REPOSITORIO PUCSP Teses e Dissertações dos Programas de Pós-Graduação da PUC-SP Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Currículo
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/23932
Tipo: Dissertação
Título: Ação do coordenador pedagógico na formação permanente de professores: referenciais freireanos
Autor(es): Souza, Marilda Martins Pereira de
Primeiro Orientador: Saul, Ana Maria
Resumo: Esta pesquisa analisa o papel do Coordenador Pedagógico em escolas particulares, tendo em vista a formação permanente de professores. O estudo realizado, com base no referencial de Paulo Freire, possibilitou demonstrar que a pedagogia freireana, na qual se destacam as categorias diálogo, leitura da realidade, reflexão crítica sobre a prática, autonomia e transformação, permite propor práticas coletivas e libertadoras, seja nas ações de formação de professores, como nas demais atividades do coordenador pedagógico, na escola. A metodologia do trabalho consistiu na aplicação de um questionário com perguntas abertas para os coordenadores das escolas selecionadas. A análise dos dados foi realizada de acordo com as categorias do pensamento freireano, anteriormente mencionadas. Os resultados da pesquisa reafirmam que o papel do Coordenador Pedagógico é prioritariamente a formação permanente do corpo docente, ao mesmotempo em que ele atua como um articulador de múltiplas ações escolares. Mostrou-se importante destacar a relação de confiança a ser estabelecida entre o Coordenador Pedagógico e o corpo docente, buscando sempre a valorização da equipe envolvida e a necessidade de estar atento às condições para que os desafios que se apresentam no dia a dia possam ser superados
Abstract: This research analyzes the role of the Pedagogical Coordinator in private schools, considering the permanent training of teachers. The study carried out, based on Paulo Freire's referential, made it possible to demonstrate that the Freirean pedagogy, in which the categories dialogue, reading of reality, critical reflection on practice, autonomy and transformation stand out, allows to propose collective and liberating practices, whether in the teacher training actions, as in other activities of the pedagogical coordinator at school. The work methodology consisted of applying a questionnaire with open questions to the coordinators of the selected schools. Data analysis was performed according to the aforementioned categories of Freirean thought. The research results reaffirm that the role of the Pedagogical Coordinator is primarily the ongoing training of the faculty, at the same time that he acts as an articulator of multiple school actions. It was important to highlight the relationship of trust to be established between the Pedagogical Coordinator and the faculty, always seeking to value the team involved and the need to be aware of the conditions so that the challenges that present themselves in daily life can be overcome
Palavras-chave: Coordenadores educacionais
Professores - Educação (Educação permanente)
Freire, Paulo [1921-1997] - CrÍtica e interpretação
Educational coordinators
Teachers - Education (Continuing education)
Freire, Paulo [1921-1997] - Criticism and interpretation
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::CURRICULO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da Instituição: PUC-SP
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Educação
metadata.dc.publisher.program: Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Currículo
Citação: Souza, Marilda Martins Pereira de. Ação do coordenador pedagógico na formação permanente de professores: referenciais freireanos. 2021. Dissertação (Mestrado em Educação: Currículo) - Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Currículo da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2021.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/23932
Data do documento: 11-Out-2021
Aparece nas coleções:Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Currículo

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Marilda Martins Pereira de Souza.pdf894,93 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
Marilda Martins Pereira de Souza - Errata.pdfErrata183,15 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.