dessa pesquisa permite identificar as contribuições dos alunos ao refletir sobre as concepções de lutas, destacando-se: a concepção de que a Educação Física Escolar ainda carece de práticas diversificadas; há intenções de que o docente se desafie e permita que a voz discente seja escutada, criando assim, aulas que possam fazer a diferença na construção do sentido social da educação
Abstract: This dissertation has the purpose analyze the curriculum design and the practice of fights in the discipline of physical education, according to the education policies and the students opinion from 5° year of Elementary School I (ESI) from a public municipal school of São Paulo. The study justify itself before your contextualization of actual excitation of the teacher of physical education of finding the broaching of the conception of fights I’m school environment like a strategy that integrate the meaning of the diversity of the curriculum, just as the consideration of the lack of knowledge, insecurity and the concern about the violence point. The research characterized from qualitative approach, using methodological procedure bibliographic research, analyze of documents and field research, with utilization by the focus group technique. This one involved five students from Elementary School I, having in mind the meaning of practicing the fights expressed in the statements. The theoretical background refer to conception about practice of fights finded in documents like: The National Curricular Parameters, National Commom Curricular Base and Curriculum of the city, physical education at school and fights. Stand out the production of: Apple (1989); Saviani (2013); Gimeno Sacristán (2013); Saul e Saul (2018); Freire (2017); Rufino e Darido (2015); Nunes e Medeiros (2017); Gomes (2010, 2014); Campos (2014); Avelar-Rosa e Figueiredo (2009, 2015); and others. The finalization of this research allow to identify the contribution about the reflection of the student about the conception of fights. Stands out: the conception that the Physical Education at School still lacks of diversified practice; there’s intention that the teacher challenge himself and allow that student voice be listened, making this, classes then can make difference about the construction in the point of social education
Palavras-chave: Currículos - Mudança
Educação física para crianças
Educação física (Ensino fundamental)
Curriculum change
Physical education for children
Physical education (Elementary school)
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::CURRICULO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da Instituição: PUC-SP
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Educação
metadata.dc.publisher.program: Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Currículo
Citação: Meneses, Renan de. Prática de lutas na educação física escolar: concepção curricular e a voz de alunos do Ensino Fundamental I. 2020. Dissertação (Mestrado em Educação: Currículo) - Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Currículo da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2020.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/24052
Data do documento: 12-Mar-2020
Aparece nas coleções:Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Currículo

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Renan De Meneses.pdf1,31 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.