Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/23984
Tipo: | Dissertação |
Título: | A formação de alunos autores em projeto integrado e o uso de TDIC: uma análise de prática com alunos de 8º ano |
Título(s) alternativo(s): | The training of author students in an integrated project and the use of TDIC: a practice analysis with 8th-grade students |
Autor(es): | Galhardo, Adelliane de Latorre |
Primeiro Orientador: | Silva, Maria da Graça Moreira da |
Resumo: | Esta pesquisa insere-se na linha de pesquisa Novas Tecnologias na Educação, do programa de pós-graduação em Educação: Currículo da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. O estudo tem por objetivo identificar a presença da autoria do aluno, durante sua atuação, no desenvolvimento de projeto integrado proposto por uma instituição particular de ensino da cidade de São Paulo. A investigação, realizada na mesma instituição de ensino, apresenta o relato da professora-pesquisadora em relação à experiência dos alunos, desenvolvendo o projeto e os resultados do questionário elaborado pela pesquisadora. Partiu-se da questão: O trabalho por “projetos integrados”, implantado no currículo da escola, contribui para o desenvolvimento da autoria dos alunos? Para refletir sobre o tema, adotou-se um referencial teórico voltado para as pesquisas sobre currículo, autoria, trabalho por projeto e TDIC sob uma perspectiva crítica, sendo os principais interlocutores Freire (1985 e 2014), Bacich e Moran (2018), Silva e Silva (2013), Papert (1986) entre outros. A metodologia adotada foi a qualitativa (participativa) e a coleta de dados se deu por meio da aplicação de questionário aos alunos e a narrativa do desenvolvimento do projeto. A análise dos dados apontou indícios de autoria em distintos momentos do desenvolvimento do projeto: desde sua apresentação, em que foram abertos canais de escuta entre aluno e professor, no desenvolvimento das etapas do projeto, que oportunizaram espaços aos estudantes para manifestarem suas opiniões, trocarem informações com os colegas e com o professor, fazer escolhas e tomar decisões que contribuíram para a conclusão do projeto. Concluiu-se, dessa forma, que a vivência de um projeto integrado nos moldes do realizado pode contribuir com a autoria dos alunos e, também, com a mediação pedagógica do professor |
Abstract: | This research should be seen in the research pipeline New Technologies in Education, of a graduate program in Education: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo Curriculum. The study aims to identify the presence of the student authorship, during its performance in the integrated project development proposed by a private education institution of São Paulo. The research, conducted in the same institution, presents the researcher and teacher’s case about the student's experience developing the project and the survey results prepared by the researcher. We started it with the question: Does the work of integrated projects implemented in the school curriculum help the student's authorship development? Thinking about the theme, it was adopted a theoretical framework directed to the researches about the curriculum, authorship, working with a project and TDIC about a critical perspective. The main interlocutors among others are Freire (1985, 2014), Bacich; Moran (2018), Silva; Silva (2013), and Papert (1986). It was adopted the qualitative methodology (participative) and the data collection was made by a questionnaire and a narrative of the project development. The analysis of data showed evidence of authorship in distinct moments of the project development: starting in its presentation, where hearing channels were opened between the student and the teacher, in the development of the project stages, which enabled the students to express their opinions, change pieces of information with their classmates and teacher, make choices and take decisions that contributed to the project completion. Thus, one may conclude that the experience of an integrated project in the manner that was made can contribute to the student's authorship and, also, to the teacher's pedagogical mediation |
Palavras-chave: | Currículo Autoria Trabalho por projeto TDIC Curriculum Authorship Work of Project |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::CURRICULO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Pontifícia Universidade Católica de São Paulo |
Sigla da Instituição: | PUC-SP |
metadata.dc.publisher.department: | Faculdade de Educação |
metadata.dc.publisher.program: | Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Currículo |
Citação: | Galhardo, Adelliane de Latorre. A formação de alunos autores em projeto integrado e o uso de TDIC: uma análise de prática com alunos de 8º ano. 2020. Dissertação (Mestrado em Educação: Currículo) - Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Currículo da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2020. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/23984 |
Data do documento: | 30-Abr-2020 |
Aparece nas coleções: | Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Currículo |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Adelliane de Latorre Galhardo.pdf | 2,71 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.